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A valorização do negro para uma sociedade menos desigual

A fim de fomentar a discussão sobre Dia da Consciência Negra, o Portal da Educação Pública realizou uma entrevista com Cristina Lopes, que trabalha com desenvolvimento local e questão racial no Ibase - Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas.

Multiculturalismo e suas implicações na educação
Formação de Professores

Os novos paradigmas socioeducacionais são permeados por práticas que retratam o contexto histórico. Os desafios, os encontros e desencontros da educação da atualidade são pontos de partida de uma práxis pedagógica em que professores e alunos sentem a necessidade de um eixo de interseção no qual a aprendizagem afetiva e efetiva aconteçam no espaço educacional e transmutem essa dimensão, sendo incorporadas ao cotidiano de cada indivíduo.

O sucesso dos pré-vestibulares sociais

Todas as pesquisas que analisam o grau de empregabilidade de uma população indicam que o nível de escolaridade tem grande influência. Assim, portadores de diploma de nível superior têm mais facilidade de obtenção de emprego do que aqueles que apenas concluíram o Ensino Médio. Por outro lado, à medida que o país se desenvolve, cresce a demanda por profissionais altamente especializados em determinadas áreas. Como o mercado é dinâmico, é também necessário atentar para a necessidade de formação de pessoal com capacidade de mudar de área, realizando cursos de curta duração.

Prosa prazenteira

Para ler ouvindo Chovendo na roseira, de Tom Jobim

Processo avaliativo: reflexões sobre as novas tendências na educação e a necessidade de repensar a avaliação nas escolas

A promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96) já completou seu decênio; muitos de seus artigos durante esse período foram reestruturados e consolidaram diversas melhorias e adaptações na educação; já se passaram também mais de três decênios desde a promulgação da lei anterior (5692/71).

Das partes ao todo: possibilidades de extrapolação da interdisciplinaridade para além do ambiente educacional
Formação de Professores

O presente ensaio trata da presença da interdisciplinaridade e de sua importância no nosso cotidiano, em que pode ser considerada uma estratégia de libertação e inovação das formas de conhecer. Para tanto, foram confrontadas três obras de três autores diferentes, Bell Hooks, Edgar Morin e Ivani Fazenda, foram tecidos os sustentáculos argumentativos deste ensaio e elaborada uma escrita crítica sobre a apresentação da interdisciplinaridade no nosso meio e de como ela pode se estender para um cenário além da sala de aula.

LEI Nº 9.433, DE 8 DE JANEIRO DE 1997

Institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, regulamenta o inciso XIX do art. 21 da Constituição Federal, e altera o art. 1º da Lei nº 8.001, de 13 de março de 1990, que modificou a Lei nº 7.990, de 28 de dezembro de 1989.