Edição V. 11, Ed. 6 - 08/02/2011

Interessado ou interesseiro: como identificar e lidar com o excesso de bajulação?

trecho de marchinha de carnaval composta por Roberto Martins e Frazão

Leia este artigo

Bem-vindos à sociedade do espetáculo

O filósofo Guy Debord (1932-1994) foi autor da mais importante obra do situacionismo, A sociedade do espetáculo, de 1967. Dez anos antes, ele havia fundado na Itália, junto com intelectuais de diversas nacionalidades, a Internacional Situacionista, uma corrente de cunho libertário que ganharia ainda mais peso com os acontecimentos de maio de 1968.

Leia este artigo

Dando voz ao estudante

Fim de ano é sempre período de avaliação. As pessoas fazem promessas e planos. Nas escolas brasileiras, é tempo de aprovação e reprovação – de alunos. Nas escolas particulares, muitas vezes é época de aprovação e reprovação também de professores.

Leia este artigo

Infância sem racismo

Uma das mais importantes campanhas do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) em vigor atualmente trata do combate ao racismo desde a infância.

Leia este artigo

Águas que se dividem

Tom Jobim escreveu a letra de “Águas de março” depois de um temporal numa pequena localidade da serra fluminense, São José do Vale do Rio Preto, onde tinha um sítio. Era pau, pedra, fim do caminho, carro enguiçado – era a lama. As chuvas de verão sempre causaram problemas no Rio de Janeiro. Há umas semanas, entretanto, o Globo sugeria a seus leitores que se esquecessem das tragédias anteriores: a de janeiro de 2011 foi a maior de todas. Não parece ter muita lógica esquecer tragédias porque outras maiores vieram depois, mas entende-se a histeria jornalística, entre outros motivos, pela necessidade humana de expressar seu espanto perante a natureza.

Leia este artigo

Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

Acesse aqui

Atenção: Submissão de artigos

Prezados autores, prezadas autoras,
estamos realizando uma atualização de nosso sistema editorial. Por isso, a revista Educação Pública não estará temporariamente recebendo novos trabalhos para publicação. Vale ressaltar que os artigos já recebidos estão em processo de avaliação e, se selecionados, serão publicados.

Quando o sistema voltar a funcionar normalmente - o que esperamos que aconteça muito em breve - retomaremos o processo de submissão de novos trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.

20/10 às 18h | Mulheres na EaD: partilhando experiências e realidades antes e durante a pandemia

14/10 a 18/12 | Festival do Filme Científico

De 14 de outubro a 18 de dezembro, o Brasil recebe a segunda edição do Science Film Festival, festival de cinema dedicado à promoção da ciência e da educação científica por meio do audiovisual. O tema deste ano é sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) – a seleção de filmes voltados a professores, estudantes e público geral aborda questões que duramente afetam o planeta hoje, como mudanças climáticas, biodiversidade, inovação e tecnologia, energias limpas, entre outras. No Brasil, a mostra traz 14 vídeos de países como Tailândia, Alemanha, Chile e Canadá, todos dublados ou legendados para o português brasileiro, destinados a crianças e adolescentes.

site do evento

17 a 20/11 | XI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História

Educação: Tem o poder de transformar

O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia" recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.

Veja o video

Caminho para a liberdade

"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).

Educadores brasileiros

Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco