Biblioteca
Filtrar os artigos
A experimentação no ensino de Ciências – reações químicas no Ensino Fundamental
Química e Vivências de Sala de AulaO objetivo do presente relato de experiência é descrever as atividades experimentais desenvolvidas com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da Educação Básica do Município de Rubim/MG, em Ciências, envolvendo conteúdos relacionados às reações químicas e tipos de reações químicas.
Gustavo Capanema
Mais conhecido pelo nome do edifício-sede do Ministério da Educação, no Castelo, Rio de Janeiro, Gustavo Capanema foi o homem que representou a política e os ideais do Estado Novo na cultura e na educação brasileira, nesse período. Capanema foi ministro da Educação e Saúde de Vargas, entre os anos de 1934 a 1945, quando realizou obras importantes, entre as quais se destaca a criação de órgãos nacionais como a Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Secretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) e o Instituto do Livro.
A inclusão no ensino e na aprendizagem em Matemática
Matemática, Educação Especial e Inclusiva e Formação de ProfessoresO ensino e a aprendizagem de conteúdos que fazem parte da matriz curricular de Matemática no ensino regular vêm sofrendo modificações com o passar dos anos – e a inclusão de alunos com deficiências e com necessidades educacionais especiais também. Algumas metodologias são utilizadas a fim de oportunizar ao aluno aprendizagem adequada. O objetivo desta pesquisa é demonstrar quais atividades já foram empregadas nas salas de aula e propiciaram inclusão dos alunos surdos, além de analisar a promoção e as inovações encontradas no ensino-aprendizagem da disciplina.
Aplicativo para dispositivos móveis no ensino de Geometria Plana
Computação e Tecnologias e MatemáticaDiante das dificuldades vivenciadas no processo de ensino e aprendizagem da Geometria Plana, do avanço tecnológico refletido nos últimos tempos e do crescente número de pessoas que aderem à internet como fonte de pesquisa, foi construído um aplicativo para dispositivos móveis sobre triângulos e suas propriedades de forma a favorecer o ensino; ele reúne materiais de qualidade acerca do tema, propiciando ganho de tempo e segurança quanto à confiabilidade das informações. Foi feita uma pesquisa com 26 alunos, e o projeto obteve aprovação e se mostrou importante como fonte de estudos por jovens da Educação Básica.
Uso de ferramentas digitais no ensino de Astronomia e Cosmologia para a Educação Básica
Astronomia e FísicaEste artigo propõe o uso das TDIC em atividades de ensino que envolvem Astronomia e Cosmologia no Ensino Médio. Diante de algumas coleções que abordam o conteúdo de Ciências da Natureza, em livros didáticos aprovados pelo PNLD, notou-se a necessidade de trabalhar alguns temas com mais profundidade de modo que permitam mais interatividade entre os alunos e uma fonte de consulta para os professores. Com o intuito de oferecer subsídios e materiais de apoio para educadores, foram elaboradas algumas atividades que fazem uso de recursos digitais disponibilizados de forma gratuita na Internet.
Análise dos livros didáticos de Ciências e o enfoque CTS: mapeando os elementos da Natureza da Ciência na Coleção Teláris
Vivências de Sala de AulaEste artigo apresenta uma análise dos livros didáticos utilizados nos anos finais do Ensino Fundamental no município de Ouro Branco/MG. Foram analisados quatro volumes da Coleção Teláris, aprovada pelo PNLD e utilizada no ensino de Ciências. O objetivo foi analisar a presença dos pressupostos do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) para a dimensão da natureza da ciência nesses livros didáticos. Nesse sentido, o estudo teve o intuito de responder à seguinte questão norteadora: os livros didáticos de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental (Coleção Teláris – 6º ao 9º ano) utilizados no município de Ouro Branco/MG contemplam o elemento da Natureza da Ciência no enfoque CTS? A principal metodologia adotada foi a pesquisa documental, descritiva quanto aos fins e qualitativa quanto à abordagem. Os resultados mostraram forte evidência da categoria contextualização (59,1%) e da Natureza da Ciência (27,98%), o que demonstra a interconexão da ciência com sociedade e tecnologia. O estudo mostra a importância do livro didático e da abordagem CTS para o currículo de ciências, contribuindo para a formação de cidadãos capazes de utilizar o conhecimento em prol da sociedade, como agentes de mudanças.
