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Educação no Povoado Quixaba em Glória/BA
Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaO presente trabalho tem como objetivo principal apresentar como aconteceu a evolução da educação no Povoado Quixaba, identificando suas características, com base em pesquisa bibliográfica e entrevistas, entre outros métodos. É importante conhecer a história da educação em contexto local e/ou nacional, desde que ela nos instigue a conservar o que há de bom e corrigir o que há de errado.
São João Marcos e Ribeirão das Lajes: progresso, a questão ambiental e a preservação do patrimônio cultural
Ecologia e Meio Ambiente, Nutrição e Alimentos, Biologia e Biociências, Antropologia, Arqueologia, Geografia e HistóriaEste trabalho visa resgatar a memória da antiga cidade de São João Marcos, sua história e suas tradições culturais, revelar a situação dramática vivida por seus habitantes durante o período da implantação da represa de Ribeirão das Lajes, além de mostrar que o progresso pode andar em consonância com a questão ambiental e com a preservação do patrimônio cultural. A vida das pessoas vale muito mais do que qualquer interesse econômico, político e a ganância das grandes corporações. É preciso considerar quão importantes são a proteção e a conservação de um patrimônio cultural e nacional.
Estratégias pedagógicas na Educação Infantil no contexto de ensino remoto em uma escola da rede municipal de Parnaíba/PI
Educação InfantilEste artigo discute os resultados de um estudo sobre as estratégias pedagógicas adotadas em uma escola de Educação Infantil durante o ensino remoto, no ano de 2021. Estratégias pedagógicas são ações elaboradas e organizadas para aperfeiçoar a prática de ensino com o objetivo de melhorar o desenvolvimento de seus alunos. Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica, atendendo crianças de 0 a 5 anos de idade, com a finalidade de promover o desenvolvimento holístico dos alunos. O ensino remoto foi a solução para as aulas no contexto da pandemia para que não ocorresse a quebra total dos vínculos entre a escola e as crianças.
Defesa de seminários: a argumentação na aprendizagem sobre modelos atômicos no Ensino Fundamental
Física, Química e Vivências de Sala de AulaA história do fazer científico e do que é a Ciência em si traz postulados e teorias científicas que foram passíveis de discussões, críticas, provas, debates intensos. Várias teorias que outrora foram verdades já não são mais aceitas atualmente; isso mostra que, com argumentações que as apoiavam e criticavam, se faz Ciência. O presente trabalho objetivou desenvolver uma metodologia baseada em seminários elaborados pelos estudantes e exemplificar que, a partir das perguntas feitas pelo professor sobre o tema, inicia-se um debate que permite ao aluno formular respostas cada vez mais complexas.
Investigações Matemáticas e Robótica Educacional para o estudo de Geometria Plana nos anos finais do Ensino Fundamental
Computação e Tecnologias e MatemáticaEste relato discute as contribuições da Robótica Educacional para o ensino de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental na perspectiva das Investigações Matemáticas. A pesquisa foi realizada com alunos do 6º ano de uma escola pública de Viçosa/MG. Os dados foram coletados em fotografias, atividades resolvidas e registros no caderno de campo. Para analisar os dados, consideramos a interação dos alunos ao longo da realização das atividades. Nossa análise indica que a Robótica Educacional desempenha papel crucial na comunicação e interação social, abrindo novas possibilidades de aprendizagem matemática aliada às tecnologias digitais.
A aprendizagem acerca da alimentação saudável e sustentabilidade nas aulas de Inglês por meio de encartes de supermercado
Nutrição e Alimentos, Vivências de Sala de Aula e Língua EstrangeiraO propósito deste trabalho é demonstrar o desenvolvimento de um projeto realizado em uma escola municipal do Rio de Janeiro/RJ, como foi o processo de aprendizagem e como se deu a percepção dos alunos no decorrer das atividades. O projeto foi realizado em duas aulas de Língua Inglesa, identificadas como aula 1 e aula 2. Cada uma teve duração de 1 hora e 40 minutos. Ao final do projeto, foi possível observar que, embora os alunos não tenham como hábito a rotina de alimentação saudável, eles entendem a importância dela para que haja o bom funcionamento do corpo humano.
