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Desafios para a inclusão digital no terceiro setor
Graciela Baroni Selaimen
A Filosofia teológica de Tomás de Aquino e sua importância para o processo educativo
Filosofia, História, Formação de Professores, História da Educação, Cidadania e Comportamento e Política EducacionalO presente trabalho é fruto de pesquisa bibliográfica sobre a filosofia teológica do tomismo para o processo educativo; Tomás de Aquino é o mais importante pensador medieval e a sua filosofia, indissociável da Teologia em sua época, ainda hoje tem importância para o processo pedagógico e para o educador da atualidade, em que merecem destaques três aspectos do pensamento tomasiano para a atualidade: a valorização do mundo material; a afirmação da primazia da virtude da prudentia; e a perspectiva da prudentia negativa em Filosofia. Sem esse referencial, nossas decisões não se fundamentam, pois acabam sendo tomadas com base em preconceitos, por razões interesseiras, ou por qualquer outro motivo, nunca com base em princípios éticos e morais.
Reflexões sobre "Pedagogia da Autonomia": análise crítica e comparativa do pensamento de Paulo Freire com o de outros autores
Instituição EscolaEsta resenha do livro Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire, faz análise crítica de seu pensamento em comparação com outros renomados educadores. O autor apresenta um conteúdo voltado à reflexão da prática educativo-progressista e à formação docente, deixando claro que, durante seu discurso, defenderá a causa dos excluídos. O conteúdo é otimista, mas não ingênuo ou de esperança vã. Ele combate a ideologia neoliberal, capaz de imobilizar, negar e amesquinhar o indivíduo como gente. Apesar de o conteúdo tratar de educadores progressistas, alguns dos saberes também se enquadram aos conservadores.
Utilização do modelo desempenho-recompensa atrelado à prática da gamificação: estratégias de enfrentamento das dificuldades de ensino em decorrência da pandemia da covid-19
Avaliação, Educação a Distância e Vivências de Sala de AulaPodemos considerar que a aprendizagem efetiva envolve três domínios básicos: o domínio cognitivo, o domínio psicomotor e o domínio afetivo. A partir desses domínios, o estudante desenvolve competências por meio da assimilação do conteúdo, da aplicação prática dele e da atitude adotada frente ao conhecimento. Nesse sentido, é válido o esforço para despertar o interesse do estudante desmotivado em virtude do ensino remoto e ao mesmo tempo oportunizar a prática como forte aliada à progressão da aprendizagem do aluno.
A importância da literatura articulada ao ensino de Ciências na pré-escola, a partir do lúdico e da contextualização
Ecologia e Meio Ambiente, Educação Infantil, Formação de Professores, Instituição Escola, Cidadania e Comportamento e Política EducacionalO artigo faz uma análise cronológica das concepções de criança e infância, construindo um paralelo com os avanços desses conceitos até os dias atuais. Em seguida, investiga como a implementação da Literatura, com temáticas voltadas para as Ciências, especialmente a Educação Ambiental, pode incentivar a construção do conhecimento na Educação Infantil de modo a romper com a estrutura do ensino tradicional. A partir de teorias desenvolvidas por diversos autores, observamos que é notória a importância da percepção da criança em seu processo de crescimento, necessitando explorar o meio, descobrir suas curiosidades e caminhar valorizando as ciências experimentais.
Astronomia no Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro
FísicaO recente Currículo Mínimo estadual de Física é condizente com os PCN, com as Orientações Curriculares e com a matriz do ENEM e evita o excesso de matematização dos conteúdos, além de abordar mais aspectos de Astronomia, incluídos nos três anos do Ensino Médio.
A literatura como estratégia para as práticas de letramento bilíngue para os surdos
Comunicação e Educação Especial e InclusivaNeste artigo são apresentadas reflexões sobre a importância do contato com a literatura em Libras como estratégia para práticas de letramento bilíngue com estudantes surdos, visto que a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é considerada a sua língua de instrução, e a Língua Portuguesa, na modalidade escrita, a sua segunda língua. O principal objetivo do estudo é utilizar os textos literários em Libras e as experiências visuais para práticas de letramentos em Libras e na escrita da Língua Portuguesa. Foi realizada pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso; alguns princípios metodológicos podem nortear o letramento bilíngue dos surdos.
