Biblioteca
Filtrar os artigos
Pequenos terremotos
Meu lema nestes últimos anos é simples: “a última coisa que você deve fazer em uma situação ruim é torná-la pior”. Por isso minha televisão está desligada este fim de semana e, com exceção de um vídeo de 22 minutos que estou baixando pelo YouTube neste exato momento, não pretendo assistir a nada, a não ser talvez algum velho filme de 1923, como a primeira parte de Os Nibelungos, dirigido por Fritz Lang.
Reflexões sobre a formação de professores
Formação de ProfessoresO professor deve refletir sobre sua prática, pois é o grande responsável por sua formação continuada – que se relaciona fortemente com seu trabalho em sala de aula.
A diversidade étnico-racial como princípio da LDB: instrumento filosófico-jurídico da desconstrução do racismo
A diversidade étnico-racial, como princípio do ensino teve sua condição de premissa na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) com a entrada em vigor da Lei nº 12.796/13.
Reformar para mudar o atual paradigma educacional
Segundo Moraes (2010), a educação contemporânea precisa ser repensada numa ótica que atenda às necessidades da sociedade emergente, com vista a desenvolver no educador uma visão sistêmica para que consiga formar um cidadão com competências necessárias ao pleno desenvolvimento social, cultural e científico da humanidade. Da mesma forma, Vasconcelos (2010) transcorre sobre a formação sistêmica do ser humano, para que o mesmo quebre o paradigma cartesiano da ciência, que dicotomiza e fragmenta os saberes para entendimento de suas partes. No entanto, Morin (2010) afirma que, com uma percepção que una os saberes através de suas partes para o entendimento do todo, conseguiremos encontrar uma concepção sistêmica que permita ao ser humano entender a si mesmo, seu papel neste planeta e a mudar sua ótica social e educacional para permitir que a sociedade consiga alcançar patamares superiores de desenvolvimento.
Mudar mentalidades e práticas: um imperativo
A crise climática é a consequência mais evidente, mais imediata e mais ameaçadora do modelo industrial, produtivista e consumista em que se baseia a nossa economia e o modo de vida que levamos. Não se trata de algo conjuntural, mas de esgotamento de um sistema que tem como motor o ter e o acumular, ou seja, um desenvolvimento que tem como pressuposto básico o crescer, crescer mais, sem parar, sem respeitar limites naturais, tudo para concentrar riquezas. Como condição para desenvolver, não importa a destruição ambiental que possa provocar, nem que a geração de riqueza seja, ao mesmo tempo, geração de pobreza, exclusão social, desigualdades de todo tipo. O aquecimento global e a crise do clima são, por isso, expressões de uma inviabilidade intrínseca desse desenvolvimento. Tanto de um ponto de vista ambiental como social, não dá para tornar sustentável tal desenvolvimento. Não importa o lugar que ocupamos neste planeta único e finito, o fato é que precisamos mudar. Esse é, hoje, um imperativo ético, de vida; está em questão a integridade da vida e de sua visceral relação com o meio ambiente, e, portanto, da humanidade inteira.
Astronomia no Zênite
O site Astronomia no Zênite esclarece diversas dúvidas sobre a nebulosa ciência dos astros. Logo abaixo do título do site há uma linha onde o primeiro nome que aparece é o da seção Meu céu. Lá é possível ficar por dentro das datas e horas de passagens de satélites, crepúsculos, nascer e ocaso do Sol e da Lua, tudo isso de acordo com a cidade escolhida. Para saber mais sobre constelações e planetas, basta clicar em Céu do mês e ler as sugestões de José Roberto V. Costa sobre os melhores eventos astronômicos. O visitante também pode aprender a reconhecer as constelações no céu noturno; para isso, conta até com o auxílio de um gráfico.
A vida melhor no futuro
O episódio recente dos seis jovens assassinados por traficantes a caminho de uma cachoeira, que ainda foram torturados antes de morrer, é apenas a tragédia da vez entre tantos outros crimes hediondos que pipocam nos noticiários todos os dias. Tais tristes e vergonhosos acontecimentos dão a impressão de que, a despeito dos avanços tecnológicos, o homem continua vivendo sob o signo da barbárie.
África e africanidades
Durante o ano passado, o músico e escritor Chico Buarque declarou sua repulsa por uma parte da população brasileira que busca suas origens europeias e se esquece de suas origens africanas. De fato, a consulta feita pelo IBGE em 1999 traz 54% de brasileiros declarando-se brancos, enquanto 45% se dizem negros ou pardos. Ou seja, em um país colonizado por europeus que foram buscar a força de trabalho majoritariamente nos escravos africanos, a miscigenação dos dois grupos ainda é um tabu. O compositor de olhos cor de ardósia reclamava do preconceito que tenta esconder uma realidade que deveria ser, ao contrário, comemorada: a influência negra no Brasil é fator essencial para o desenvolvimento da nossa cultura, diversa e ao mesmo tempo abrangente.
Diálogo na educação popular e na educação ao longo da vida
Formação de ProfessoresA educação popular proposta por Paulo Freire, voltada ao diálogo e à libertação, pode se aproximar da educação ao longo da vida, desde que esta não atenda aos interesses dos empresários que pretendem apenas obter mão de obra barata e acrítica.
Modismos em Educação Ambiental
Glória Cristina Cornélio do Nascimento