Biblioteca
Filtrar os artigos
As grandes questões ausentes no debate eleitoral
Estamos mergulhados na conjuntura eleitoral, com propaganda em radio e televisão, cabos eleitorais nas ruas, adesivos por toda parte. Mas debate político acalorado, que é bom, nada. O maior fato político e eleitoral neste começo foi a morte do Eduardo Campos em acidente aéreo e a ascensão de Marina Silva, a candidata presidencial travestida de PSB, pois o que ela queria (e quer) é viabilizar seu projeto consubstanciado na Rede Solidariedade.
Que educação é essa?
Analisando com olhos pedagógicos, a situação educacional do Brasil dá para chorar e prantear e gritar de dor pelos milhões de jovens que conseguem ultrapassar todo tipo de barreira e entrar nas instituições escolares. Dói, mas dói muito, ver como os estudantes ainda acreditam no poder da escola e ter pleno conhecimento da imensa decepção que logo logo os assola! Eles chegam eufóricos, sim, porque mesmo quando é “gratuito”, não sai barato. É caro, muito caro, para entrar.
Diferentes aspectos da adaptação curricular na inclusão educacional
Educação Especial e InclusivaO trabalho aborda aspectos relevantes para a adaptação curricular na inclusão. Os fundamentos teóricos da Educação Inclusiva estão enraizados em diversas perspectivas e teorias que buscam sustentar essa abordagem. Serão demonstrados alguns desafios da adaptação curricular, como individualização, recursos e tempo, adequação ao currículo padrão e avaliação do progresso. Apesar dos desafios, o processo inclusivo tem seus benefícios, pois promove a inclusão dos alunos na sala de aula, independentemente de suas habilidades ou características específicas, criando um ambiente diversificado e enriquecedor.
Bactérias e Antraz
Os casos de contaminação por Antraz, nos EUA, têm despertado muita curiosidade a respeito desta pequena e letal bactéria. Que tal aproveitar esta curiosidade "natural" dos alunos para entender melhor as bactérias? Afinal, elas estão no mundo há bem mais tempo que nós, e estão por todos os lugares....
Pegada hídrica
Ecologia e Meio AmbienteO conceito de pegada hídrica serve para provocar a consciência de quanta água é usada nas várias atividades; os maiores consumidores de água são a agricultura e as indústrias – que devem ter consciência disso para não desperdiçar.
O brincar em sala de aula a partir da perspectiva do professor
Educação Infantil, Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaAutores: Adriana Tressa Ribas, Alessandra Cristina Silva de Queiroz, Alessandra Falque Teles do Carmo, Alessandra Ferreira da Costa, Alexandre Garcia Neves, Aline de Oliveira Sobral Pires, Aline de Oliveira Tomaz Justo, Aline Moreira de Oliveira Avelar, Ana Carolina de Lima Santos, Ana Carolina Lacorte Lima, Ana Cleide Oliveira, Ana Cristina da Silva Ciancio, Ana Lúcia Bessa Silvério, Ana Maria Fernandes de Araujo de Souza, Ana Paula de Souza Camargo, Ana Paula Romualda da Fonseca Abreu, Anahy Quaglio, Andrea Gonçalves da Silva Ramos, Andreia Cristina Moreira da Silva Góes, Andréia de Lucas Mannarino, Bárbara Hilda Torres Ferreira, Camila Furtado Beringuy, Camilla de Oliveira, Carla Campos da Silva, Carla Regina dos Santos Rodrigues, Carmen Lucia Nogueira Martins, Carolina Sampaio Rodrigues, Cátia Fonseca de Oliveira Ferreira, Catia Portela da Silva Pacheco, Cicera Marinho de Almeida, Cláudia Cristina de Oliveira Santos, Cláudia Marques da Silva Lopes, Cláudia Miccichelli Marins de Barros, Cristina Aparecida Quaquio Marciano, Cristina Moggi Miguez, Denise Cassiano dos Santos, Edma Corrêa Fernandes, Elaine da Costa Garcia, Elomar da Silva Almeida, Eneida Alves Bittencourt Coelho, Fabrine Almeida Medeiros Rodrigues, Flavia da Rocha Godinho, Flavia Santos da Silva, Georgia Olga Santos Torres, Gisele Pereira de Oliveira Xavier, Graziele de Moraes Vidal, Graziele Melo Soares Estrella, Heloisa Carvalho da Silva Dias, Ivonete Pereira Vital, Izabel Cristina Costa de Faria, Jamile Mambreu Isse de Azevedo, Jeimis Nogueira de Castro, Joseane Britto da Silva, Josiane Figueiredo da Silva, Karine de Fátima Ribeiro
Arte e criatividade: um olhar sobre a importância das aulas de Arte nos anos finais do Ensino Fundamental
Vivências de Sala de Aula, Artes Plásticas e Política EducacionalDentro do contexto neoliberal, percebe-se que a criatividade não se apresenta como conteúdo relevante nos anos finais do Ensino Fundamental. Assim, o contato com a criatividade, por meio das aulas de Artes Visuais, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, pode ser uma saída possível para propiciar um espaço de desenvolvimento dos alunos consoante à prática educativa pensada. O uso dessa característica humana na formação continuada do docente deve ser um hábito cotidiano, pois o leva a adequar-se à nova realidade. Dessa maneira, a pesquisa proposta, por meio de coleta e análise de dados qualitativos, bibliográficos, reflexivos e críticos, busca compreender as bases teóricas da atuação metodológica do docente em Artes Visuais.
Pelas linhas das escrevivências: do conto “A gente combinamos de não morrer”, de Conceição Evaristo, a uma proposta de sequência básica
Língua Portuguesa e Literatura e Política EducacionalA proposta de sequência básica apresentada está respaldada nos quatro passos fundamentais da proposta de letramento literário de Rildo Cosson: motivação, introdução, leitura e interpretação; não se configura como artigo e sim como uma atividade que pode ser desenvolvida por outros profissionais da área de Letras. O objetivo deste trabalho é compartilhar a atividade com esse público e contribuir para o processo de letramento dos indivíduos que tiverem acesso a ela. Estima-se utilizar sete aulas de 50 minutos para a realização da proposta, que foi inicialmente direcionada a alunos do Ensino Médio.
Ser humano, cultura e formação social: etnoconhecimento e correlações para formação do sujeito transformador da sociedade
Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaNa busca por alcançar a sustentabilidade socioambiental, a sociedade esbarra na sua própria formação, que necessita ser repensada e reestruturada, visando a formação de um ser humano que busque atuar não de forma a continuar os processos de degradação do planeta impostos pelo modelo socioeconômico, mas que traga a sobrevivência da espécie humana.
A importância das expressões algébricas no cálculo do índice de massa corporal (IMC)
MatemáticaUma atividade com turma de 8º ano trabalhou os conceitos de expressões algébricas usando como base o cálculo do índice de massa corporal, tornando as aulas mais dinâmicas e aplicáveis à vida dos estudantes, contribuindo de forma lúdica para a aprendizagem significativa desse conteúdo.