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O que mudou em 120 anos de abolição

As mudanças que ocorreram depois do 13 de maio de 1888 são de vários matizes. Significam, em primeiro lugar, a mudança do sistema de produção do País, que era baseado em mão-de-obra escrava africana e já demonstrava sua falência no início do século XIX. As pressões internas (de proprietários de terras) e externas (dos países em fase de industrialização) cobram a substituição de mão-de-obra escrava pela imigrante; as consequências desse processo apontam para a libertação dos escravos e o início da República.

Roda de leitura: perspectivas para a Educação Infantil

O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil orienta para a importante necessidade de as crianças se apropriarem das diferentes linguagens, dentro do espaço de seu desenvolvimento, a fim de lhe proporcionar verdadeiras experiências significativas ainda na primeira infância. A construção da identidade e da autonomia deve se dar a partir de momentos prazerosos e lúdicos, respeitando sempre a realidade e o interesse de cada um.

Quem Ameaça a Soberania na Amazônia?

É urgente e inevitável! Infelizmente, como há muitos anos, no último dia 5 de junho, Dia do Meio Ambiente, o assunto dominante foi nosso maior bioma, a Amazônia. Território imenso – com mais de 50% do território do Brasil –, com uma população de pouco mais de 20 milhões de habitantes – 12% dos brasileiros e brasileiras –, a Amazônia condensa em si, no seu povo, nas suas florestas e rios, na sua biodiversidade, o país de contrastes e oposições que é o Brasil. Basta abrir qualquer jornal, ver qualquer programa de televisão, estar antenado na internet ou ainda se dispor a beber um chope no bar da esquina que as controvérsias sobre a Amazônia ocupam lugar de destaque. Sem dúvida o recente contencioso entre o espalhafatoso ministro Minc e o rude governador latifundiário Maggi ajudam a acentuar o lado dramático da questão. Talvez assim acabemos por encarar o problema seriamente.

O ensino jurídico em perspectiva: um quadro das faculdades de Direito no ensino superior público fluminense

O presente artigo pretende abordar o desafio do ensino jurídico no Brasil, tendo por aporte o próprio quadro das faculdades de Direito como principal e senão primeira para a formação, com destaque para as instituições de ensino superior públicas do Estado do Rio de Janeiro. Discute-se, por isso, o quadro legal e a cultura jurídica estabelecida. Desse modo, atentar à necessidade de articular um Direito que não denote distanciamento formal da realidade social e possa se mostrar veiculando concepções acríticas dos fenômenos sociais à luz da sua dogmática.

Tudo vai de mal a pior

Desde que me conheço por gente, vejo a vida pela ótica da ética negativista judaico-cristã, ou seja, não roubarás, não matarás etc. Passados de geração a geração, estes princípios éticos têm sido transmitidos por diferentes mídias, métodos e cultos.

Registros e rezistos

Depois de cinco anos dividindo meu apartamento com duas lagartixas, resolvi fazer uma reforma no banheiro, cômodo preferido das duas. Assim que o pedreiro começou a quebrar os ladrilhos, as duas sumiram. Dias mais tarde, saudoso e solitário, resolvi puxar papo com o pedreiro, já que minhas amigas de sangue frio se esquentaram e me deixaram sem ter com quem dividir minhas ideias.

A ludicidade no despertar da afetividade humana na escola pública

O ser humano está perdendo, em sua evolução social, a capacidade de amar incondicionalmente; mesmo estando apto à afetividade, manifestações e demonstrações de atenção, preocupação, carinho, tolerância, respeito, cuidado, zelo, companheirismo e cooperação estão se tornando raras (CÓRDULA, 2012).

Antropocentrismo e biosfera
Cidadania e Comportamento

A encíclica do Papa Francisco provoca a análise da relação entre o ser humano e a natureza e exige que se adote uma atitude ética, baseada em valores, em oposição a um capitalismo utilitário.

Conselhos escolares, democratização e a importância do voto
Formação de Professores e Política Educacional

A instituição dos conselhos escolares contribui para a democratização da escola, mas é essencial a participação consciente dos atores da comunidade escolar, a fim de alcançar os fins e propósitos sociais da comunidade local.

Sexo, drogas e academia
Filosofia

As escolas se formaram para formar e disciplinar os filhos da classe burguesa; as universidades, por sua vez, são espaços de resistência e experimentação social, intelectual e existencial.