Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
Responsabilidade planetária do Homo sapiens sapiens

Nós, seres humanos, somos classificados como Homo sapiens sapiens, que, traduzindo do latim, seria o homem com sabedoria. Essa designação é merecida e, ao mesmo tempo, um carma que carregamos, já que os custos do nosso desenvolvimento intelectual são muito altos, pois, ao mesmo tempo que a psique evolui, ocorre o acúmulo de conhecimento, que se reverte nas ciências e nas tecnologias; como consequência, passamos a consumir mais os recursos naturais do planeta, para alimentar assim nosso modo de vida e tudo aquilo que utilizamos para manter a nossa “qualidade de vida”. Tais processos de exploração da natureza nos levaram ao ponto de comprometer a vida neste estimado planeta (CÓRDULA, 2012a).

Dengue: compreender para combater

Com um nome tão singelo, ninguém imagina que esta doença também é chamada de "febre quebra ossos". Quem já sofreu do mal entende bem o significado. Não tem nada de dengoso, a não ser a moleza, a fraqueza que o doente sente.

Os meandros e a influência do cinema pós-moderno

Este artigo discute a influência do cinema pós-moderno sobre o espectador, que a cada dia torna-se aficionado por novas estrelas e personagens dessa indústria. O que ocorre nesse cinema é que os filmes lançam tendências e chavões para a cultura de massa. O cinema norte-americano, conhecido por seus altos investimentos e efeitos especiais recorrentes, torna-se o grande foco da discussão. Entretanto, o cinema brasileiro não fica de fora, com a nova onda de Tropa de Elite. Novos heróis estão evidenciados, bem como novos arquétipos da civilização pós-moderna, em que o cinema se preocupa com as bilheterias e a valorização das estrelas e dos filmes de ação.

Histedbr - História, Sociedade e Educação no Brasil

Criado pelo grupo de estudos e pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, o site Navegando na História do Brasil reúne os resultados de vinte anos de pesquisa. Publicado previamente em CD-ROM, o conteúdo está agora disponível na internet, chegando a um grupo mais abrangente de pessoas. Apesar de criado e sediado na Unicamp, o grupo é formado por pesquisadores de pelo menos outras 23 instituições superiores de ensino (veja nos créditos).

O mito decisivo

A persistência do homem perante o absurdo da vida, proposta pelo filósofo francês Albert Camus, se origina do desconforto de uma resposta não dada: “o absurdo nasce desse confronto entre o apelo humano e o silêncio despropositado do mundo” (1989, p. 46), i.e. , nasce da sensação do homem de que seus questionamentos perante a vida não serão respondidos. Esse sentimento do absurdo nasce da relação do homem com o mundo, do confronto entre o querer do homem e o que o mundo lhe oferece. Segundo Camus, no entanto, o homem deve persistir, porque está vivo e deve ter coragem e consciência para desfrutar desse fato – coragem para viver sem apelações e consciência para saber os seus limites. A resposta do questionamento sobre o que foi apresentado não é satisfatória, porque o homem não consegue medi-la, mas esse homem vai continuar procurando satisfazer-se através da admiração pelo mundo e por sua própria coragem.

Nem direitos, nem humanos

Se a máquina militar não mata, se oxida.

Consciência negra o ano todo

A revista Nova Escola traz um hotsite que vem bem a calhar com a época em que estamos: o mês da consciência negra. É bem verdade que algo tão importante como o respeito à diversidade racial não deveria ter um mês especial, mas como ainda temos um longo caminho pela frente nessa batalha contra o racismo e o preconceito, ainda se faz necessário ler, reler, conscientizar-se da gravidade dos problemas relacionados a esse tema.

Águia de Haia viu longe

O ano de 1907 marcou o início da participação do Brasil no concerto das nações ao enviar sua delegação para a Conferência de Haia. Durante a conferência, o chefe da delegação brasileira defendeu a igualdade jurídica dos Estados durante as discussões para a criação de uma corte internacional de arbitragem, projeto apresentado pelos EUA e depois apoiado por Alemanha, França e Grã-Bretanha.

Geologia e sociedade

Não sei bem qual é a explicação, mas temos em Geologia inúmeras descobertas/aplicações de materiais que vão sendo gradativamente incorporadas aos conhecimentos empíricos.

Sobre pilhas, baterias e óleo

Anos atrás, pilhas e baterias não podiam ser jogadas em lixo apropriado, mas muitas pessoas jogavam. Agora que os problemas ambientais chegaram a níveis alarmantes, as pessoas estão mais conscientes. Os fabricantes de pilhas e baterias diminuíram o nível de determinadas substâncias tóxicas em seus produtos e muitos destes já podem ser jogados em lixo comum; ainda assim, as pessoas ficam em dúvida sobre onde depositá-los.