Edição V. 11, Ed. 18 - 10/05/2011

Educação Infantil: ludicidade, relações étnico-raciais e cidadania

A Lei 10.639/03 (alterada pela Lei 11.645/08) aponta para a necessidade de trabalhar questões pertinentes à relação étnico-racial na Educação Básica. Embora a obrigatoriedade legal seja restrita aos Ensinos Fundamental e Médio, o educador pode tornar possíveis propostas educativas que enfatizem aspectos da história e cultura afro-brasileira e indígena ainda na Educação Infantil. Mas como pode ser feita essa articulação?

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Educação Inclusiva: aprendendo com as diferenças

A educação inclusiva é algo relativamente novo no Brasil e, infelizmente, resultado de uma longa história de exclusão. Basta olhar o passado recente para constatar que o preconceito era algo legitimado, afinal há menos de 130 anos (o que historicamente é um período ínfimo) os negros ainda eram escravizados e há 80 anos a mulher não tinha direito a voto. Diante disso, não é surpreendente que a educação inclusiva seja algo recente.

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UM DIA ‘DO’ CÃO

Não vou contar tudo o que aconteceu no último dia 7 de abril de 2011 porque estou desgastada. Sem outra opção, só posso lembrar e lembrar. Ao invés de acordar para a vida, acordei para conhecer a morte. Os gritos no rádio e as imagens ininterruptas da TV se chocaram com a minha sensação diária de acordar para um novo dia cheio de promessas e novidades. Era um dia de terror. Um dia assustador. Dentro de uma escola, um ex-aluno entra, saca suas armas, mata 12 crianças e fere mais 13. Como assim? Dentro da escola? Será possível?

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Esporte e educação: o que têm em comum?

Patrícia Amorim, presidente do Flamengo

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Destino e livre-arbítrio em Frankenstein

Mary Wollstonecraft Shelley (1797 - 1851) era a única filha de dois escritores, na Inglaterra, mas sua mãe morreu poucos dias depois de seu nascimento. Ela se casou com o poeta Percy Shelley e viveu entre os românticos - incluindo seu amigo e poeta, Lord Byron - e outros literatos. Ainda em 1816, ela começou a escrever Frankenstein. A influência do Romantismo sobre esse trabalho pode ser encontrada principalmente no subjetivismo (Victor Frankenstein questionando seus próprios atos; a luta da criatura pela sobrevivência), e no inconformismo (o próprio ato de Victor Frankenstein de criar vida) presentes na texto. Essas características estão resumidas nas ideias de Jean Jacques Rousseau, grande influência no Romantismo. Levando-se em consideração uma de suas frases mais conhecidas - "o homem nasce livre, e em toda parte encontra-se acorrentado" (Contrato Social, 1762) - deve-se admitir o potencial libertário do pensamento romântico. No entanto, deve-se considerar também o lado pessimista desta ideia: se o homem é potencialmente livre em si mesmo, essa liberdade é restrita.

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Poluição luminosa

Quando tratamos de questões ambientais, a poluição do planeta é sempre assunto de preocupação de grande parte das pessoas, principalmente após o agravamento do problema do aquecimento global.

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