Biblioteca
Filtrar os artigos
O papel da intencionalidade na construção dos sentidos do texto
Os estudos linguísticos realizados com perspectiva textual vêm ganhando espaço no Brasil desde a década de 1980 e se consagrando no ensino de língua. Nesse período, começou-se a repensar esse ensino e desde então novas teorias e técnicas foram criadas no sentido de procurar ensinar língua(s) com base em textos.
Carta de Princípios do Fórum Social Mundial
O Comitê de entidades brasileiras que idealizou e organizou o primeiro Fórum Social Mundial, realizado em Porto Alegre de 25 a 30 de janeiro de 2001, considera necessário e legítimo, após avaliar os resultados desse Fórum e as expectativas que criou, estabelecer uma Carta de Princípios que oriente a continuidade dessa iniciativa. Os Princípios contidos na Carta, a ser respeitada por todas e todos que queiram participar desse processo e organizar novas edições do Fórum Social Mundial, consolidam as decisões que presidiram a realização do Fórum de Porto Alegre e asseguraram seu êxito, e ampliam seu alcance, definindo orientações que decorrem da lógica dessas decisões.
Ocupação? Estudante!
Sou advogada por formação, esposa por opção e mãe, por amor e vocação, de duas meninas: uma com dois anos e cinco meses e outra de onze meses, as quais requerem muita atenção e disposição! Estou na porta dos 40 anos e, de repente, resolvi que iria recomeçar minha vida profissional.
O que é um Projeto Interdisciplinar?
Para facilitar a transmissão e a absorção do conhecimento, os seres humanos dividiram o conhecimento em vários compartimentos, comumente chamados de disciplinas: comunicação e expressão, matemática, ciências, estudos sociais, artes, etc. - ou, alternativamente, português, matemática, física, química, biologia, história, geografia, artes, filosofia - para não mencionar sociologia, antropologia, economia, etc.
Literatura de Cordel para crianças é tema da Flipinha
Continuando a série sobre a Flipinha, iniciada na semana passada com o artigo sobre a conversa com Ruth Rocha, vamos falar de um tema muito interessante e de como apresentá-lo para crianças: a literatura de cordel.
Rizomas e dialética – o mundo não é chato nem binário
O filósofo esloveno Slavoj Zizek esteve há poucos dias no Brasil.
Um lugar para as muitas coisas de Clarice
Antropologia, Psicologia e Língua Portuguesa e LiteraturaA obra de Clarice Lispector é analisada por diversos autores, com diversas perspectivas e diversos ângulos. Ela nos traz novas inquietações, novas paisagens, novas experiências e sensações, inclusive uma estética libertária que provoca o nosso ser.
Análise da correlação entre a média de alunos por turma na taxa de rendimento de alunos nas escolas públicas de ensino médio no Município do Rio de Janeiro
AvaliaçãoA Educação tem sido tema recorrente de vários tipos de pesquisa acadêmica, pois ao longo dos anos percebeu-se a necessidade de melhorar a gestão das instituições de ensino. A Constituição Federal de 1988 determina que a Educação seja um direito social garantido a todos os brasileiros. Em relação à organização, é descrito que os municípios atuarão prioritariamente no Ensino Fundamental e na Educação Infantil, os estados atuarão prioritariamente no Ensino Fundamental e Médio. Vale destacar que o ensino é livre à iniciativa privada, mediante a aprovação e avaliação da qualidade pelo Estado.
Educação no RJ: as ações por trás do sucesso
Política EducacionalIntercâmbio entre professores e pesquisadores melhora o ensino
O lugar do corpo na relação pedagógica e o desenvolvimento das competências socioemocionais
Formação de ProfessoresEste trabalho teve sua origem nas inquietações dos autores sobre o lugar do corpo no desenvolvimento das competências socioemocionais. Os objetivos são: refletir sobre o lugar do corpo no pensar-fazer pedagógico e contribuir para a formação continuada e/ou complementar de professores. Metodologicamente, ancoramos nosso texto em bibliografias que dialogam com a temática. O trabalho está dividido em duas partes: a primeira é baseada numa concepção de formação humana circunscrita cultural, histórica e socialmente; a segunda envolve a prática educativa e aquelas competências.