Edição V. 11, Ed. 2 - 11/01/2011

Que profissão escolher?

Quantas vezes não ouvimos, por exemplo, que fulano já nasceu médico, beltrano é professor desde criancinha e que cicrano sempre demonstrou que seria um grande arquiteto? Realmente existem pessoas que parecem ter suas vidas traçadas desde muito novas, fazendo com que a gente acredite em destino traçado, como os mais místicos costumam falar. Mas isso não acontece com todos, e definir que profissão seguir por toda a vida pode ser difícil para muitos de nós. É na hora de decidir a profissão ideal que a indecisão, o medo e a preocupação de não decepcionar as expectativas da família dificultam a escolha do caminho a seguir. E a ajuda imparcial do professor pode ser fundamental para que os jovens tirem suas dúvidas e conheçam melhor as tantas possibilidades de atuação no mercado de trabalho.

Leia este artigo

A morte de Buzz Cascudo

Logo depois do Natal, uma amiga me chamou para ver o ritual da morte do Boi Cascudo, que fecha o ciclo anual da brincadeira de boi. Coisa linda de se ver. Mulheres, homens e crianças cantando, tocando e dançando em roda, como se todos fossem iguais, sem diferenças de idade e sexo.

Leia este artigo

Os Natais do Rio

Em 19 de dezembro, uma árvore de Natal de 20 metros foi inaugurada perto da estação do teleférico do Morro do Adeus, tendo como mestre de cerimônias a atriz Regina Casé e show de abertura com o AfroReggae. O Complexo do Alemão – e toda a Penha – puderam ver os efeitos especiais e as cores verde e azul da árvore, depois de encararem dias e noites acinzentados. A invasão ao Complexo pelas polícias federal, militar e das forças armadas ainda não havia completado um mês. A comunidade, após anos de um regime de terror e de governo paralelo impostos por traficantes, compareceu à festa de inauguração e ouviu as promessas de áreas de lazer e de uma vida mais digna para a população. Qualquer pessoa que passe pela Linha Vermelha, via de acesso entre o Rio de Janeiro e cidades da Baixada Fluminense, pode ver que o nível de vida no lugar é indigno. A população parece dar um voto de confiança ao governo.

Leia este artigo

Tron - o legado

Tron, o legado, é mais uma produção blockbuster da Walt Disney Pictures que entrou em cartaz no circuito brasileiro no fim de 2010. Mas, por uma questão histórica, não é apenas mais um filme de ficção científica com efeitos especiais e exibição estereoscópica (3D). O título com o termo “legado” não se refere apenas à relação filial entre os dois personagens principais da trama ou a empresa Encom que o pai deixa para o filho: o filme é a continuação de uma das produções mais importantes da história do cinema, Tron, uma odisseia eletrônica (1982), com direção de Steven Lisberger, animador tradicional e um dos produtores de O legado.

Leia este artigo

Pré-Vestibular Social busca tutores para suas turmas

A Fundação Cecierj iniciou o processo para selecionar tutores para atender os 15 mil alunos que deverão se matricular nas turmas do Pré-Vestibular Social abertas nos diversos polos no Estado do Rio de Janeiro.

Leia este artigo

Infinitum: uma aventura de proporções astronômicas

Imagine entrar num jogo de tabuleiro sobre o universo e ver todas as situações que acontecem no espaço bem de perto: planetas, estrelas, galáxias e muito mais.

Leia este artigo

Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

Acesse aqui

Pandemia e Educação na imprensa

26/10 Educadora defende a inclusão da aprendizagem colaborativa na formação escolar

Leia aqui


15/09 Precursor e de contribuição "incomparável": como acadêmicos estrangeiros enxergam Paulo Freire

Leia aqui


31/08 Entre as principais medidas para enfrentar a crise, escolas disponibilizaram materiais pedagógicos impressos, e criaram grupos em aplicativos e redes sociais para facilitar a comunicação

Leia aqui

Seção Divulgação Científica

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Citação

"É melhor construir salas de aula para o Menino do que celas e patíbulos para o Homem."
Eliza Cook (12/1818 – 09/1889)

Educadores e Educadoras

Célestin Freinet

"A democracia de amanhã se prepara na democracia da escola."

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco