Edição V. 11, Ed. 17 - 03/05/2011

Astronomia: da Antiguidade aos dias atuais

A Astronomia é considerada a mais antiga das Ciências; olhar para o céu é algo que o homem vem fazendo desde a Antiguidade, observando os fenômenos celestes sempre com muita curiosidade, dando nome a planetas e constelações, assustando-se com o aparecimento de cometas e tudo o mais que não pudesse entender.

Leia este artigo

As redes sociais e seus excessos: de “Cala a boca, Galvão” a mudanças no comportamento dos usuários

São 140 caracteres para se expressar no Twitter, e o que muito se vê são comentários como: “Estou feliz hoje” ou “Fui ao banheiro” ou “Dormindozzzzz”... Sem contar que já foram movimentadas “verdadeiras” campanhas por lá. Lembra do comentário campeão, o “Cala a boca, Galvão”, que surgiu durante a Copa do Mundo de 2010? Criada para criticar o locutor esportivo Galvão Bueno, em pouco tempo essa expressão já era a mais twittada, ganhando inclusive de “Fifa World Cup”, que ficou em 5º lugar. Na época, o “Cala a boca, Galvão” causou a maior polêmica e confusão. Em outros países, usuários do Twitter chegaram a pensar que se tratava de uma campanha brasileira de proteção a uma ave. No final, já havia até uma conta na rede social para o “Instituto Galvão”, com promessa de doações para a causa e tudo o mais.

Leia este artigo

Bullying – retrato da situação

Vamos brincar com algumas palavras. A brincadeira é descobrir significados quase escondidos nelas. Por exemplo, a palavra “prepotência”. O prefixo latino prae quer dizer à frente, antes. A palavra potência está ligada a poder, força. Assim, podemos dizer que prepotência é a qualidade de poder absoluto, um poder dado a priori – uma força absoluta. Isso quer dizer que o prepotente é aquele que se acha poderoso por si só. Conhecemos histórias de reis e governos assim – são os chamados absolutistas ou déspotas. São os tiranos.

Leia este artigo

Um estudo bibliográfico sobre a concepção mecanicista, o Movimento Bourbaki e a Matemática Moderna

Galileu, Descartes e Newton, fundadores da ciência (séc. XVII), estabeleceram novos modelos de descrever o mundo e seus fenômenos. Segundo Braga et al. (2000, p. 25-26), muitas das obras escritas até esse século por causa desses novos modelos foram revistas. Outras foram escritas e denominadas Tratados; apresentavam as teorias de Newton, assim como as dos demais fundadores da ciência moderna, sem conceitos metafísicos. O Iluminismo foi o movimento que se iniciou no século XVIII e acompanhou a ciência como nova forma de ver o mundo tanto quanto de fundar uma nova razão. Esses são tempos caracterizados por maior preocupação com a formalização e rigor com a linguagem na ciência.

Leia este artigo

Ana Maria Machado

O site fala de uma das mais importantes escritoras infantis do Brasil e do mundo. São cinco seções: Biografia; Caderno de Notas; Novidades; Correio e Livros. Em Biografia ficamos sabendo de passagens da vida de Ana Maria Machado que, por si sós, dariam uma bela biografia: foi presa durante a ditadura; em 1969 partiu para o exílio junto com o filho pequeno, foi jornalista da revista Elle, de Paris, e lecionou na Sorbonne. Em 1977 ganhou o Prêmio João de Barro, o primeiro de muitos outros. Em 1979, abriu a Livraria Malasartes, com a ideia de ser um espaço para as crianças poderem ler e encontrar bons livros. Depois de tanto sucesso com seus livros, tornou-se hors-concours dos prêmios da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Por fim, em 2000 ganhou o prêmio Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da literatura infantil mundial. E, desde 2003, ocupa a cadeira número 1 da Academia Brasileira de Letras, sendo a primeira pessoa com significativa obra voltada para o público infantil a fazer parte da ABL.

Leia este artigo

A sociedade da ordem e a desescravização

Qual a grande mutação introduzida pela modernidade com a revolução democrática?

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco