Edição V. 12, Ed. 21 - 05/06/2012
Educação a distância: preconceitos enfrentados e crescimento acentuado
Apesar de ainda haver muito preconceito a respeito, a educação a distância tem sido vista cada vez mais como uma alternativa para quem pretende estudar e trabalhar ao mesmo tempo e para aqueles que moram longe do local de estudo.
Leia este artigoAções e recomendações da Unesco para o Brasil e Portugal, na condição de “partido político”, em torno da internacionalização da educação e do conhecimento
A ciência e a tecnologia, em suas múltiplas dimensões – seja em sua componente ideológica, seja em seu caráter fetichista ou, ainda, como mito da modernidade – vêm sendo caracterizadas pelos organismos supranacionais por um certo determinismo que tem na organização da produção e na gestão da força de trabalho o resultado de um imperativo tecnológico. Invoca-se o debate sobre a transição, quer para uma sociedade do conhecimento, quer para uma sociedade coesa, igualitária e democrática, cujo motor estaria na produção de ciência, tecnologia e, particularmente, de inovação. Quanto maior a inovação, maiores as transformações econômicas e sociais.
Leia este artigoDau Bastos: entre a teoria e a prática
Dau Bastos é escritor e professor da UFRJ. Entre seus livros estão os romances Das trips, coração (1984), Snif (1987), Clandestinos na América (2005) e Reima (2009), a tese Céline e a ruína do Velho Mundo (2005) e a biografia intelectual Machado de Assis: num recanto, um mundo inteiro (2008).
Leia este artigoA Escola de Annales e a literatura pós-moderna
Na década de 1930, na França, a Escola de Annales subverteu o que até então era aceito como História: a narrativa dos fatos com base apenas em documentos oficiais e o positivismo como única tendência não poderiam mais ser a única maneira de estudar História. Ações e reações ainda são consideradas fatos históricos, mas sua origem nem sempre será conhecida: o conhecimento na História deve ser adquirido mediante a problematização da própria história, e não por meio de uma busca por resultados.
Leia este artigoEnsino e/ou incentivo de leitura: uma proposta
Decorar, classificar, copiar... O ensino tradicional de língua materna, voltado para a gramática, tem imperado em nossas escolas nos últimos cem, duzentos anos... Um ensino técnico voltado para o desuso: uma dona de casa, ao escrever um bilhete para a empregada, o faz por uma capacidade comunicativa que todo ser humano tem, e não selecionando substantivos, adjetivos, preposições e advérbios e organizando-os sintaticamente numa linguagem formal quase lusitana.
Leia este artigoAtenção: Submissão de trabalhos
A revista Educação Pública está aberta para submissão de trabalhos. Algumas normas foram reformuladas. Por favor, leia com atenção antes de enviar seus trabalhos.
É importante ressaltar que daremos prioridade à publicação de artigos e relatos que falem das experiências dos professores com as aulas a distância durante a pandemia e de trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.
Educação e pandemia
Educação: Tem o poder de transformar
O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia"
recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.
Caminho para a liberdade
"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).
Educadores brasileiros
Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."