Biblioteca
Filtrar os artigos
O ideário pessoal e intransferível de um renegado
Filosofia e Língua Portuguesa e LiteraturaEste texto analisa a obra de um filósofo perdido no tempo, que só pensa no fim do mundo e na destruição de tudo e que, por isso, desvaloriza todo o esforço humano pela construção de um mundo melhor, mais solidário e menos degradante.
Dom Quixote contra as novas tecnologias
Letramento, princípios e processos, Luiz Antônio Gomes Senna
O turismo rural e o uso de fotografia como recurso didático no ensino de Geografia
Geografia e FotografiaEste relato de experiência e prática se deu no município de Vassouras/RJ com uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental composta de 25 alunos do Colégio dos Santos Anjos, da rede privada do município. O objetivo foi realizar turismo rural a pé pelos espaços do município, em que, com a ajuda da fotografia, foi possível que houvesse, por parte dos alunos, a percepção desses espaços e suas transformações ao longo do tempo e a valorização da indústria do turismo como impulsionadora da economia da região, que se notabilizou pela cafeicultura durante o Império.
Resenha do livro “A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas”
Política EducacionalNesta resenha analítica, o livro “A BNCC na contramão do PNE 2014-2024” analisa a formulação da Base Comum, as práticas utilizadas e o contexto em que foi aprovada, a fim de caracterizá-la como uma contrarreforma da Educação, ainda que não identificando o projeto de educação que representa, e não respeitando a diversidade de currículos necessária para respeitar os contextos em que estão inseridas as diferentes escolas.
Refletindo sobre alimentação saudável a partir do ensino-aprendizagem de vocabulário de alimentos em inglês
Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaPara motivar alunos do EJA a estudar língua estrangeira, foram não só utilizados os termos relativos a alimentação, mas também proposta uma discussão sobre a qualidade da alimentação cotidiana.
A construção de competências e suas implicações para o ofício docente em instituições de Educação Infantil
Formação de ProfessoresO objetivo deste trabalho é demonstrar desafios na construção de competências e sua implicação para o ofício docente em instituições de ensino infantil em munícipios de 40.000 habitantes. Para isso, foi realizada uma pesquisa que se concentrou em publicações direcionadas ao tema “competências”. A revisão bibliográfica abordando o novo contexto educacional, a profissão de docente, a importância da relação professor-aluno e a conceituação de competência e sua construção no ensino educacional possibilitou concluir que atualmente é imprescindível que o docente trabalhe buscando construir competências em seu dia a dia.
Desenvolvimento de recurso tátil no ensino da Matemática Financeira para alunos com deficiência visual
Matemática, Educação Especial e Inclusiva e Vivências de Sala de AulaA educação de qualidade para pessoas com necessidades educacionais específicas ainda é um grande desafio para a sociedade brasileira, tendo em vista que as escolas enfrentam muitas adversidades para a inclusão efetiva desses discentes. Em função da importância de recursos didáticos adaptados para alunos cegos, este estudo tem como objetivo apresentar uma ferramenta tátil de baixo custo que foi desenvolvida pela pesquisadora no processo de ensino-aprendizagem da Matemática Financeira para um discente com deficiência visual. Constatou-se a importância do diálogo entre professor-aluno para a promoção da aprendizagem significativa desses discentes.
Práticas e recursos aplicados ao ensino remoto de Geografia
Geografia e Educação a DistânciaA pandemia do novo coronavírus (covid-19) trouxe necessidades de adaptações nas diversas esferas da sociedade, sobretudo no ano de 2020. Dessa forma, ensino remoto emergencial se tornou uma realidade forçada para muitas instituições de ensino, profissionais e estudantes. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo analisar as ações e as práticas de ensino dos professores de Geografia durante o período de isolamento social em escolas públicas e privadas do município do Rio de Janeiro.
Brincadeira e Psicomotricidade: encontros na Educação Infantil
Educação FísicaAs brincadeiras são essenciais no desenvolvimento da criança; são uma prática cultural que existem há muitos anos. Nos espaços de Educação Infantil, entretanto, são realizadas aquelas em que o professor assume o papel de coordenador, em que o objetivo é mais de aprender do que apenas brincar, antecipando conteúdos. O movimento também é importante para a criança – e a Psicomotricidade deve ser inserida nas práticas cotidianas desses espaços.
A (des)colonização do corpo surdo - breve histórico dos modelos educacionais e as representações do ser surdo
Educação Especial e Inclusiva e História da EducaçãoNos últimos anos, as pessoas surdas vêm alcançando cada vez mais espaço em nossa sociedade, conquistando autonomia, formação e trabalho tanto garantidos por legislações como pelo esforço próprio de não serem mais vistas como corpos incapazes e limitados por uma deficiência, mas, sim, sujeitos singulares pertencentes a uma comunidade, uma identidade e cultura e, portanto, a uma minoria linguística. Todavia, antes de saber sobre as pessoas surdas hoje e entender como é organizada a comunidade surda na atualidade, precisamos debruçar-nos sobre o histórico desses sujeitos, que têm até início dos anos 2000 sua história narrada pelas pessoas que ouvem – ouvintes – e não por si mesmos.