"AO DESAFIO DO OLHAR", A SOCIEDADE PARALELA NA CONFIGURAÇÃO SOCIOCULTURAL CRIOULA BRASILEIRA.
O Rio de Janeiro, ao final do século XIX, final do segundo reinado do primeiro Rei crioulo brasileiro Pedro II, vivia uma fase de grandes desafios. Verificá-los com a profundidade que merecem e exigem, requer finura de observação de qualquer observador mais atento, representa um verdadeiro "Desafio do Olhar". Tais comportamentos nos atrevemos agora aqui. Um deles era o de conter a escalada da violência das Maltas de Capoeiras. Esta abria espaços na construção de uma fantasia que paralisava o pensamento e as ações, aumentando o sentimento de impotência da cidade. Quando a violência assume proporções de entidade onipresente e onipotente, acaba por transformar-se em algo incoercível e imbatível, como podemos sentir. Entretanto, no momento em que observamos os atos violentos por outro ângulo, percebemos que a pretensa homogeneidade e invencibilidade do fenômeno, não correspondem às atitudes criminosas reais do sujeito, ou seja, o capoeira, elemento que retrataremos aqui como figura central, isoladamente não é significante nem significativo para nossa pesquisa. A ele aplica-se meramente uma análise tipológica de comportamento. Mas, se contemplarmos Maltas, em sua lógica de composição, comportamento e ação, veremos configurado um outro horizonte, bem mais interessante à nossa abordagem porquanto constituiam-se em verdadeiras organizações criminosas que se institucionalizavam sempre na clandestinidade.
Além das Quatro Linhas: potencializando conteúdos geo-históricos e políticos com a inserção do futebol por meio do uso de podcasts
Geografia e HistóriaEste artigo propõe a criação de um podcast que agregue um assunto de interesse dos alunos – o futebol – com conteúdos geo-históricos e políticos. Acompanhou-se a dificuldade dos alunos em assimilar temas desinteressantes para eles e que não estão inseridos em seu cotidiano. A pesquisa é importante, pois demonstrou como uma ferramenta pode motivar os alunos a desejar o conhecimento de novas tecnologias. O público-alvo é de alunos do Ensino Médio de uma escola que apresenta poucos recursos tecnológicos que possam auxiliar na motivação dos estudantes. O trabalho constatou que os alunos passaram a se interessar de maneira mais efetiva pela disciplina e se familiarizaram com essa nova ferramenta tecnológica de ensino.
O modelo educacional baseado no sistema econômico capitalista sob as bases do racismo patriarcal: é possível exterminar as opressões?
Política EducacionalEste artigo tem como objetivo analisar as opressões postas pelo racismo patriarcal que criam as desigualdades no modelo educacional capitalista. Tem-se como problemática a seguinte questão: é possível exterminar as opressões advindas do racismo intersectado pelo patriarcado, já que o sistema econômico capitalista usa a escola para manutenção e reprodução das desigualdades que estruturam e influenciam as posições das mulheres e meninas em nossa sociedade? Para tanto, foi realizada pesquisa de campo e bibliográfica, com abordagem metodológica da teoria da interseccionalidade junto à teoria histórica dialética.
A trajetória da Educação de Jovens e Adultos no Brasil a partir das concepções de alfabetização instrumental e formação humana integral
História da Educação e Política EducacionalEste trabalho visa apresentar um breve contexto sobre a trajetória da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil desde o período da colônia até os dias atuais a partir da perspectiva de duas concepções de alfabetização: a instrumental e a formação humana integral. Com isso, buscamos compreender como se efetivaram as políticas educacionais para essa modalidade e se os diversos programas e projetos referentes à EJA alteram a estrutura das relações sociais. Para tanto, consultamos documentos oficiais referentes à EJA e reflexões de autores relevantes que tratam do tema.