Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Botânica; Ecologia e Meio Ambiente; Oceanografia; Zoologia
Limpar filtros
Resgate de brinquedos e brincadeiras pelas disciplinas de Ciências e Arte nos anos finais do Ensino Fundamental
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências, Química, História, Sociologia, Vivências de Sala de Aula, Artes Plásticas e Educação Artística

A interdisciplinaridade é muito importante no contexto da educação, visto que a partir dela podemos favorecer uma aprendizagem mais próxima ao contexto dos estudantes e mostrar-lhes que o conteúdo não é fragmentado e está somente presente no contexto escolar. A partir das disciplinas de Ciências e Arte, foi elaborado uma disciplina interdisciplinar que aborda conceitos de ambas por meio do resgate de brincadeiras e brinquedos, além da confecção de alguns brinquedos utilizando materiais recicláveis. O trabalho é uma pesquisa participante, cujo objetivo é analisar uma disciplina interdisciplinar com o foco no resgate de brincadeiras e brinquedos.

Popularizando a vida existente em uma gota de água, com ênfase nos (micro)invertebrados, por meio de kits educativos
Ecologia e Meio Ambiente, Oceanografia, Zoologia, Biologia e Biociências e Vivências de Sala de Aula

Em meio à dificuldade de compreensão sobre as formas de vida microscópica, em virtude da existência de vários laboratórios de Ciências precários em escolas públicas do Nordeste brasileiro, foi idealizado um laboratório didático itinerante para difusão da vida existente em uma gota d’água. É apresentado neste artigo um sistema de popularização científica da (micro)vida existente na água por meio de kits educativos, com ênfase nos invertebrados microscópicos. Tais kits apresentam particularidades que os tornam estimulantes e investigativos, por meio de seus utensílios típicos de um laboratório de Ciências.

Produção de papel-semente: uma alternativa para desenvolver a Educação Ambiental no meio escolar
Ecologia e Meio Ambiente

O presente estudo abordou a prática pedagógica de produção de papel-semente a partir do papel reciclado como forma de desenvolver a Educação Ambiental no contexto escolar, demonstrando a importância da reciclagem do papel para reduzir a geração de resíduos sólidos e tornar a escola um ambiente mais sustentável. O trabalho foi desenvolvido por alunos de uma escola pública de Ensino Médio em Tempo Integral na cidade de Penaforte/CE. A produção do papel-semente ocorreu reciclando o papel descartado nas salas e com peneira, balde, esponjas, panos, liquidificador, papel e sementes de uso culinário.

Sobre a elaboração de uma sequência didática acerca da agricultura urbana
Botânica, Ecologia e Meio Ambiente, Saúde, Vivências de Sala de Aula e Espaços Urbanos

Esta sequência didática trabalha com o tema agricultura urbana com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Nessa fase, muitas vezes, os alunos não possuem o costume de se alimentar de forma saudável – muito menos sabem a origem dos alimentos que comem. A iniciativa, portanto, busca criar nos alunos tal consciência, além de apresentar a eles os malefícios do uso de agrotóxicos e práticas alternativas sustentáveis para a alimentação. O projeto consiste em quatro etapas: pesquisa (sondagem), aula expositiva (conteúdo teórico), excursão (visita, conteúdo prático), e construção (finalização do projeto com atividade voltada para a prática).

O ensino de Microbiologia na Educação Básica: um relato de experiência na interface escola-universidade
Ecologia e Meio Ambiente, Zoologia, Saúde, Vivências de Sala de Aula e Outras Mais Específicas

Neste estudo, trabalhamos o tema "Microrganismos no dia a dia, higiene e saúde na escola" em três momentos: na escola, onde foi realizada uma palestra inicial sobre o tema, com observação em microscópio caseiro de laser montado na sala de aula; coleta de material em diferentes superfícies e armazenamento para cultivo e identificação; e visita à Faculdade de Odontologia da UFRGS, com observação das placas com colônias de microrganismos coletados na escola. Foi possível identificar que muitos dos estudantes tiveram o primeiro contato visual com os microrganismos.

O ensino em Zoologia no período remoto: uma análise do Plano de Estudo Tutorado de Minas Gerais
Zoologia

No período pandêmico de 2020, novas estruturações para o ensino remoto foram criadas. Na tentativa de contemplar os estudantes, o Estado de Minas Gerais desenvolveu o Plano de Estudo Tutorado (PET). Este artigo analisa os PET destinados ao Ensino Fundamental I para o conteúdo de Zoologia, utilizando a metodologia proposta por Vasconcelos e Souto. Os dados apontam para a superestimação das relações morfofisiológicas dos animais em detrimento de demandas atuais, além de baixa qualidade das figuras utilizadas no documento e repetição dos exercícios, sugerindo possível reanálise do conteúdo abordado, conceitual e figurativamente.

Protagonismo dos estudantes na mobilização da comunidade escolar para ações de impacto ambiental positivo na escola
Ecologia e Meio Ambiente e Vivências de Sala de Aula

A urgência frente às questões climáticas atuais privilegia práticas e reflexões envolvendo a Educação Ambiental na escola. Nesse sentido, um dos desafios do educador é encontrar estratégias pedagógicas que promovam sentidos nos estudantes e os provoquem a propor soluções possíveis para problemas ambientais locais. O estudo de caso aqui apresentado aconteceu em um colégio estadual localizado no litoral norte do Estado do Rio de Janeiro, protagonizado por 21 alunos do 3º Ano do Ensino Médio Integral. Os alunos prepararam três projetos de intervenção.

Construção e interpretação de árvore filogenética usando modelo tridimensional
Zoologia, Biologia e Biociências e Vivências de Sala de Aula

Este artigo descreve uma experiência de aplicação de sequência didática com discentes de uma escola pública do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo da sequência didática foi, por meio de uma atividade investigativa e de construção de modelos tridimensionais de árvores filogenéticas, proporcionar aos alunos a aprendizagem de como interpretar corretamente uma árvore filogenética e identificar que ela expressa uma hipótese evolutiva dos seres vivos que estão nessa árvore. O uso do modelo tridimensional contribuiu para que os alunos pudessem perceber o objetivo de construir uma árvore filogenética.

O uso do fanzine como recurso pedagógico para a produção de conhecimento e divulgação científica do tema água
Ecologia e Meio Ambiente

Esta pesquisa é qualitativa do tipo pesquisa-ação sobre a produção de conhecimento e divulgação científica do tema “água”, a partir da aplicação de uma sequência didática de vivências educativas intitulada “Conhecendo aspectos importantes sobre a água”, desenvolvida como proposta de intervenção pedagógica e discutida na disciplina Divulgação Científica do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima. Foram utilizados como instrumentos de registro a produção escrita das histórias e a confecção dos fanzines relativos ao tema. Participaram da pesquisa 25 alunos de 2° ano do Ensino Fundamental em escola pública de Roraima.

A diversidade pretérita e evolução no ensino de Biociências: uma análise de aplicação do PaleoGame
Botânica, Ecologia e Meio Ambiente, Oceanografia e Zoologia

Dentre os conteúdos de Biociências está a Paleontologia, que oferece o conhecimento de tempos pretéritos aos alunos. Logo, questionou-se: como os jogos podem auxiliar no ensino de Paleontologia? Diante dessa narrativa, o relato de experiência discute a aplicação de um jogo didático com a finalidade de oferecer estratégias de ensino do tema, além de promover discussões e relatos durante o decorrer da prática. O jogo foi considerado importante para os processos de ensino, pois contribuiu para três grandes eixos de temas: o jogo, diversidade pretérita, Paleogeografia e tempo geológico.