Edição V. 11, Ed. 12 - 29/03/2011

Saindo do casulo

Nesta pequena história que circula pela internet a metáfora é clara: na ânsia de ajudar, acabamos prejudicando seriamente a pessoa que mais queremos bem. O amor, o cuidado, o zelo são sentimentos positivos, mas quando exercidos em demasia podem tornar-se danosos. Isso acontece nos mais variados tipos de relação pessoal. Um de nosso colaboradores, o professor e escritor Pablo Capistrano, em seu texto Amor do mal, publicado na revista analisa, no filme Cisne Negro, a superproteção de uma mãe sobre sua filha, uma aparentemente frágil bailarina. Trata-se de um amor aprisionador, que faz com que a filha se rebele contra ele a duras penas – literalmente. Mas, diferentemente da borboleta no casulo, o caso da película parece mais grave: a mãe nem quer ajudar a filha a sair do casulo; ao contrário, fortalece ainda mais o tal receptáculo, torna-o mais sólido, com paredes mais espessas, para que nunca seja rompida, no intuito de fazer com que a borboleta (cisne negro?) sequer venha a existir.

Leia este artigo

Outras palavras de Chico Buarque

Chico é um esteta. Mesmo que seu primeiro conto publicado tenha sido uma tentativa não muito original de traduzir o mito de Ulisses para as odisséias cotidianas, ou mesmo que sua primeira novela remeta ao livro Revolução dos Bichos, de George Orwell, aplicado aos dias de ditadura militar no Brasil, sua preocupação com a palavra já estava presente nesses textos. No conto Ulisses, o homem comum é retratado em seu desespero de ser acolhido pela companheira, apesar de sua mediocridade: “talvez você espere contos fantásticos... Mas não, Penélope, não ouvi o canto das sereias”. As respostas de Penélope não são ouvidas. As técnicas narrativas se mostravam como um desafio ao autor, meticuloso já em suas primeiras obras.

Leia este artigo

Utilizando jogos educativos no ensino de Física: relato de experiência

No Colégio Estadual Dr. Tuffy El Jaick, localizado em Nova Friburgo, Rio de Janeiro, vários projetos foram desenvolvidos no ano de 2010 contando com a participação de vários professores das diversas disciplinas que compõem o Ensino Fundamental e Médio.

Leia este artigo

Teatro e criação verbal como princípios educativos

Entre as tarefas urgentes colocadas hoje para a arte está o desafio de serem superadas as visões reducionistas e preconcebidas sobre o teatro, bem como a de conferir ao trabalho de teatro um estatuto à altura da importância da lei que tornou obrigatório o ensino de teatro nos diversos níveis da educação básica. Isso porque o caminho a ser percorrido a partir da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/96) estende-se para muito além do alcance da nossa vista, posta a necessidade de recuperar décadas de um "enorme descompasso entre a produção teórica [...] e o acesso dos professores a essa produção", conforme admitem os próprios autores do texto que fundamenta os Parâmetros Curriculares Nacionais da área Arte (MEC/SEF, 1996).

Leia este artigo

Ocupação? Estudante!

Sou advogada por formação, esposa por opção e mãe, por amor e vocação, de duas meninas: uma com dois anos e cinco meses e outra de onze meses, as quais requerem muita atenção e disposição! Estou na porta dos 40 anos e, de repente, resolvi que iria recomeçar minha vida profissional.

Leia este artigo

Pedro Demo fala aos professores de Seropédica sobre tecnologia e novas formas de aprender

No dia 3 de março, o professor emérito da UnB e pós-doutor em educação Pedro Demo esteve na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro para falar especialmente aos professores do município de Seropédica. Dadas a importância e a abrangência do trabalho do professor, a palestra foi aberta também à comunidade acadêmica. Essa conferência fez parte de um conjunto de atividades programadas pela Secretaria de Educação para a formação continuada de diretores e professores da rede pública do município em parceria com o Decanato de Graduação da UFRRJ.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco