Biblioteca
Filtrar os artigos
Alunos Leitores, Alunos Mediadores: uma proposta de projeto para a prática de leitura literária na escola
Língua Portuguesa e LiteraturaO papel fundamental da leitura literária na escola pode ser resgatado no desenvolvimento do projeto literário Alunos Leitores, Alunos Mediadores, que acontece reunindo estudantes do 1º e do 5º ano do Ensino Fundamental. O professor, baseado na elaboração de projetos de práticas de leitura literária, tem possibilidade de promover grande interação entre livros e alunos para transformar a escola em um espaço de formação de leitores e, no caso do projeto, formação de leitores e mediadores de leitura, ampliando as oportunidades de leitura e escolha de obras literárias.
Inclusão: afeição, respeito e transformação
Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores e Outras Mais EspecíficasFalar de inclusão social e escolar merece ternura, sem perder a precisão teórica. “Para além da inclusão” trata do tema devolvendo para a sociedade os resultados de pesquisas. A inclusão exige a criação de caminhos para o conhecimento, sem preconceitos e com cooperação.
Archaea: o domínio dos extremos
Biologia e BiociênciasA evolução é um processo que envolve o surgimento de novas espécies de organismos; é um tema da filogenia. Uma importante ferramenta que é utilizada na determinação das relações evolutivas são os RNAs ribossomais, justamente por comporem os ribossomos que estão presentes em todas as células.
Paulo Freire
Formação de ProfessoresEspecialmente por trabalhar com adultos, Paulo Freire valoriza a bagagem de conhecimentos que os alunos trazem para a escola e busca torná-los críticos, com o professor fazendo a função de mediador.
Resenha do livro “A BNCC na Contramão do PNE 2014-2024: Avaliação e Perspectivas”
Formação de Professores e Política EducacionalNeste trabalho, Marcia Ângela Aguiar discute o Plano Nacional de Educação (PNE), no qual enfoca as metas voltadas à formação de professores e valorização dos profissionais da Educação, considerando as propostas de formação dos profissionais da Educação e avanços do PNE, Conae e Diretrizes Curriculares para a formação desses profissionais.
Harmônico-Desarmônico Ambiental
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências, Educação Infantil e Vivências de Sala de AulaEsta poesia foi criada com o objetivo de introduzir o tema relações ecológicas em turmas de 1ª série do Ensino Médio de Tempo Integral. Buscou-se apresentar, por meio de um texto mais próximo do lúdico, alguns conceitos relacionados à temática, atrair a atenção dos estudantes e demonstrar as possíveis articulações entre Ciência e Arte, sendo esta última um dispositivo que dá novas formas e contornos ao que é científico. Após a apresentação e a discussão da poesia, solicitamos, como atividade do componente curricular, a criação de textos de natureza artística ou cultural, como poesias, contos, canções, histórias em quadrinhos, entre outros.
Alfabetizando moradores de rua
Cidadania e ComportamentoJuventude transviada e compartilhada
Cidadania e Comportamento e Outras Mais EspecíficasAtualmente os pais têm acesso a muitos instrumentos para monitorar os filhos, mas a garotada está bebendo mais do que a geração anterior e correndo mais riscos. Antigamente o controle e os cuidados eram menores.
Interdisciplinaridade: a alma da Ciência da sustentabilidade
Formação de ProfessoresAo esgotar os recursos naturais, o modelo de crescimento econômico vigente afeta a sustentabilidade do planeta e destrói o ambiente social. Por isso, é importante formar profissionais e docentes voltados para o conhecimento e o ensino das ciências de modo integrado; essa é a proposta das Ciências da Sustentabilidade.