Biblioteca
Filtrar os artigos
Observação do sol a partir de parceria com o Projeto Internacional Charlie Bates
GeografiaA oportunidade de observar astros celestes traz grande incentivo ao estudo de ciências, possibilitando ainda a divulgação junto ao público em geral, ressaltando as precauções necessárias para essa atividade.
A criança, a política e a cultura
Outras Mais EspecíficasA infância deve se tornar política de governo, pois suas demandas nunca terminam e o descaso com o dia a dia das crianças se reflete em agressões de todo tipo contra elas.
Alunos Leitores, Alunos Mediadores: uma proposta de projeto para a prática de leitura literária na escola
Língua Portuguesa e LiteraturaO papel fundamental da leitura literária na escola pode ser resgatado no desenvolvimento do projeto literário Alunos Leitores, Alunos Mediadores, que acontece reunindo estudantes do 1º e do 5º ano do Ensino Fundamental. O professor, baseado na elaboração de projetos de práticas de leitura literária, tem possibilidade de promover grande interação entre livros e alunos para transformar a escola em um espaço de formação de leitores e, no caso do projeto, formação de leitores e mediadores de leitura, ampliando as oportunidades de leitura e escolha de obras literárias.
Inclusão: afeição, respeito e transformação
Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores e Outras Mais EspecíficasFalar de inclusão social e escolar merece ternura, sem perder a precisão teórica. “Para além da inclusão” trata do tema devolvendo para a sociedade os resultados de pesquisas. A inclusão exige a criação de caminhos para o conhecimento, sem preconceitos e com cooperação.
Archaea: o domínio dos extremos
Biologia e BiociênciasA evolução é um processo que envolve o surgimento de novas espécies de organismos; é um tema da filogenia. Uma importante ferramenta que é utilizada na determinação das relações evolutivas são os RNAs ribossomais, justamente por comporem os ribossomos que estão presentes em todas as células.
Professores da rede pública poderão ganhar bolsa Capes para cursar mestrado profissional a distância
A notícia é boa pra todos que lidam com educação: professores, diretores e alunos. No dia 22 de março de 2011, foi aprovado o projeto permitindo que professores da educação básica que lecionam em escolas públicas recebam bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para cursar mestrado profissional da distância, podendo acumular a bolsa com o salário pago pela escola a que estiver vinculado. A formalização da iniciativa deu-se pela Portaria nº 289 do Ministério da Educação.
Retalhos no crepúsculo
A mulher lê, ainda. O marido chega em casa, logo pergunta pelo jantar. Ela não sabe o que a prende ali - na teia sempre-viva-vermelha - a perpetuar esperanças e neuroses da vida a dois.
Gramatical (Cabaz)
Só em letras imprimo minha alma. Mais do que texto sou contexto indecifrável. Meu sinônimo é antônimo de si mesmo. Um sujeito indefinido que é objeto de um erro gramatical. Entre modos e tempos, triste verbo que ecoa na forma nominal. Orações que são subordinadas aos meus vícios de linguagem. Um início em letras ordenadas e um fim numa expressão oral.
Estímulo para os professores se aprimorarem: bolsistas da Capes e do CNPq poderão acumular ajuda de custo com a remuneração de docente
A Portaria Conjunta nº 1 CNPq/Capes autoriza estudantes de pós-graduação a acumular vínculo empregatício e bolsa. Essa medida beneficia especialmente professores do Ensino Básico, que ganham pouco e eram obrigados a abrir mão da ajuda financeira. O objetivo da medida é, ao permitir a bolsa para profissionais da educação, melhorar a qualidade do ensino público.