Edição V. 11, Ed. 41 - 18/10/2011

Stephen Hawking: deficiência e superação no legado do maior físico da atualidade

Ele anda de cadeira de rodas, comunica-se por meio de um sintetizador de voz e movimenta apenas os dedos de uma das mãos. Estamos falando de ninguém mais ninguém menos do que o maior físico da atualidade, o inglês Stephen Hawking.

Leia este artigo

A finalidade do mundo e a noção de substância em Spinoza

Spinoza define substância como aquilo que “existe sem necessidade de outro para existir”, de modo que apenas um elemento se encaixa em tal definição: Deus – uma vez que Ele é causa de si e existe em si mesmo. Em Spinoza, Deus e natureza são idênticos. A natureza e tudo mais que possa existir é apenas modificação dessa substância una: “Deus sive Natura” (Deus, isto é, natureza). Ele está presente em tudo que foi criado. Em Deus, e somente Nele, existência e essência coincidem. Deus é a causa última de tudo e tudo que existe está Nele e foi por Ele concebido. Daí não há sentido falar de perfeição moral divina em Spinoza.

Leia este artigo

Umportugues.com

O trema morreu, paraquedas não tem mais hífen, autoescola também não, micro-ondas tem e antirrugas, além de não ter hífen, agora se escreve com dois r. E os acentos? Não é para mudar a entonação das palavras, mas é bom saber que ideia e joia já não possuem mais acento. E então você já se acostumou com as regras do novo acordo ortográfico em seu dia a dia ou dia-a-dia?

Leia este artigo

A economia como arma da educação e vice-versa

Decidido. A partir de agora, só volto ao “hipermercado do livro” se for especialmente para assistir a algumas palestras de interessantes escritores e, ao passar por aqueles lotados corredores, aproveitar a ida para uma tentativa de comprar um lançamento ou a promoção de um livro muito desejado. Não que isso não seja possível pela internet, por exemplo, mas não há nada como folhear bons exemplares em pleno estande de uma editora de que gostamos.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco