Edição V. 11, Ed. 39 - 04/10/2011

A questão do Realismo

O site do caderno “Ilustríssima”, apêndice da Folha de S. Paulo que sai aos domingos, informa que Charles Dickens foi editor de uma revista semanal, a All The Year Round, em meados do século XIX. Segundo a matéria, os leitores “encontravam ali não só relatos ricamente construídos dos fatos da época como também capítulos avulsos daqueles que mais tarde se tornariam os livros mais famosos do escritor”. É comum que autores de ficção trabalhem em periódicos, mas não deixa de ser irônico que o escritor realista inglês tenha sido o responsável por determinar e orientar a publicação das notícias. Afinal, um escritor realista deveria perseguir o real – e publicar notícias de fatos acontecidos ao lado de trechos de seus romances deve ter sido um tanto confuso, se Dickens realmente acreditava que seu texto era um retrato fiel da realidade. A ficção, mesmo realista, está sempre em descompasso com os fatos.

Leia este artigo

Piadas nerds

Pelo menos alguns dos nossos leitores devem se identificar com as piadas de nerds. Seja porque conhecem algumas delas, seja porque já rotularam muitos colegas e alunos como nerds ou mesmo por já terem sentido (e talvez ainda sentirem) o que é ser assim chamado... Seja qual for o motivo, muitos se identificam com o tema e foi isso que fez com que o perfil do Twitter @PiadasNerds tivesse tantos acessos e que, em 2011, várias das piadas postadas dessem origem ao livro Piadas de nerds, o melhor aluno da classe também sabe contar piada – construído com a colaboração de muitos internautas, que tiveram inclusive seus perfis registrados nas páginas de agradecimentos do livro.

Leia este artigo

Educar para Crescer

Quem trabalha com educação ou tem interesse pelo tema não pode deixar de ter na sua lista de favoritos o site Educar para Crescer. A publicação trata de diversos assuntos relacionados à educação por meio de reportagens, artigos, indicadores, depoimentos e concursos, entre outros. O tópico Comportamento traz diversas matérias, como “Os maiores perigos para seu adolescente”; “Roupa ou uniforme: vantagem ou desvantagem”; “Homossexualidade e homofobia na escola: como lidar?”; “Notas baixas no boletim! E agora?”. Em Gestão Escolar encontramos matérias e dicas para melhorar a administração e a relação na escola, como por exemplo nos textos “Meu professor me odeia”; “Conheça a trindade pedagógica”; “Quem assume o fracasso escolar” e “Professor nota 10”. Em Política Pública, podemos ficar por dentro do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), do Enem e do Prouni.

Leia este artigo

A arte não existe sem a técnica: relação entre arte e tecnologia

Existe o predomínio de uma determinada visão que coloca arte e cultura de um lado e tecnologia de outra, como se fossem inimigas. Essa visão na arte surge no Romantismo e é acentuada a partir da Revolução Industrial (Hauser, 2003). Os produtos industriais passam a adquirir caráter estético e a competir com a arte. É nesse momento que se fortalece a Estética como teoria que fundamenta a obra do artista separada de outros setores da vida e da cultura.

Leia este artigo

Presos à liberdade: relato da formação continuada de professores da Diesp/UERJ em agosto de 2011

Anne Patrícia Pimentel Cátia Cirlene Gomes de Oliveira Rosane Azeredo C. Siqueira Silvia Figueiredo

Leia este artigo

Texto e contexto: a Linguística aplicada ao ensino de Língua Portuguesa

Este texto analisa as contribuições/implicações dos postulados da Linguística Contemporânea para o ensino de Língua Portuguesa, mais especificamente, abordando as alterações que ocorrem na metodologia de ensino dessa disciplina em virtude dos reflexos das investigações linguísticas.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco