Edição V. 11, Ed. 5 - 01/02/2011

Expectativas para o primeiro emprego

Jovens que idealizam a primeira oportunidade num mercado de trabalho que exige muito... Calma! Há alternativas para um bom começo.

Leia este artigo

Jornal como recurso pedagógico

Em entrevista para o site EducaBrasil publicada em 8 de fevereiro de 2002, a historiadora Flávia Aidar aponta as vantagens de utilizar o jornal em sala de aula e dá algumas sugestões de como ele pode servir como recurso pedagógico. Em Língua Portuguesa, por exemplo, ela mostra que os professores “podem trabalhar com as imagens (fotojornalismo) escondendo a legenda e solicitar que os alunos legendem a imagem, deem um título ao texto ou, a partir do texto de uma notícia, criar uma manchete”.

Leia este artigo

Faber-Castell

Quando ouvimos falar na Faber-Castell,logo nos vêm à mente lápis, caneta, borracha... Especialmente neste tempo de volta às aulas,lembramos de tudo relacionado a material escolar. Ao acessar www.faber-castell.com.br, é claro que nos deparamos com informações sobre os produtos da empresa, porém, algo a mais chama a atenção quanto à sua filosofia.

Leia este artigo

Pré-Vestibular Social recebe inscrições até dia 8 de fevereiro

Agora que professores e alunos estão retomando suas atividades escolares, vale lembrar que estão abertas as inscrições para estudantes que desejem frequentar o Pré-Vestibular Social da Fundação Cecierj.

Leia este artigo

Xochipilli e Cuauhtémoc - o México no Rio de Janeiro

Em passagem pelo Rio de Janeiro na década de 1930, o poeta Alfonso Reyes, que esteve por aqui em missão diplomática e se tornou um dos personagens mais significativos da relação cultural entre México e Brasil, elegeu a flor amapola silvestre como símbolo da amizade entre os dois países.

Leia este artigo

Histórias, estórias, ex-tórias

Uma corrente de estudiosos determina que Heródoto (grego que viveu em meados do século V a.C.) foi o primeiro autor de uma obra sobre História como análise de eventos referentes a um povo. Heródoto batizou seu livro de Histórias, que no original significava “pesquisas”, e narrou várias guerras helênicas, mas nunca de modo objetivo – ao contrário, o livro do autor grego é repleto de observações e opiniões, além de digressões poéticas.

Leia este artigo

Atenção: Submissão de trabalhos

Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

Acesse aqui

Educação: Tem o poder de transformar

O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia" recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.

Veja o video

Caminho para a liberdade

"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).

Educadores brasileiros

Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco