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Psicologia social na escola: relato de uma experiência

Este artigo relata uma experiência de atuação psicológica numa escola particular do município do Rio de Janeiro, ao longo de quatro anos letivos, em que a Psicologia Social foi utilizada como referencial teórico básico. Tem por objetivo discutir as transformações suscitadas naquele ambiente, partindo dos valores, das condições, vontades e projetos dos sujeitos ali presentes, bem como da análise do campo de forças estabelecido.

A oralidade no universo escolar: o gênero seminário em foco

Consoante Nascimento et al (2010), a oralidade consiste em uma ferramenta linguística de sustancial importância tanto no âmbito escolar quanto nas práticas corriqueiras do dia a dia. Em face disso, o trabalho com essa competência linguística é essencial para a escolarização do Português. Contudo, a abordagem desse conteúdo requer uma gama de estratégias de sistematização, conscientização e reflexão (NASCIMENTO et al, 2010). Em outras palavras: o trabalho com a oralidade é algo que exige preparação sistemática atrelada aos propósitos que o docente visa a atingir face a seus alunos. Mas nem sempre tal postura se fez presente na prática pedagógica do ensino de Língua Portuguesa.

O Leibniz de Deleuze – o filósofo do grito

Em 1980, 1986 e 1987, Deleuze ministrou uma série de aulas na Universidade de Vincennes sobre a filosofia de Leibniz, considerado por ele o “primeiro grande filósofo alemão”. Estas seriam as últimas aulas públicas de Deleuze e deram origem ao livro El Leibniz de Deleuze: Exasperación de la filosofia. A primeira delas data de 15 de abril de 1980; trata-se de uma introdução ao fantástico mundo de Leibniz, que, interpretado por Deleuze, torna-se mais fantástico ainda.

As narrativas literárias na Educação Infantil: com literatura e imaginação podemos mudar o Brasil
Educação Infantil e Formação de Professores

A presente pesquisa apresenta, por meio de levantamento bibliográfico, as contribuições das contações de histórias emanadas nos livros literários na socialização dos saberes do contexto escolarizado direcionado à primeira infância, considerando as especificidades que permeiam o grupo. Abramovich (1991), Zilberman (1994), Coelho (1999), dentre outros aportes teóricos, forneceram apontamentos e análises sobre esse fazer pedagógico e seus desdobramentos sociais, cognitivos e linguísticos. Entretanto, para que esse processo se efetive de modo exitoso, o infante, como indicado nas Orientações Curriculares para a Educação Infantil da Rede Municipal de Maceió (2015) e demais documentos legais vigentes, deve estar no centro do fazimento, tendo no professor referência, mediação e sensibilidade para experienciar a literatura de forma convidativa, prazerosa e, sobretudo, desafiadora.

Biblioteca escolar: ação mediadora e o papel do bibliotecário
Instituição Escola

O presente artigo apresenta reflexões sobre o papel da biblioteca no contexto escolar, revela acontecimentos primordiais para a sociedade – a oralidade, a escrita e a organização do conhecimento nas bibliotecas – e o importante papel do bibliotecário na colaboração da prática do currículo escolar. Partindo do pressuposto de que a biblioteca escolar é um ícone significativo na ação mediadora no processo de ensino-aprendizagem, este trabalho tem como objetivo central abordar as contribuições da biblioteca perante a comunidade escolar. Trata da mediação da biblioteca por meio do seu acervo baseado no currículo escolar e a participação do bibliotecário nesse processo. Identifica o papel da biblioteca no processo de curricularização escolar, partindo dos Parâmetros Curriculares Nacionais e a mediação do profissional bibliotecário no currículo escolar. Diante desses desafios, o trabalho pretende contribuir com a comunidade científica que tem interesse na temática biblioteca por meio do levantamento bibliográfico, pesquisa documental e, por fim, refletir sobre as possibilidades que a biblioteca oferece à comunidade escolar no que tange ao apoio pedagógico e à prática do currículo.

Saúde na escola: posso ajudar
Saúde

Este artigo descreve uma intervenção realizada no projeto de extensão Laboratório de Produção Textual na cidade de Parnaíba-PI, uma atividade multidisciplinar com o tema Saúde na Escola, envolvendo profissionais da Saúde e da Educação, comunidade acadêmica, profissional, comunidade em geral e famílias, com reflexões capazes de relevar ações multidisciplinares realizadas por esses profissionais em prol da melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem, com palestras para 320 participantes.

Contribuições do orientador educacional para a permanência e êxito estudantil na Educação Profissional Técnica de Nível Médio
Instituição Escola

Compreendido como elo entre aluno, professor, família e comunidade, o orientador educacional é um profissional que atua como intermediador na resolução de conflitos entre os membros da comunidade escolar, dando suporte aos gestores e professores nas ações de superação de dificuldades. Sua presença é permeada por grandes desafios.Na educação profissional, compreender o fazer pedagógico da orientação educacional reveste-se da máxima importância.

Aplicação do jogo Animais em Ação durante o ensino remoto síncrono: uma experiência com um aluno autista
Educação Especial e Inclusiva e Vivências de Sala de Aula

O presente trabalho busca relatar as experiências vivenciadas com a aplicação do jogo Animais em Ação em aula remota de Biologia, em uma escola privada no Rio de Janeiro, para a motivação e o aprendizado de um aluno autista. A atividade lúdica foi aplicada para atender o interesse desse discente, que se inspira pelo tema mencionado; tal fato contribuiu para instigá-lo na busca de outros recursos digitais importantes para sua formação e inserção na sociedade e aumentar sua autoestima na tentativa de torná-lo mais autônomo e criativo.

É hora de criar um site!

Se você está lendo este texto diretamente em seu computador, isto significa que faz parte do (ainda) restrito grupo de brasileiros que tem acesso à Internet e sabe utilizá-la. Uma pesquisa FGV/IBGE revela 28 milhões de pessoas têm computador em seus domicílios, enquanto 148 milhões ainda estão excluídos do mundo digital. Considerando que nem todos os que possuem computador têm acesso à Internet, você pode realmente se considerar um privilegiado: neste momento você está interagindo no mais revolucionário meio que existe para a comunicação e disseminação de conhecimentos.

Cultura e diversidade cultural no processo formativo educacional
Cidadania e Comportamento

Há muito a ser discutido e trabalhado para que a diversidade cultural se torne o caminho do desenvolvimento educativo em nosso país. A escola se confronta com seu maior obstáculo, que é a diversidade de sua estrutura docente e discente. A escola é um espaço sociocultural; deve ser um espaço de formar sociabilidades, de encontros e desencontros