Biblioteca
Filtrar os artigos
O que o blog pode fazer pela educação?
Em dados recentes, hoje no mundo, chegou-se a 59 milhões o número de pessoas que acessam os blogs, 15,5 milhões é o total de blogs existentes e um blog é criado a cada segundo. Mas, essa se tornou uma questão muito complexa - os blogs que inundaram o mar da navegação na internet. De um lado estão os que são a favor, como prática de escrita - vale qualquer coisa para ver as pessoas escrevendo - e, de outro, estão os mais puristas que não querem que a linguagem se perca nesses mecanismos que são hoje uma febre na internet. Na verdade poderíamos classificar os blogs como indo do céu ao inferno, da confusão à liberdade plena de expressão.
As culturas infantis nas instituições escolares - visibilidade e valorização
Formação de ProfessoresO espaço escolar possibilita a criação de novos saberes a partir das culturas infantis por aproximar os conteúdos formais do currículo à curiosidade das crianças. Abrir espaço para esses grupos proporcionará uma rotina mais democrática.
A literatura e a construção da identidade: das brenhas do regionalismo brasileiro à África portuguesa
Língua Portuguesa e LiteraturaA Literatura permite compreender lutas, questões sociais, pensamentos e a construção identitária de um povo. Este artigo objetiva compreender a construção da identidade no Brasil e na África de língua portuguesa por meio da literatura e de seus autores. Para tanto, faz-se análise bibliográfica e estudo de obras literárias de autores brasileiros e africanos. A literatura pode ser compreendida como tentativa de traduzir verdades e valores que circulam em uma sociedade e em uma época. Isso permite concluir que a literatura brasileira moderna e as africanas de língua portuguesa exerceram papel fundamental na luta contra os moldes impostos pela metrópole.
O brincar na Pré-Escola: reflexões sobre a brincadeira, a escola e o desenvolvimento infantil
Educação Infantil e Formação de ProfessoresA Educação Infantil deve favorecer o ambiente lúdico necessário às experiências sensoriais, emocionais, sociais e culturais fundamentais ao desenvolvimento infantil. A Pré-Escola deve oferecer espaço físico e privilegiar elaborações e hipóteses infantis surgidas e experimentadas nas brincadeiras.
Formação docente: a partir do estágio supervisionado
Formação de ProfessoresEste artigo objetiva fomentar as questões que tangem às estruturas, observações e práticas desenvolvidas a partir da disciplina de Estágio Supervisionado, no curso de licenciatura plena em Pedagogia. O estágio pode ser caracterizado como uma relação entre o processo de ensino e de aprendizagem que permeia as questões acadêmicas, práticas, produção de relatórios e regência de aulas, realizado nas diversas modalidades de ensino formal e não formal. Para a redação deste texto, recorreu-se à pesquisa de revisão da literatura e aos enfoques de regulamentos, resoluções, normativas e legislações que perpassam a formação docente inicial. Por meio da análise bibliográfica, os resultados indicam que a grade curricular do curso de Pedagogia está em ampla sintonia nas questões de teoria e prática e atinge diretamente a formação docente. Portanto, o estágio é uma das etapas a serem cumpridas durante a formação inicial, e é justamente nesse espaço que o educador compreende o que é o locus da aprendizagem educacional.
Ausência de sucesso na escola: um problema apenas do aluno ou do sistema escolar de reprodução de conceitos?
Formação de ProfessoresNo Brasil, as porcentagens de reprovação escolar e o número de estudantes com atraso escolar alcançaram valores significativos; pensar a escola tem a ver com a estimulação dos discentes, dos docentes e do ambiente escolar. A abordagem desse assunto envolve também muitas saídas, tais como a mudança de um plano pedagógico coerente e a colocação do aluno no centro do processo de aprendizagem.
Síntese reflexiva: marcos da Educação Inclusiva brasileira: perpassando o atendimento educacional especializado e refletindo sobre o Desenho Universal da Aprendizagem
Educação Especial e InclusivaNo decorrer da História, as concepções de currículo passaram por diversos processos, e ainda hoje encontramos diferentes formas de compreender o mesmo. No entanto, ainda é evidente a falta de uma política que considere as múltiplas realidades sociais que constituem esta nação. Tais fatores se apresentam a partir da organização dos planos de ensino anuais que se repetem sistematicamente ano após ano, como protótipos educacionais engessados, objetivos e avaliações reproduzidas.
Classificações do livro ágrafo e a sua leitura: o livro de artista
Educação ArtísticaA simultaneidade entre ambientes materiais e ambientes virtuais equivale às dimensões tangíveis (estéticas) e intangíveis (históricas, semióticas, teleológicas) do livro ágrafo. Este artigo propõe uma classificação taxonômica desse tipo de livro, tomando características como conjunto de sinais capazes de indicar categorias. O trabalho parte da análise de dois tipos de livro ágrafo: livros de imagem e livros de artista, suas relações, classificações e subcategorias relacionadas ao processo criativo.
Pensando no todo
“A minha identificação é com o jongo, que tem tambor, roda e música, mas é a macumba que é parecido.” Assim se traduziu a impressão de um aluno de 18 anos, matriculado no 9º ano do Ensino Fundamental, na modalidade Educação de Jovens e Adultos, diante de cenas do cotidiano de uma comunidade remanescente de quilombolas na região do vale do café, no Rio de Janeiro, onde se mantêm os costumes tradicionais da cultura afro-brasileira e, em especial, a prática do jongo.
Umportugues.com
O trema morreu, paraquedas não tem mais hífen, autoescola também não, micro-ondas tem e antirrugas, além de não ter hífen, agora se escreve com dois r. E os acentos? Não é para mudar a entonação das palavras, mas é bom saber que ideia e joia já não possuem mais acento. E então você já se acostumou com as regras do novo acordo ortográfico em seu dia a dia ou dia-a-dia?