Edição V. 12, Ed. 24 - 26/06/2012
Aulas contextualizadas em Ciências: uma práxis necessária
O trabalho docente integra todo o processo educativo como fenômeno social universal para proporcionar a aprendizagem dos conhecimentos mínimos necessários aos educandos, visando uma formação cidadã. Como toda educação é intencional e está pautada em abordagens pedagógicas e metodológicas, proporcionam o ensino-aprendizagem ao longo do ano letivo, tendo como base a matriz curricular (CÓRDULA, 2010a).
Leia este artigoA arte de formar educadores para o uso inteligente das emoções
Nesta alvorada da criação, a humanidade continua recriando a eterna Era do Conhecimento, com erros e acertos, desde que o homem deletou o e-mail do Criador e “tocou na árvore do conhecimento”. Essa árvore do conhecimento é também usada no texto sagrado como sinônimo de árvore da vida, ou seja, árvore de emoções. O Senhor, sabedor de que o homem estava no Seu jardim da infância, soletrando as primeiras letras da alfabetização emocional, colocou no regimento interno da Escola Paternal: “Se tocares na árvore do conhecimento, certamente morrerás”. Poderia ser assim a conversa entre Criador e criatura: “Produzirás a bomba atômica e certamente morrerás, criarás o avião e certamente morrerás...”
Leia este artigoLeituras, confrontos e problemas da escola na favela
Nosso propósito aqui é apresentar as dificuldades, a prática e a metodologia do processo de ensino-aprendizagem de uma escola na favela no espaço complexo da exclusão social. Desejamos verificar a quantidade e a qualidade dos conflitos existentes na tarefa de construção do cidadão na fronteira social de uma escola na favela em confronto com a escola de favela. Elencar os elementos componentes do espaço geográfico onde se dá o processo. Pinçar a tipologia de diálogos, medos e conquistas que traduzem a convivência entre elas.
Leia este artigoFórum de Literatura Brasileira Contemporânea
Para quem gosta, estuda e quer saber mais sobre a literatura brasileira produzida na atualidade, o site do Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea é parada obrigatória. Lá está o que há de mais recente nessa área: a troca de ideias entre especialistas e autores, resenhas e análises do que se produz em literatura hoje no Brasil. O alto nível dos textos deve-se ao fato de serem redigidos por quem produz, ensina e estuda a nossa literatura. Apesar de ser um site do setor de Literatura Brasileira da UFRJ, participam de sua elaboração membros de diversas universidades, o que incentiva o diálogo entre os corpos docente e discente de diferentes instituições. Ao dar uma olhada nos nomes dos integrantes do conselho editorial encontramos professores da UFRJ, da UFF, da UFJF, da UERJ, da PUC-Rio; e de pesquisadores de universidades estrangeiras, como a Universidade de Viena, a de Hamburgo, a de Stanford e da Sorbonne, entre outras.
Leia este artigoSanto de casa faz milagre?
Você já ouviu falar em homeschooling, ou ensino domiciliar? É um tipo de ensino que vem crescendo, inclusive no Brasil, e as famílias que optam por ele reclamam da má qualidade da educação pública, da violência nas escolas e da suposta falta de valores morais no ambiente escolar.
Leia este artigoPesquise em nossa biblioteca
Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.
Novidades por e-mail
Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!
Clique aquiArtigos mais lidos no último mês
Educação na imprensa
16/08/24 Sucesso nos rankings de educação
06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem
29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos
29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?
05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças
30/05/23 Sobre o brincar…
15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História
03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?
X da revista
Seção Divulgação Científica
Conversa Sobre Educação
A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.
Veja aqui