Edição V. 11, Ed. 47 - 06/12/2011
A voz dos invencíveis A estrutura jurídico-administrativa do Império no Brasil
Bronislaw Geremek apresentou dois planos de realidades sociais para abordar a problemática da exclusão social: socioculturais e socioeconômicas. Elas ocorrem quando um indivíduo ou mesmo um grupo/corpo social e sociocultural autônomo, podendo participar de um determinado conjunto de relações de produção, coloca-se na condição de excluído da hierarquia de valores dessa sociedade. E, pela recusa, afasta-se também do referencial que a ordena, razão pela qual acaba assumindo a condição que fazemos questão de frisar, a de excluído social. Nesse caso, ela pode codificar as passagens da cidadania plena para a marginal, e desta para a de excluído, estabelecendo para isso até mesmo o ritual de tal mudança.
Leia este artigoWaldomiro de Deus: 50 anos de cores e fé
Eduque a criança com carinho, mas corrija-a. A correção do mundo pode ser triste, penosa e cruel.
Leia este artigoUma aula de Francês
Não sei por que cargas d’água veio agora o nome completo: Paul Mauriat. Era o maestro de uma daquelas orquestras açucaradas dos anos 1960, semelhante e concorrente de Frank Pourcell e Ray Conniff, todos best sellers musicais daquela época.
Leia este artigoLivros usados na cidade maravilhosa Parte 2 - Sebos no Rio de Janeiro
Na literatura, é comum encontrarmos o flaneur, aquele personagem que passeia ou anda sem rumo, mais preocupado em experimentar o que está em volta de si do que chegar a algum lugar. Rubem Fonseca escreveu sobre um tipo de passeante no conto A arte de andar nas ruas do Rio de Janeiro. Augusto, decerto inspirado no flaneur baudelairiano, andava e sorvia a cidade, mas tinha caminhos certos a percorrer.
Leia este artigoObservatório da Educação
O site Observatório da Educação foi criado pela Ação Educativa com o objetivo disseminar informações, expor diferentes pontos de vista e incentivar debates sobre políticas educacionais. Para tanto, o site realiza diversos debates públicos sobre temas educacionais da atualidade, estimulando, assim, a pluralidade de opiniões tanto de pesquisados quanto de representantes da sociedade civil.
Leia este artigoAtenção: Submissão de trabalhos
A revista Educação Pública está aberta para submissão de trabalhos. Algumas normas foram reformuladas. Por favor, leia com atenção antes de enviar seus trabalhos.
É importante ressaltar que daremos prioridade à publicação de artigos e relatos que falem das experiências dos professores com as aulas a distância durante a pandemia e de trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.
Educação e pandemia
Educação: Tem o poder de transformar
O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia"
recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.
Caminho para a liberdade
"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).
Educadores brasileiros
Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."