Edição V. 10, Ed. 39 - 26/10/2010
Cidade surda
Como se fosse um Godzilla, o Rio de Janeiro cresceu mais do que devia. É uma metrópole gorda metida em um corpinho de província, e isso causa certo desconforto. Aliás, vários desconfortos. Para mim, um dos maiores incômodos de viver no Rio são os barulhos que essa cidade gera. São milhões de pessoas querendo ouvir música, querendo se comunicar, propagandear alguma ideia ou algum produto, vender o seu peixe. Quem já foi à feira sabe como um vendedor de peixe faz barulho, e é justamente por isso que eu me incomodo: os decibéis da cidade são inversamente proporcionais ao nosso direito de tranquilidade.
Leia este artigoCrítica de O trovador solitário, de Arthur Dapieve
Dizer que eu, pela geração a que pertenço, sou fã da Legião Urbana e do Renato Russo é quase um lugar-comum. Não conheço quase ninguém, de vinte e poucos a trinta e poucos anos, que não goste ou que não conheça alguma coisa da obra deles. E volta e meia volto a ouvir os CDs e até os discos de vinil da Legião que eu ainda tenho. Há uns dois anos, motivada pelas homenagens que lembravam os dez anos de falecimento do Renato, comprei a biografia Renato Russo, o trovador solitário, de Arthur Dapieve, colunista do jornal O Globo. Coloquei o livro na estante e ele lá permaneceu até o mês passado, quando decidi concretizar o desejo e começar a leitura. Que foi bem rápida, por sinal.
Leia este artigoConceito, pedagogia e tecnologia – bases de um bom educador
Para ser um bom profissional de educação, é preciso ter bases sólidas de conhecimento conceitual, pedagógico e tecnológico, não somente construídas separadamente, mas associadas entre si. É nisso que acreditam e pelo que lutam Daniel Fábio Salvador e Roberta Rolando, coordenadores do curso de extensão em Biologia da Fundação Cecierj.
Leia este artigoPrometeu
Peço permissão a todos para dedicar o dia e este poema a André Luiz, meu filho mais velho, que não tem Internet, mas vai recebê-lo. É que no primeiro dia da primavera, o Touro (assim o chamava seu pediatra) fez 40 anos. E ele sabe muito bem o que isso significa.
Leia este artigoPode tirar o “cavalo da chuva” quem tem o “burro na sombra”
Aquele que ainda acredita na maré mansa profissional parou no tempo. Mais: desconectou-se da pujante realidade que toma conta do mercado mundial. Quem aguarda os bons ventos de outrora não vê com a devida clareza o próprio presente nem o futuro. Se a esperança está depositada na brisa suave da acomodação, é melhor preparar-se para a inevitável tempestade das ações permanentes. A evolução não descansa. Logo, qualquer esboço de teimosia frente a tal movimento será penalizado com a frustração, o desânimo e o baixo ganho financeiro. Por outro lado, a recompensa será justa e altamente motivadora se houver empenho na escalada do progresso pessoal no trabalho. De que lado você quer ficar?
Leia este artigoCaracterísticas da escola humana
Primeira: A escola humana não se apresenta como modelo, em que o sujeito vai, escolhe o manequim, veste a (beca) carapuça e sai diplomado, moderno, pronto, preparado para o futuro, nem um pouco preparado para o presente.
Leia este artigoPesquise em nossa biblioteca
Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.
Novidades por e-mail
Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!
Clique aquiArtigos mais lidos no último mês
Educação na imprensa
16/08/24 Sucesso nos rankings de educação
06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem
29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos
29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?
05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças
30/05/23 Sobre o brincar…
15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História
03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?
X da revista
Seção Divulgação Científica
Conversa Sobre Educação
A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.
Veja aqui