Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: quando o brasil foi descoberto
Limpar filtros
DANTE MILANO : UM SALMO PARA UM TOURO ESQUECIDO

Que exista Bandeira, tudo bem. Drummond, idem. Nada contra Ferreira Gullar. Mas nem só de Castro Alves, Mário Quintana e João Cabral de Melo Neto, vive a nossa poesia. É fundamental que se acorde para as demais vozes de nossa literatura. Isso de ficar iconizando este ou aquele artista mais parece coisa de futebol: Zico é melhor do que Pelé que era melhor do que Garrincha etc. etc. etc. A cultura do the best entranhada em nossas veias. Por isso proponho aqui outro nome, outra voz, outra escrita, enfim, outra lembrança: Dante Milano (1889-1991). Sem rótulos, arriscaria dizer: do melhor modernismo e praticamente inclassificável. Adeus, vestibulares do Brasil. Leia:

Estante Virtual

Para quem realmente gosta de leitura, tirar uma tarde para ficar passeando pelos sebos do Centro do Rio de Janeiro é um programão. Naqueles corredores estreitíssimos cobertos de livros, é irresistível sentar-se no banquinho baixo e passar horas lendo pequenos trechos de diversos volumes que aparecem à nossa frente.

Filme Histórico: Uma Luta Estética e Ideológica

A concepção heroica e pomposa da história, os grandes vultos, a história pacífica são, quase sempre, as características encontradas nos filmes históricos brasileiros, independentemente de qualquer pressão governamental. Basta lembrar que todos os temas dos filmes anteriores ao Cinema Novo, voltaram nas últimas décadas. Por exemplo: em 1917 temos um Tiradentes, ou O Mártir da Liberdade, e em 1977 vemos o lançamento de um O Mártir da Independência, Tiradentes de Geraldo Vietri. Diferenças técnicas à parte, é possível dizer que estes filmes trazem o mesmo tratamento em relação ao tema: valorização do herói. Por isso, não podemos dizer que as formulações da estética e da visão ideológica, que embasam a realização de filmes históricos, sejam de responsabilidade dos governos. Na verdade, há um complexo mecanismo através do qual se impõem tanto a visão histórica quanto a visão estética presentes nos filmes.

Os gêneros de texto

É muito importante o aluno ter contato com os diferentes gêneros textuais e para esse trabalho dar certo é preciso levar para a escola o repertório e os produtos da cultura local, que às vezes nós discriminamos. A receptividade do professor é um ponto essencial, é preciso ter flexibilidade para trabalhar usando os diferentes tipos de texto.

Detetives do passado

Um grupo de professores e pesquisadores do Núcleo de Documentação, História e Memória da Escola de História da UNIRIO criou este site, que propõe oficinas para levar os estudantes a investigar aspectos do passado curiosos ou pouco abordados.

Desafios para a Educação Básica
Política Educacional