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Educação policiada

Contra toda discussão acerca da desmilitarização das polícias militares no Brasil, a qual resultou na PEC-51, é curiosa a saída do Estado de Goiás para diminuir as violências nas escolas. Nesse estado, as autoridades optaram por transformar dez escolas públicas em colégios militares ainda em 2014. O governo de lá simplesmente aumentou para 19 o número de escolas que terão a mesma hierarquia e disciplina que, guardadas as devidas proporções, não funciona tão bem nos quartéis. A ação, contudo, dentre outras, levanta questões.

A educação na Catalunha em 2013

A Catalunha, desde 2008, aumentou em 2,1% os alunos que obtêm o ensino secundário obrigatório e em 5,5% os jovens de 20 a 24 anos que fazem estudos secundários pós-obrigatórios e em 7,6% os jovens que continuam no sistema. A percentagem dos jovens que abandonam o ensino primário se reduziu a 9,2. O sistema educacional conseguiu que hoje haja mais alunos que concluam e que alcancem no mínimo o ensino secundário pós-obrigatório. A evasão se reduziu em 9,2% entre os anos de 2008 e 2012; a média espanhola foi de 7% e a europeia 2,1%.

Muito além do que somos

Qual é o nosso verdadeiro tamanho em relação ao desenvolvimento humano? Será que somos potencialmente maiores e bem pouco se enxerga a respeito? Não ver o prêmio futuro pode causar desânimo e até oposição frente ao exigido e essencial exercício do crescimento que se tem no presente? Nada é de graça! Isso pode nos levar a perceber tal possibilidade de avanço para que o estímulo resultante nos impulsione em direção a um nível evolutivo sem precedentes, superando as lentas passadas com as quais temos caminhado pela estrada da vida.

Metodologia de ensino da Literatura

Lívia Cristina Pereira de Souza

A musa diluída

Neste mês de fevereiro, o mais agitado do ano para os cariocas, quero indicar um livro muito especial e que não tem nada a ver com carnaval. É um presente aos poetas e aos que gostam de poesia. Trata-se de A musa diluída, de Henrique Rodrigues (Record, 2006).

O Plano Ceibal e suas perspectivas na educação uruguaia

O objetivo do livro Plan Ceibal e inclusión social – perspectivas interdisciplinarias é divulgar os resultados de três pesquisas financiadas pelo Programa de Projetos de Pesquisa orientados para a inclusão social da Comissão Setorial de Pesquisa Científica (CSIC) da Universidade da República Oriental do Uruguai no ano de 2008. Trata-se de três equipes interdisciplinares cujas investigações abordam a contribuição do Plano Ceibal para a inclusão social a partir de diferentes problemas e perspectivas.

Recontando

Um jornal feito por crianças, para o interesse das crianças. E com visual de site para crianças. Esse é o Recontando, cujo slogan é “Jornalismo na medida das crianças”. É um site novo, tão novo que até a seção Nossa história ainda está vazia...

Etnoconhecimento e a escola para um futuro sustentável

Glória Cristina Cornélio do Nascimento

Mujica na ONU: “Nada vale mais que a vida”

Em 2013, José Alberto Mujica Cordano, conhecido popularmente como Pepe Mujica, presidente do Uruguai, fez um discurso na ONU que leva a pensar muito. Aqui está.