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História do ensino de Ciências na Educação Básica no Brasil (do Império até os dias atuais)
História da Educação e Política EducacionalA educação é reformulada de acordo com os interesses sociais, de acordo com o contexto político, histórico e cultural. Dentro dessa perspectiva, o ensino de Ciências foi incluído no currículo escolar e modificado conforme eram percebidas as necessidades de formação da população.
Panorama e perspectivas dos docentes no Brasil
Outras Mais EspecíficasA partir de dados estatísticos, um livro de 2009 traça um excelente panorama da profissão docente no Brasil: sua história, seu reconhecimento e a opções de formação.
Baralho de emoções
Vivências de Sala de AulaDe novo, pensando em jovens da escola pública. Mais do que qualquer coisa, uma primeira impressão: eles não têm autoconsciência e nem têm onde buscá-la ou aperfeiçoá-la de modo que ganhem autonomia emocional. Sentada no pátio da escola, eu observo comportamentos, a partir das linguagens verbal e não verbal.
O desvio da norma como estilo em Adoniran Barbosa
Juliana Carvalho
Falando de poemas e poetas
Sem dúvida, seus alunos já leram ou ouviram poemas. Canções, cantigas de roda, parlendas, trava-línguas que fazem parte de suas brincadeira, as músicas que ouvem e cantam, ou repentes, quadras e cordel: tudo isso pode ser considerado poema.
Como a Síndrome de Burnout pode atingir os professores
Gisele Levy foi minha colega no Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) na Uerj. Além de sua dedicação e seu empenho nas diversas disciplinas que fizemos juntos, chamava-me a atenção sua preocupação com a saúde dos professores em geral – e dos seus colegas em particular; e não apenas em função do desgaste físico de dar aulas em dois ou três lugares diferentes (ela mesma é de Macaé, passava dois dias por semana no Rio), mas aspectos psicológicos estavam sempre em sua mira afiada.
O reconhecimento técnico dos profissionais não docentes: sua implementação nos sistemas de ensino
Formação de Professores e Política EducacionalO reconhecimento profissional dos não docentes inseridos nas escolas faz parte da legislação, com o objetivo de melhorar a qualidade educacional das instituições, mas isso não vem sendo cumprido formalmente.
Utilizando jogos educativos no ensino de Física: relato de experiência
No Colégio Estadual Dr. Tuffy El Jaick, localizado em Nova Friburgo, Rio de Janeiro, vários projetos foram desenvolvidos no ano de 2010 contando com a participação de vários professores das diversas disciplinas que compõem o Ensino Fundamental e Médio.
Laboratório Sustentável de Matemática
A professora Daniela Mendes Vieira licenciou-se em Matemática pelo Consórcio Cederj, diplomada pela Universidade Federal Fluminense. Aprovada em concurso público para trabalhar na rede pública estadual de ensino, criou, junto com seus alunos, uma forma de desenvolver objetos de aprendizagem para o ensino da disciplina, com foco em materiais manipuláveis sustentáveis.
Formação Docente
É complicado escrever sobre um site que não é atualizado há algum tempo, mas os artigos publicados na revista Formação Docente merecem ser mencionados pelo seu significado, pela sua abrangência e por serem referência para o professor.