Análise do processo de inclusão do surdo nas escolas regulares de Lucas do Rio Verde/MT
Educação Especial e Inclusiva, Outras Mais Específicas e Política EducacionalA presente pesquisa tem como objetivo analisar o processo de inclusão de alunos surdos nas escolas regulares em Lucas do Rio Verde/MT. Para tanto, foram realizadas consultas em livros e artigos científicos que discutem surdez, Libras, inclusão e aprendizagem. Consultamos o Plano Municipal de Educação e o documento de referência curricular do município. O método utilizado foi o dedutivo e os resultados apontaram para a necessidade do fortalecimento contínuo das políticas públicas, visando a uma atuação efetiva em favor do atendimento desses alunos, a partir de políticas que garantam o respeito às diferenças para uma educação de qualidade.
Aula de campo como prática pedagógica para o Dia da Consciência Negra
Geografia, História e Vivências de Sala de AulaEste texto é um relato de experiência de uma aula de campo realizada com o objetivo de cumprir a Lei nº 10.639/03, que institui os estudos da história e cultura afro-brasileira e inclui no currículo oficial das redes de ensino e no calendário escolar o dia 20 de novembro como o Dia Nacional da Consciência Negra. Atualmente, as formas de educar passam por um momento de reflexão e mudanças. Nossos alunos possuem diversos meios tecnológicos a seu favor, o que de certa forma contribui para a sua formação cidadã, porém podendo ser prejudiciais por causar dispersões que refletem na sala de aula. É interessante que os professores, em conjunto com os gestores das escolas, proporcionem condições de aprendizagem favoráveis para os alunos do século XXI. Como professores, percebemos grandes mudanças no comportamento de nossos alunos atuais, pois a metodologia tradicional de ensino não consegue acompanhar o raciocínio e a infinidade de opções de aprendizagem que nossos alunos possuem. Por isso, os novos métodos de ensino-aprendizagem visam acompanhar essas mudanças educacionais que ocorrem no mundo. A atividade de campo pode ser uma das opções a serem exploradas pelo professor como metodologia de ensino, beneficiando diversos conteúdos e tornando-se uma aula interdisciplinar. De forma dinâmica, aproveitar-se de espaços extraescolares tende a atrair a atenção dos alunos e criar relação de afetividade com o espaço, o conteúdo e as atividades escolares.
Monteiro Lobato e o Modernismo: um equívoco
Em dezembro de 1917, no jornal O Estado de S. Paulo, Monteiro Lobato publicava o que seria o início de um mal-entendido entre o autor de Urupês e todo um movimento literário que estava deixando de ser embrionário, o Modernismo. No artigo, denominado "Paranoia ou mistificação?", Lobato dividia a arte de acordo com interpretações pessoais, citando duas espécies de artistas: "os que veem normalmente as coisas e em consequência disso fazem arte pura" e os que "veem anormalmente a natureza, e interpretam-na à luz de teorias efêmeras, sob a sugestão estrábica de escolas rebeldes". Entre os seguidores dessa arte desclassificada, Lobato incluiu Anita Malfatti. Começavam então suas desavenças com um novo movimento artístico no Brasil. Sua concepção da arte se distanciava do Modernismo de tal modo que a "paranoia" usada no título vem da ideia de que a nova arte seria mais sincera em manicômios, já que só poderia ser fruto de uma lógica psicótica. Lobato não deixa de ver qualidades "latentes" nas obras de Malfatti, mas lamenta suas "tendências para uma atitude estética forçada no sentido das extravagâncias" de pintores modernos. Além disso, o autor da crítica ataca também os elogiosos insinceros, aumentando seu número de desafetos.