Edição V. 12, Ed. 30 - 07/08/2012

Entrevista a uma graduanda de Pedagogia

Há quanto tempo realiza pesquisas sobre a formação de leitores? O que a motivou a isso?

Leia este artigo

A cartografia de Woody Allen

O alter ego criado por Woody Allen levou bastante tempo para viajar de Manhattan a Roma. Trinta e três anos, para ser mais preciso. Aquele indivíduo neurótico (mas instigante e engraçado) que nos acostumamos a ver nos filmes do diretor nova-iorquino sempre teve pânico de sair de sua zona de conforto – ou seja, sua cidade natal. E sempre demonstrou desconforto enorme ao entrar em qualquer avião. O medo de voar é, obviamente, um significante de sua negação em deixar seu mundo, que é do tamanho de Manhattan: geograficamente pequeno, mas enorme em termos culturais e humanísticos.

Leia este artigo

Brasil Cultura

O Portal Brasil Cultura traz informações artísticas, históricas, turísticas, educacionais e culturais sobre o Brasil distribuídas em mais de 30 seções. A cultura é vista e revista de diversas formas: agenda cultural, culinária, entrevistas, informações sobre gestão cultural e sobre leis relacionadas à cultura (como a Lei Rouanet), textos sobre patrimônio cultural, turismo, lazer e informações sobre o conhecimento mais formal de dentro das universidades.

Leia este artigo

Literatura de cordel: gêneros textuais, leitura e ensino

Durante décadas, a didática do ensino da leitura foi norteada por modelos teóricos tradicionais. Com isso, o ensino dessa competência linguística primava pela decodificação. Destacava-se, sobretudo, a ausência da diversidade textual. Essa situação ocorria não só nas práticas pedagógicas como também nos livros didáticos. Nos dias atuais, pode ser percebida uma nova posição em face da diversidade/seleção textual. Contudo, nem sempre essa postura esteve presente nos processos de escolarização brasileiros.

Leia este artigo

A carta subiu no telhado

“Que injusto é o mundo: tanta saliva gasta discutindo se o Kindle acabará com o livro e se o iPad engolirá o jornal, mas nem uma lágrima rolada pela carta, essa personagem central dos últimos séculos, que foi solapada pelo e-mail e sumiu sem que nos déssemos conta, sem que pudéssemos velá-la ou guardar luto” (Antonio Prata, para a Folha de S. Paulo).

Leia este artigo

Responsabilidade planetária do Homo sapiens sapiens

Nós, seres humanos, somos classificados como Homo sapiens sapiens, que, traduzindo do latim, seria o homem com sabedoria. Essa designação é merecida e, ao mesmo tempo, um carma que carregamos, já que os custos do nosso desenvolvimento intelectual são muito altos, pois, ao mesmo tempo que a psique evolui, ocorre o acúmulo de conhecimento, que se reverte nas ciências e nas tecnologias; como consequência, passamos a consumir mais os recursos naturais do planeta, para alimentar assim nosso modo de vida e tudo aquilo que utilizamos para manter a nossa “qualidade de vida”. Tais processos de exploração da natureza nos levaram ao ponto de comprometer a vida neste estimado planeta (CÓRDULA, 2012a).

Leia este artigo

Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

Acesse aqui

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Educação: Tem o poder de transformar

O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia" recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.

Veja o video

Citação

"É melhor construir salas de aula para o Menino do que celas e patíbulos para o Homem."
Eliza Cook (12/1818 – 09/1889)

Educadores e Educadoras

Magda Soares

"Para a criança, a complexa aprendizagem da língua escrita deve acompanhar seu desenvolvimento cognitivo, linguístico e mesmo motor, para a manipulação dos instrumentos e suportes da escrita."

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco