Edição V. 11, Ed. 43 - 01/11/2011

Disciplina e resultado motivadores

Não é sem razão que muitas pessoas desanimam ao perceber que os resultados daquilo que desejaram não foi obtido. É o clássico “quase deu certo”. Porém normalmente faltam alguns itens para que se alcance o objetivo esperado; dentre eles destaca-se a disciplina. Boa parte das vezes não somos disciplinados.

Leia este artigo

Educadores lançam manifesto contra o fechamento de escolas no meio rural

Um grupo de professores, intelectuais e entidades da área da educação assinaram manifesto lançado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na sexta-feira 14 de outubro. O documento denuncia o fechamento de 24 mil escolas no meio rural e cobra a implementação de políticas para o fortalecimento da educação do campo.

Leia este artigo

Consciência negra o ano todo

A revista Nova Escola traz um hotsite que vem bem a calhar com a época em que estamos: o mês da consciência negra. É bem verdade que algo tão importante como o respeito à diversidade racial não deveria ter um mês especial, mas como ainda temos um longo caminho pela frente nessa batalha contra o racismo e o preconceito, ainda se faz necessário ler, reler, conscientizar-se da gravidade dos problemas relacionados a esse tema.

Leia este artigo

Ruína e utopia no ensino de cinema

Manuel de Barros. Poesia Falada. (Vol. 08). Poema 10.

Leia este artigo

O ceticismo em Memórias Póstumas de Brás Cubas

O presente trabalho tem o propósito de procurar no texto Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, o delineamento de um pensamento cético. Antes de tudo, vamos traçar um breve panorama do contexto histórico em que o romance se dá: o processo de modernização da sociedade brasileira, o liberalismo escravagista, a recepção da moral burguesa. Em seguida vamos expor algumas breves considerações a respeito dos aspectos fundamentais do ceticismo, e a partir daí veremos de que modo esse pensamento se faz presente nas Memórias.

Leia este artigo

O leitor ideal é o leitor honesto

Qual o verdadeiro significado de uma obra literária? E quem pode determinar esse significado? O próprio autor de um livro pode interpretar seu trabalho de várias maneiras, pelo motivo ao mesmo tempo simples e complexo de que esse autor é um ser humano – e o homem é sempre um intérprete, não um produtor de dogma. É impossível descartar as preconcepções do intérprete, assim como preconcepções da obra. Impossível apreender a essência de uma obra, e graças a essa impossibilidade a hermenêutica é um processo crítico: não havendo como chegar a uma verdade, chegaremos à eterna construção de compreender e interpretar.

Leia este artigo

Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

Acesse aqui

Atenção: Submissão de artigos

Prezados autores, prezadas autoras,
estamos realizando uma atualização de nosso sistema editorial. Por isso, a revista Educação Pública não estará temporariamente recebendo novos trabalhos para publicação. Vale ressaltar que os artigos já recebidos estão em processo de avaliação e, se selecionados, serão publicados.

Quando o sistema voltar a funcionar normalmente - o que esperamos que aconteça muito em breve - retomaremos o processo de submissão de novos trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.

14/10 a 18/12 | Festival do Filme Científico

De 14 de outubro a 18 de dezembro, o Brasil recebe a segunda edição do Science Film Festival, festival de cinema dedicado à promoção da ciência e da educação científica por meio do audiovisual. O tema deste ano é sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) – a seleção de filmes voltados a professores, estudantes e público geral aborda questões que duramente afetam o planeta hoje, como mudanças climáticas, biodiversidade, inovação e tecnologia, energias limpas, entre outras. No Brasil, a mostra traz 14 vídeos de países como Tailândia, Alemanha, Chile e Canadá, todos dublados ou legendados para o português brasileiro, destinados a crianças e adolescentes.

site do evento

17 a 20/11 | XI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História

Educação: Tem o poder de transformar

O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia" recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.

Veja o video

Caminho para a liberdade

"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).

Educadores brasileiros

Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco