Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Artes Plásticas; Cidadania e Comportamento; Cinema, Teatro e TV; Dança; Educação Artística; Educação Física; Folclore e Datas Importantes; Fotografia; Língua Estrangeira; Língua Portuguesa e Literatura; Música; Outras Mais Específicas
Limpar filtros
O ser professor
Outras Mais Específicas

Um projeto de país democrático, participativo, justo e sustentável só é possível se o sistema educacional e os sistemas que gerem os “comuns” da sociedade estiverem no centro do debate.

No ar, nova edição da Revista EaD em Foco
Outras Mais Específicas

Nova edição da Revista EaD em Foco traz artigos que reafirmam a Educação a Distância como instrumento de democratização do ensino no Brasil.

Corrupções escolares
Cidadania e Comportamento

Abismo de classe, abismo de gênero
Cinema, Teatro e TV e Outras Mais Específicas

“Que horas ela volta?” discute relações familiares e de classe que podem se tornar explosivas e aborda questões de gênero ao mostrar que o esforço cabe sempre às mulheres – e os homens vivem à margem, sem consciência dos seus privilégios.

Considerações sobre o ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para alunos surdos
Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores e Língua Portuguesa e Literatura

O ensino de Língua Portuguesa para alunos surdos possui características específicas em função do processo de aprendizagem desses estudantes. Como a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a língua inicial dessas pessoas, ela deve ser o ponto de partida para outras aprendizagens.

Saúde é um direito, não um favor
Cidadania e Comportamento

Um graduando da área de Saúde percebe como o SUS precisa ser humanizado, privilegiando a preservação da saúde na comunidade, pois a saúde deve ser garantida a todos e não usada como moeda de troca em períodos eleitorais.

Um Rio de Janeiro da cidadania
Cidadania e Comportamento

O respeito à diferença ajuda a construir a cidadania, valorizando o coletivo em detrimento da privatização que tem sido praticada nos últimos tempos, que incentiva a segregação racial, religiosa e política que chega à intolerância.

Os desafios para o ensino da língua portuguesa
Língua Portuguesa e Literatura

Ideologia racial brasileira: o racismo subjacente nas histórias em quadrinhos
Cidadania e Comportamento

O preconceito com a raça negra exibido em alguns trabalhos paradidáticos comprova a perspectiva veladamente eurocêntrica que coloca o negro em atitude passiva em relação à escravidão e a Abolição como um favor feito pelos brancos.