Edição V. 11, Ed. 1 - 04/01/2011

Os sonhos de antes, agora

Às vezes, os jornais ou alguma campanha publicitária anuncia que os anos 1960 estão de volta. Acontece que os anos 60 estão no DNA de todo mundo, mesmo já tendo nascido no século XXI. Se a mudança de hábitos, códigos morais e costumes já vinha ocorrendo desde a Primeira Guerra Mundial, a explosão de conceitos dos anos 60 foi como um segundo big bang na formação da cultura mundial: a gênese vinha sendo elaborada, mas a força das manifestações daquela década se faz presente até hoje, em cores, sons, pensamentos e sentimentos.

Leia este artigo

Formalidade e informalidade do professor em sala de aula

Existe uma medida ideal para lidar com os alunos em sala de aula? Como falar a mesma língua que eles sem se confundir com um colega de classe? Qual a postura correta de um professor? Qual o equilíbrio entre a formalidade e a informalidade de um professor em sala de aula?

Leia este artigo

Bate-papo sobre literatura, ensino e divulgação cultural

No final de outubro, a professora doutora Muna Omram esteve na UFF para ministrar o minicurso Literatura, Ensino e Divulgação Cultural, oferecido pelo Programa de Iniciação à Docência do Instituto de Letras.

Leia este artigo

Como se fossem morrer

Sábado passado as pessoas andavam pelas ruas de Natal como se fossem morrer. Os carros zuniam seus motores poluentes, os ônibus lotados freavam bruscamente nas paradas entupidas, os salões de beleza congestionavam, os corredores dos shopping centers latejavam de pessoas percorrendo suas veredas coloridas com montes e montes de sacolas, como se aquele fosse o último presente, a derradeira bijuteria, a blusa definitiva.

Leia este artigo

EducaBrasil

Acessando o EducaBrasil, é possível entrar num espaço voltado para os profissionais de educação e para o público em geral. A Agência EducaBrasil fornece informações por meio de notícias, entrevistas, coberturas, reportagens, resenhas de livros, pesquisas e outros textos jornalísticos, além de fotografias, infografias e gráficos para uso editorial. Um dado importante é que o conteúdo do site é liberado para ser publicado por outros veículos de comunicação.

Leia este artigo

Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

Acesse aqui

Atenção: Submissão de artigos

Prezados autores, prezadas autoras,
estamos realizando uma atualização de nosso sistema editorial. Por isso, a revista Educação Pública não estará temporariamente recebendo novos trabalhos para publicação. Vale ressaltar que os artigos já recebidos estão em processo de avaliação e, se selecionados, serão publicados.

Quando o sistema voltar a funcionar normalmente - o que esperamos que aconteça muito em breve - retomaremos o processo de submissão de novos trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.

14/10 a 18/12 | Festival do Filme Científico

De 14 de outubro a 18 de dezembro, o Brasil recebe a segunda edição do Science Film Festival, festival de cinema dedicado à promoção da ciência e da educação científica por meio do audiovisual. O tema deste ano é sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) – a seleção de filmes voltados a professores, estudantes e público geral aborda questões que duramente afetam o planeta hoje, como mudanças climáticas, biodiversidade, inovação e tecnologia, energias limpas, entre outras. No Brasil, a mostra traz 14 vídeos de países como Tailândia, Alemanha, Chile e Canadá, todos dublados ou legendados para o português brasileiro, destinados a crianças e adolescentes.

site do evento

17 a 20/11 | XI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História

Educação: Tem o poder de transformar

O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia" recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.

Veja o video

Caminho para a liberdade

"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).

Educadores brasileiros

Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco