Edição V. 11, Ed. 15 - 19/04/2011

Dia de Faxina

Se naquele dia o patrão colocasse o disco Clube da Esquina para ouvir a antiga canção de Milton Nascimento, Maria não prestaria nenhuma atenção. A estranha mania de ter fé na vida, a necessidade de ter gana e graça, tudo isso passaria pelos seus ouvidos sem chegar ao lugar por onde seus pensamentos agora passeavam. Enquanto esfregava vidros da janela que dava para o morro de São João e para o cemitério, a moça, já despreocupada em guardar a beleza dos vinte anos, pensava que a graça das coisas já não estava lá. Não via graça em sair do trabalho e sentar com amigos em volta de garrafas de cerveja ou gargalhar com amigas entre conversas discretas, mesmo que composta de algumas frases em voz solta e alta. As gargalhadas já pareciam ridículas, a cerveja, sem graça. Na verdade, seus pensamentos vagavam ao redor disso, da graça.

Leia este artigo

Barradas no baile

Em um recente post de seu blog, a jornalista e colunista social Hildegard Angel falou sobre a festa de 14 anos do filho mais novo de um brasileiro que figura entre os homens mais ricos do mundo. Exceto pela riqueza do herdeiro, qual seria o interesse em relatar uma festinha de adolescentes, se há tantos eventos sociais de gente grande e de atores globais bombando na sociedade carioca? Somente o peculiar fato de que, devido ao excesso de menininhas se acotovelando para entrar na festa, utilizou-se um critério de seleção um tanto quanto primitivo (tosco?) para escolher quem entrava e quem ficava de fora, como se vê já no título do post: “Em festa do filho do Eike menina feia não entra!”. De acordo com a jornalista, a execução da tarefa deu-se de forma bastante simples e direta: os meninos apontavam e diziam: “Essa entra, essas não”, e os seguranças cumpriam as ordens.

Leia este artigo

Cinema Clássico

Não precisa ser um cinéfilo para navegar no site Cinema Clássico. Basta gostar de cinema e se divertir com as curiosidades lá presentes. Na página inicial, temos a opção de filmes clássicos para download; alguns datam do início do século passado, como é o caso do The painted lady, de 1912 (que além do download também está liberado para assistir online), ou de The house of darkness, de 1913. Vale lembrar que todos os filmes disponíveis para download são públicos, pois o site não incentiva a pirataria. Na barra de menu da página inicial, a opção Filmes traz mais de 2.500 títulos (muitos deles liberados para download), com ficha técnica, sinopse, detalhes técnicos e algumas curiosidades sobre cada um deles. O difícil é saber que filme escolher primeiro, entre tantos clássicos como Gilda, Gata em telhado de zinco quente, E o vento levou... Neste último, por exemplo, somos levados a valorizar ainda mais a escolha de Vivien Leigh para viver a emblemática Scarlet O’hara, ao saber que foram testadas 1.400 atrizes para o papel; ainda sobre o mesmo filme, como não ficar revoltado ao saber que a atriz Hattie McDaniel (que interpretou a criada Mammy) não compareceu à première do filme pelo fato de ser negra?

Leia este artigo

Rio: animação maravilhosa

O que faz um filme de animação ser classificado como bom? Essa foi uma das perguntas que vieram a minha cabeça nos últimos meses, desde as primeiras imagens de divulgação de Rio, filme produzido pela Blue Sky e dirigido pelo brasileiríssimo Carlos Saldanha.

Leia este artigo

“Suor pingando no chão”

(Lukács apud Boaventura de Sousa Santos)

Leia este artigo

Novas mídias, novos formatos, novas plataformas

A atual diversidade de canais de comunicação e de formas de expressão é, ao mesmo tempo, estimulante e confusa. Certas denominações e nomenclaturas também não ajudam no entendimento do que são na realidade. “Mídia”, “formato” e “plataforma”, por exemplo.

Leia este artigo

Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

Acesse aqui

Atenção: Submissão de artigos

Prezados autores, prezadas autoras,
estamos realizando uma atualização de nosso sistema editorial. Por isso, a revista Educação Pública não estará temporariamente recebendo novos trabalhos para publicação. Vale ressaltar que os artigos já recebidos estão em processo de avaliação e, se selecionados, serão publicados.

Quando o sistema voltar a funcionar normalmente - o que esperamos que aconteça muito em breve - retomaremos o processo de submissão de novos trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.

14/10 a 18/12 | Festival do Filme Científico

De 14 de outubro a 18 de dezembro, o Brasil recebe a segunda edição do Science Film Festival, festival de cinema dedicado à promoção da ciência e da educação científica por meio do audiovisual. O tema deste ano é sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) – a seleção de filmes voltados a professores, estudantes e público geral aborda questões que duramente afetam o planeta hoje, como mudanças climáticas, biodiversidade, inovação e tecnologia, energias limpas, entre outras. No Brasil, a mostra traz 14 vídeos de países como Tailândia, Alemanha, Chile e Canadá, todos dublados ou legendados para o português brasileiro, destinados a crianças e adolescentes.

site do evento

17 a 20/11 | XI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História

Educação: Tem o poder de transformar

O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia" recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.

Veja o video

Caminho para a liberdade

"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).

Educadores brasileiros

Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco