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Felice querida, o que dizes de uma vida conjugal na qual o marido, pelo menos alguns meses por ano, sai do escritório às duas e meia ou às três horas, almoça, deita, dorme até as seis ou sete horas, engole rapidamente alguma coisa, vai caminhar por uma hora, depois começa a escrever e continua até uma ou duas da manhã?

O mapa da literatura brasileira atual no contexto da América Latina

Com projeto de pós-doutorado aprovado no último edital do Programa Pós-doutorado Nota 10 da Faperj, Ieda Magri e Beatriz Resende se dedicam ao estudo da literatura brasileira atual e o sistema editorial da América Latina.

O professor na Bienal do Livro

A Bienal do Livro no Rio de Janeiro vai até o dia 20, no Riocentro. São dias de atividades voltadas à literatura, poesia, educação, música e outras áreas que atingem o público infantil, adolescente e adulto. A organização do evento incentiva a visita dos professores, que não precisam pagar a entrada, desde que comprovem sua condição de docentes. Para saber que documentos levar para ingressar gratuitamente na bienal, bem como outras informações, acesse este link.

Educação Infantil em tempos de pandemia: desafios no ensino remoto emergencial ao trabalhar com jogos e brincadeiras
Educação Infantil

Em meio à pandemia causada pelo novo coronavírus, o ensino remoto se tornou a saída para que os alunos não deixassem de estudar. No entanto, com a necessidade de suspensão das aulas presenciais, muitas questões foram surgindo a respeito do ensino remoto para as turmas da Educação Infantil, pois seu período escolar é visto como uma das etapas mais importantes no processo da Educação brasileira. É nesse momento escolar que as crianças começam a interagir e descobrir o mundo a sua volta, fora do seu ambiente familiar, fazendo amigos e aprendendo a conviver e respeitar as diferenças culturais.

Educação Inclusiva na escola pública: desafios e possibilidades
Educação Especial e Inclusiva

A Educação Especial Inclusiva possui muitos desafios e possibilidades; é um campo rico de estudos, pesquisas e soluções. Porém, para aqueles que estão ingressando no magistério em uma escola pública, há muitos desafios para a garantia do direito à educação desses(as) estudantes e muitas oportunidades de aprendizagem. Este trabalho tem como propósito refletir sobre as experiências do autor com a Educação Especial Inclusiva no início de carreira como professor, seus desafios e possibilidades. A metodologia utilizada foi a qualitativa, a pesquisa aplicada e exploratória. Os professores precisam construir uma prática inclusiva, um trabalho colaborativo no ambiente escolar e mais investimentos e políticas públicas são necessários.

Uso de tecnologias de informação e comunicação nas práticas escolares para pessoas com deficiência
Educação Especial e Inclusiva

O direito à educação encontra-se amparado por normas nacionais e internacionais. Foi consagrado na Constituição Federal de 1988 como um direito social, com garantia da educação de qualidade e extensiva a todos os brasileiros. Datam da segunda metade da década de 1990 as primeiras iniciativas governamentais de incentivo ao uso de tecnologias de informação e comunicação nas escolas públicas do Brasil. O uso das TIC nas práticas escolares pressupõe a necessidade de reinventar e reafirmar o compromisso subjacente da melhoria da qualidade da educação.

Ensino religioso obrigatório? Ou não?

Ao velho ditado "gosto não se discute" foram, aos poucos, acrescentados vários temas - como futebol e política - que, pela prática, mostraram-se desvantajosos quando colocados em debate por gerarem mais desentendimento do que reflexão. Mas, mesmo assim, as contendas continuam. Outro assunto que, vira-e-mexe, aparece na listinha é a religião.

Caprichos da vontade

Uma amiga que vive numa eterna luta de gladiadores com a balança estava orgulhosa da disciplina alimentar que vinha mantendo durante um mês por livre e espontânea vontade: café da manhã frugal – à base de frutas e leite desnatado; almoço light – saladinha, arroz integral e peixe grelhado; e uma prosaica sopa no jantar. Além de estar satisfeita com as novas formas que iam surgindo em seu corpo – a cintura, até então desconhecida, desenhando-se, as maçãs saltando do rosto, o queixo duplo tornando-se uno –, estava com mais disposição para fazer as coisas, dormindo bem... até sua alergia havia melhorado. Como lhe fazia bem trocar as costumeiras frituras e refrigerantes por frutas, cereais e legumes!

Biblioteca escolar: ranços e avanços

Pensar sobre a importância da biblioteca escolar hoje para o processo de ensino-aprendizagem constitui repensar a própria prática de leitura na escola. Isso porque sabe-se que a biblioteca guarda os mais diversos tipos de livros e que, teoricamente, estão todos à disposição do aluno sempre quando precisar. No entanto, não é isso que de fato acontece.

Práticas e instrumentos de inclusão: Libras, Braille e mediação escolar
Educação Especial e Inclusiva

As formas de linguagem e comunicação são essenciais no processo educacional. Sendo assim, a oferta de instrumentos de inclusão como a Libras e o Braille ajudam a realizar a inclusão de alunos portadores desse tipo de deficiência. Mas, para que isso ocorra de maneira adequada, é fundamental a capacitação e a oferta de profissionais.