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Governo federal vai licitar notebooks escolares

No próximo mês, o governo federal deve licitar cerca de 150 mil notebooks para uso nas escolas públicas. A notícia foi dada pelo coordenador para América Latina do projeto One Laptop Per Child (OLPC), o professor David Cavallo (MediaLab/MIT), durante o 1º Encontro sobre laptops na Educação, em Niterói, no dia 14 de julho.

Faça o que eu mando, mas não faça o que eu faço!

– O que está acontecendo?, perguntei ao carcereiro ao acordar desesperado. Eu me encontrava sobre o chão frio de uma cela fétida, empoeirada, apertada e escura. Podia ouvir ao longe o som de pessoas conversando alto ou gritando, alguns tentando cantar algumas músicas populares conhecidas, outros discutindo a veracidade dos fatos que os levaram àquele lugar. Eu não tinha a menor noção de como havia ido parar ali. Minha cabeça estava doendo muito, e pude perceber algumas pequenas manchas de sangue na minha blusa clara.

A influência das desigualdades socioespaciais no Colégio Estadual Padre João Wislinski, em Curitiba/PR
Avaliação e Política Educacional

Este artigo relaciona a expansão urbana do bairro Santa Cândida à queda dos indicadores educacionais do C. E. Padre João Wislinski, em Curitiba/PR. Visa destacar como a expansão urbana desprovida de equipamentos públicos para atender às múltiplas necessidades populacionais gera desigualdades socioespaciais que influenciam negativamente as práticas pedagógicas, gerando desigualdades educacionais que afetam os moradores e sua capacidade de transformar o bairro que habitam. A falta de equipamentos urbanos que promovam atividades de lazer, cultura e práticas esportivas pressiona a infraestrutura defasada do colégio, que não atinge suas metas.

A indignidade como política pública: o último ciclo histórico de política pública de formação de leitores/as na pesquisa Retratos da Leitura 6
Comunicação, Instituição Escola, Cidadania e Comportamento e Língua Portuguesa e Literatura

A pesquisa Retratos da Leitura de 2023 registra a perda de 11,3 milhões de leitores/as no Brasil em oito anos (de 2015 a 2022). Há diversas causas que podem explicar essa queda: uma ação deliberada em destruir os caminhos que formam leitores/as e a falta de políticas públicas de livro, leitura, literatura e bibliotecas. O artigo apresenta vários dados referentes a isso, destacando a redução da leitura entre alunos do Ensino Fundamental e de leitores/as entre 5 e 10 anos. Entre as várias razões para valorizar a formação de leitores/as está a conjuntura em que vivemos, de predominância de fake news, e a necessidade superar a violência e a instabilidade permanentes.

Na relação professor-aluno, cada criança é um universo infinito de possibilidades

Cada ser humano é único em diversos aspectos; dentre estes, destacamos a sua essência social, cultural, cognitiva e biológica. Saber respeitar cada indivíduo como único, dotado de suas próprias competências e saberes, é dever de cada um, pois nunca evoluímos como entidades humanas se não quando aprendemos a ouvir, pensar, dialogar e refletir sobre tudo que está à nossa volta (CÓRDULA, 2012).

Ciência no dia a dia Muito mais que um projeto

Saber por que o pôr do sol é avermelhado, por que as folhas de uma amendoeira caem em determinada época do ano e obter tantas outras respostas para o que acontece conosco e ao nosso redor... Tudo isso envolve as ciências e um enorme prazer de viver. É o que afirma, num misto de razão e emoção, Marly Veiga, professora há mais de 50 anos, que hoje ministra as disciplinas Experimentando as Ciências I, II e III, da Fundação Cecierj, e coordena o projeto de extensão Ciência no dia a dia.

Como fazer gentileza gerar gentileza

Em nossas atividades do dia a dia, por onde passamos nos deparamos com gentilezas e grosserias das pessoas, e essas mesmas pessoas também se deparam com as nossas. É claro que é mais fácil perceber as grosserias dos outros e as gentilezas de nós mesmos. Até porque, mesmo sabendo que também somos agentes de indelicadezas, é difícil compreender a grosseria alheia, concorda?

A adolescência forma caráter?

Você já deve ter ouvido alguém falar: “fulano não tem caráter”, “beltrano tem o caráter forte” e “cicrano só pode ser mau-caráter”. São várias as possibilidades e as definições para essa palavra.

A Teoria do Medalhão nos dias de hoje

Quem abriu as páginas da Gazeta de Notícias naquele dia especial de 1881 teve a oportunidade de conhecer, em primeira mão, o conto Teoria do Medalhão, criado por Machado de Assis. Mais tarde, passou a fazer parte do livro Papéis Avulsos.

Interdisciplinaridade e especialização: duas faces da mesma moeda

A cada vez maior especialização das disciplinas e a tentativa de pôr em prática a interdisciplinaridade são dois fenômenos – aparentemente opostos – bastante debatidos e presentes no atual cenário da educação no Brasil.