Edição V. 12, Ed. 10 - 13/03/2012

Pesquisa na escola: Utilização de plantas medicinais pela comunidade escolar

Alvo de interesse de muitas pessoas e assunto constante em programas de televisão, a utilização de plantas medicinais está presente em qualquer boa feira de ciências realizada por escolas de Ensino Fundamental e Médio.

Leia este artigo

Literacidade, conhecimento sistêmico e novos desafios da globalização, internet e literatura

Globalização, novas tecnologias da informação e da comunicação (NTIC) e virtualidade são alguns dos tantos conceitos que diariamente são aplicados por milhares de pessoas em diferentes lugares de nosso planeta. Esses conceitos têm gerado complexidade do conhecimento e divisão da população em imigrantes e nativos digitais.

Leia este artigo

Tumblr: a nova onda virtual entre os adolescentes

Conhecer outras pessoas, outras culturas, poder se expressar e se informar online sobre tudo que acontece no mundo... Um pouco disso, um pouco daquilo é possível encontrar nas outras redes sociais e blogs, mas o que há de tão especial no Tumblr que tem feito dele um dos microblogs mais utilizados especialmente pelos adolescentes?

Leia este artigo

Paz na Escola Rap Quase

Os tempos do agora te entrego na lata. Chumbo da angústia, te digo na letra: que todo esse hoje são dias de medo. A real da escola é o luto! que nesta trilha ofereço. Vê só, o jornal noticia: na calada se mata um garoto encolhido. Na sala vazia, do professor cai a lágrima, no giz do silêncio enrustido. Longe passa, com a pedagogia arriada, o diretor safenado abatido. E infelizmente muitos pais “nem aí” e certas mães “nem te ligo”.

Leia este artigo

Educação a Distância: possibilidades e limites

A tecnologia não resolve todos os problemas da educação, mas pode reduzir as distâncias entre educador e educando.

Leia este artigo

Portal Cultura Infância

O Portal Cultura Infância tem como objetivo reunir em um só espaço diversas informações sobre o mundo das crianças. Para tanto, traz textos relacionados a arte, cultura, comunicação e educação, todos voltados para o universo infantil. Trata-se de um site de amplo interesse, cujo público-alvo é formado por gente de vários segmentos: pesquisadores, educadores, pedagogos, psicólogos, pais, artistas, gestores de cultura, pensadores e todos aqueles que se interessam e lutam pelo bem-estar dos nossos pequenos.

Leia este artigo

Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

Acesse aqui

Atenção: Submissão de artigos

Prezados autores, prezadas autoras,
estamos realizando uma atualização de nosso sistema editorial. Por isso, a revista Educação Pública não estará temporariamente recebendo novos trabalhos para publicação. Vale ressaltar que os artigos já recebidos estão em processo de avaliação e, se selecionados, serão publicados.

Quando o sistema voltar a funcionar normalmente - o que esperamos que aconteça muito em breve - retomaremos o processo de submissão de novos trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.

14/10 a 18/12 | Festival do Filme Científico

De 14 de outubro a 18 de dezembro, o Brasil recebe a segunda edição do Science Film Festival, festival de cinema dedicado à promoção da ciência e da educação científica por meio do audiovisual. O tema deste ano é sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) – a seleção de filmes voltados a professores, estudantes e público geral aborda questões que duramente afetam o planeta hoje, como mudanças climáticas, biodiversidade, inovação e tecnologia, energias limpas, entre outras. No Brasil, a mostra traz 14 vídeos de países como Tailândia, Alemanha, Chile e Canadá, todos dublados ou legendados para o português brasileiro, destinados a crianças e adolescentes.

site do evento

17 a 20/11 | XI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História

Educação: Tem o poder de transformar

O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia" recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.

Veja o video

Caminho para a liberdade

"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).

Educadores brasileiros

Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco