Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
Bibliotecas do mundo

Com a popularização da Internet, ficou mais fácil o acesso a muitas coisas, especialmente uma: a informação – ainda que nem sempre tenha garantia de qualidade. Se muitas vezes a consulta a um site de buscas pode gerar dúvidas quanto ao valor do endereço indicado, quando a informação vem de uma boa biblioteca essa inquietação praticamente de desfaz. Aliás, essa é a primeira das orientações para pesquisas: selecionar bem a fonte da informação.

Autoconsciência do horror

Semana que passou as imagens continuaram a assombrar o mundo. Novas cenas de abusos e espancamentos apareceram nas páginas do jornal The Washington Post, para o desespero dos defensores da liberal democracia norte-americana.

Um carnaval por dentro

Domingo de carnaval, fui até Baía Formosa, uma das últimas praias do Rio Grande do Norte, já perto da fronteira com a Paraíba. Minha intenção era encontrar um lugar mais ou menos calmo para tomar um banho de mar com as crianças.

Escolas da violência

É chegar o final do ano e do segundo semestre escolar que se inicia o ciclo da violência contra os professores. O problema é sério e nada é feito nos campos pedagógico e administrativo. A Constituição de 1988 tratou de deixar clara a importância da gestão democrática. O mesmo fez a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996. Essa democracia de tolos, entretanto, continua uma falácia, pois na maioria das escolas inexiste um plano pedagógico de respeito, conselhos de classe, participação e muito menos a observância da comunidade – que, sejamos francos, não está nem aí para os rumos da educação.

Passeios com alunos

Uma amiga minha esteve mês passado na Europa, em lua de mel, e ficou impressionada com a quantidade de crianças passeando por museus, igrejas, exposições... Segundo ela, o mais interessante é como elas discutiam as obras de arte que viam. Crianças pequenas desenhavam, professores comentavam algum ponto marcante.

Esse obscuro objeto de amor

Cidadão Kane é considerado um dos mais importantes filmes de todos os tempos. A direção de Orson Welles é um marco do ponto de vista da narrativa e dos enquadramentos cinematográficos. Mas não é sobre tais inovações na história da sétima arte que o presente texto irá tratar, e sim sobre a pergunta que perpassa toda a história do filme e que só no final é dada a nós, espectadores – e somente a nós. Logo nos momentos iniciais do longa, o personagem principal pronuncia a palavra “Rosebud” e morre em seguida. A fim de saber quem foi realmente Charles F. Kane, esse grande magnata dos meios de comunicação, um jornalista busca entender o significado dessa sua palavra derradeira.

Estranho e provocador

Levado às telas, recentemente, pelo projeto "Professor Vai de Graça ao Cinema", do programa Cine Escola, "Impulsividade" (vencedor do Prêmio Especial do Júri no Festival de Sundance de 2005)apresenta uma situação insólita: um belo adolescente chupa o dedo polegar como um bebê. A cena provoca estranhamento, mas, também, um interesse imediato pelo destino do personagem principal da trama.

A escola do ressentimento

Em 1949, Louis Armstrong realizou um dos seus maiores sonhos: desfilou como Rei Zulu no Social Aid and Plesure Club durante o Mardi Gras em New Orleans. Para as novas gerações de intelectuais afrodescendentes, aquela era uma imagem bizarra.

A Árvore do Yoga

Geralmente quando as pessoas pensam em Yoga relacionam a algumas palavras como “relaxamento”, “alongamento”, “calma”. A maioria pensa que Yoga é um tipo de ginástica e que um dos objetivos da prática é fazer perder peso, aliviar o estresse, curar problemas de coluna ou melhorar a flexibilidade. Mas não é só isso.