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Categoria de Ensino: Antropologia; Arqueologia; Comunicação; Direito; Economia; Filosofia; Geografia; História; Psicologia; Sociologia; Teologia
Limpar filtrosCrioulos (pretos ou branqueados) na iconografia nacional dos séculos XVIII/XIX
HistóriaAs artes plásticas no Brasil traduziam a discussão sobre a miscigenação do povo brasileiro, um tema que até hoje provoca discussões acaloradas, incluindo o desejo de branqueamento da população por parte das elites.
Nietzsche, o leitor e a vontade de poder
Comunicação e SociologiaComeço este artigo com uma provocação de Roland Barthes:
História da língua portuguesa: formação e implantação de uma língua navegante
ComunicaçãoA língua constitui um sistema vivo de comunicação que privilegia a mútua compreensão e entendimento de um determinado povo. Ao adentrar o estudo de uma língua, estudam-se os fatos do contexto histórico e os acontecimentos que promoveram, direta ou indiretamente, sua origem. No que diz respeito à história da língua portuguesa, faz-se necessária uma busca histórico-geográfica desde sua origem até sua implantação no Brasil.
O prazer de ler
História, Formação de Professores, Instituição Escola, Artes Plásticas e Língua Portuguesa e LiteraturaEste artigo pretende apresentar a importância da leitura para o desenvolvimento do indivíduo e a importância de promover o gosto pela leitura. Fala da magia, da paixão pela leitura, pelas histórias e pelos livros. Leitura... Palavra mágica que proporciona informação, formação, crescimento, atualização do individuo e, sobretudo, prazer.
A nova geopolítica das nações
Economia, Geografia, História e SociologiaFoi a necessidade de financiamento das guerras que esteve na origem desta convergência entre o poder e a riqueza. Mas, desta vez, o encontro dos "príncipes" com os "banqueiros" produziu um fenômeno absolutamente novo e revolucionário: o nascimento dos "Estados-economias nacionais". Verdadeiras máquinas de acumulação de poder e riqueza que se expandiram a partir da Europa e através do mundo, numa velocidade e numa escala que permitem falar de um novo universo, com relação ao que havia acontecido nos séculos anteriores. (Fiori, 2004, 34)
Contrassenso e/ou paradigmas?
HistóriaNossa proposta é tocar, talvez até reunir estudiosos do assunto nas várias áreas do saber com o propósito formar uma equipe interdisciplinar para discutir caminhos, direções que sejam capazes de configurar novas diretrizes para a escola. Acreditamos ser possível pensar, construir, desenhar uma história que ilumine os problemas sociais e socioculturais que afligem a sociedade urbana fluminense de hoje.