Abordagem STEAM: uma proposta de letramento científico em contexto de Educação Infantil
Educação InfantilDiante do desafio de buscar diferentes práticas do ensino de Ciências que se contraponham ao olhar tradicional de uma educação mecanicista e reprodutora de conteúdo está a abordagem STEAM. Nessa perspectiva, o presente estudo procurou, por meio da revisão de bibliografia dos últimos dez anos, compreender o ensino de Ciências na Educação Infantil voltado para o letramento científico e para abordagem STEAM. Os resultados apresentados contribuíram para a legitimação de abordagens criativas, propondo vivências e experiências significativas para o ensino de Ciências.
Avaliação da aprendizagem e a Educação a Distância: um estudo quanto às necessidades de novas formas avaliativas
Física, Avaliação e Educação a DistânciaEste artigo evidencia o processo de avaliação da disciplina de Física, com ênfase na Educação a Distância, necessária devido à pandemia de coronavírus neste momento. Diante disso, este trabalho tem como objetivo geral analisar a necessidade de uma avaliação diferenciada a ser desenvolvida ao longo do processo de ensino. O método escolhido para o estudo foi a pesquisa bibliográfica. O resultado obtido foi a proposta de um plano de avaliação formativa com uso de recursos externos às salas de aula.
A percepção da sociedade e conhecimento da legislação ambiental
O Núcleo de Estudos em Percepção Ambiental (NEPA), coordenado pelo prof. Roosevelt, em parceria com o curso de Direito – do qual os demais autores fazem parte –, estruturou e aplicou uma pesquisa de percepção ambiental a 1.028 cidadãos da Grande Vitória e alguns municípios do interior do Estado do Espírito Santo. A equipe de pesquisadores para aplicação dos questionários era formada por alunos do curso de Direito, numa ação inédita no estado. Neste trabalho são apresentados os resultados da pesquisa realizada; a partir deles, é possível identificar e quantificar indicadores do nível de conhecimento ambiental da sociedade, formando um importante banco de dados pelo qual poderão ser definidas intervenções preventivas e corretivas a serem realizadas por programas de Educação Ambiental. Tal banco de dados, que os autores pretendem ampliar com informações de outros estados, propicia a discussão de não-conformidades do conhecimento ambiental da sociedade, aspecto diretamente ligado ao perfil de cidadania ambiental. O NEPA, ligado à Faculdade Brasileira – Univix, de Vitória, foi criado em 2003 e vem se dedicando à análise da percepção ambiental em segmentos formadores de opinião, recebendo o apoio de empresas instaladas no estado; essas empresas oferecem bolsas de iniciação científica para alunos ligados ao Núcleo e cobertura de despesas de participação de estudantes e professores em eventos técnicos e científicos.
Uso de TDIC durante o ensino não presencial no programa Se Liga na Educação
Educação a Distância, Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaDiante da urgência pedagógica gerada pela pandemia da covid-19 entre 2020 e 2021, a educação demandou adaptações nas metodologias ativas utilizadas. Tendo como preceito constitucional que a educação é direito de todos e que o Estado deve ofertá-la, este estudo tem como objetivo apresentar uma solução encontrada pelo governo de Minas Gerais para minimizar as desigualdades educacionais geradas no período de isolamento: a utilização das TDIC. Este artigo relata experiências aliadas ao esforço de uma equipe de especialistas, jornalistas e técnicos na produção do programa Se Liga na Educação.