Biblioteca
Filtrar os artigos
Jogo didático para o ensino de Física no contexto da deficiência intelectual
Física e Educação Especial e InclusivaÉ importante que a escola colabore com o desenvolvimento de alunos com deficiência e ofereça uma educação de qualidade. A utilização de recursos didáticos que atendam às suas especificidades é fundamental e o professor pode colaborar bastante. Neste trabalho apresentamos o jogo Passeio Elétrico, que foi utilizado por aluna com laudo de deficiência intelectual no 3o ano do Ensino Médio. É um jogo de tabuleiro no qual são trabalhadas habilidades e competências do ensino de Física selecionadas a partir do conhecimento do comprometimento intelectual da aluna. O recurso foi utilizado na sala de atendimento especializado; obtivemos dados preliminares em relação à contribuição para seu aprendizado. Os resultados demonstram que ela obteve bom desenvolvimento e foi motivada pelo recurso didático, considerado inclusivo.
Elaboração e aplicação de jogo didático com temática ambiental: o aquecimento global como tema transversal no ensino de Termodinâmica
Ecologia e Meio Ambiente, Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaA criação de um jogo de tabuleiro pode contribuir para o estudo de temas de meio ambiente, por motivar os alunos e toda a comunidade escolar, despertando o interesse para assuntos que, de outra forma, não seriam atraentes.
A importância dos jogos no ensino de Matemática no Ensino Fundamental II
Matemática e Vivências de Sala de AulaA pesquisa tem como finalidade investigar a importância dos jogos nas aulas de Matemática como ludicidade, princípio importante no ensino matemático. O objetivo deste trabalho é destacar a importância de ensinar Matemática por meio dos jogos, em uma perspectiva contemporânea, pois eles ajudam o aluno a progredir para uma aprendizagem significativa. O trabalho traz reflexões em torno da atual prática dos professores de Matemática das séries finais do Ensino Fundamental de ensinar conteúdos matemáticos por meio de jogos, deixando de lado a imagem da Matemática como um bicho de sete cabeças.
O ensino de Ciências Humanas Sociais e Aplicada nas séries iniciais e seu novo currículo do Estado de São Paulo frente à Pedagogia Histórico-Crítica
Educação InfantilO artigo trata da versão do currículo de São Paulo para o ensino de Ciências Humanas nas séries iniciais, frente à Pedagogia Histórico-Crítica. No currículo há uma inversão do processo de ensino-aprendizagem em relação ao “que ensinar”, já que toda sua construção está pautada em competências e habilidades. A produtividade da negação do ensino público continua a vicejar. A Secretaria do Estado da Educação afirma que houve adesão de mais de 600 municípios e, claro, isso atinge em especial classe trabalhadora, que sofre com todo o desmonte. Como resultado, o Currículo Paulista responsabiliza o aprendizado dos discentes à classe docente.
A condição autoral em vias de extinção: o plágio no universo escolar e acadêmico
Formação de ProfessoresAs facilidades trazidas pelo mundo digital podem ser utilizadas de forma oportunista, irresponsável, criminosa, pelo desrespeito à produtividade intelectual: é o plágio, em suas várias formas. O Código Penal Brasileiro prevê punições para os que o praticam e existem programas de computador que ajudam a identificar essa prática, mas o primeiro passo tem que ser dado por professores de todos os níveis de ensino.
Dificuldades de aprendizagem de crianças com TDAH nas séries iniciais do Ensino Fundamental
Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil e Vivências de Sala de AulaO presente artigo aborda o desafio dos educadores ao lidar com dificuldades de aprendizagens de alunos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) nos anos iniciais. O aporte teórico elenca ideias para o melhor entendimento e atuação docente no transtorno em questão. A metodologia foi de pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica, reunindo autores e documentos sobre o assunto e teorias que auxiliem o professor no processo de aprendizagem da criança com TDAH. Foi possível inferir a importância do conhecimento dos educadores sobre o transtorno para que a sua prática na sala de aula ocorresse de forma adequada, respeitando o desenvolvimento e as capacidades de cada criança e promovendo seu pleno desenvolvimento de forma eficaz e significativa.
Algumas considerações sobre a Educação Inclusiva e as novas exigências para a formação de professores
Educação Especial e Inclusiva e Formação de ProfessoresA Educação Inclusiva ainda se constitui num desafio a ser superado, uma vez que nem todas as escolas estão preparadas para receber todos os alunos, contrariando o que determina a legislação educacional. Esse tema suscita reflexões no cenário educacional atual, proporcionando questionamentos sobre as novas exigências para a formação de professores, as práticas inclusivas no cotidiano, a superação de barreiras que inviabilizam a implementação de uma educação realmente inclusiva.
A construção da globalização no Brasil – traços históricos
Alicerce filosófico e a realidade social paralela urbana brasileira: Keynes imaginou a extinção do lucro, devido e prosperidade e segurança material crescente em 1930, mas houve uma mudança brusca que impossibilitou a sua teoria. A grande depressão fez com que o homem de negócios se tornasse uma figura mais previsível, monótona, sintetizada por Sloan Wilson como “o homem do terno de flanela cinza”.
A importância da família e da tecnologia na Educação Especial
Educação Especial e InclusivaEsta pesquisa apresenta uma reflexão sobre a inclusão digital no Brasil, como a inclusão social e o uso de recursos de informática na educação e na prática docente. Os profissionais de tecnologia também são importantes nesse processo inclusivo. O artigo demonstra a importância do conhecimento na era da informação, para garantir o acesso universal e a igualdade social. A metodologia adotada para a construção do objetivo deste estudo baseou-se na pesquisa bibliográfica. Os resultados desta pesquisa indicam que os professores utilizam os recursos apenas como instrumento de seu trabalho, sem considerar as potencialidades pedagógicas. A pesquisa relaciona algumas formas de inclusão digital e os usos da tecnologia nas escolas.
A formação do docente da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na jurisdição da Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina/MG
Formação de ProfessoresEste estudo visou conhecer o perfil dos docentes de duas escolas da Rede Estadual de Educação Profissional de Minas Gerais sob a jurisdição da Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina, especialmente no que se refere à formação acadêmica e à habilitação para ministrar disciplinas dos cursos técnicos. A autora é analista educacional da equipe pedagógica da SRE Leopoldina e analisa a Resolução SEE-MG nº 3.435/17.