Edição V. 12, Ed. 43 - 06/11/2012

Pseudossustentabilidade ambiental

Glória Cristina Cornélio do Nascimento

Leia este artigo

Embates teórico-filosóficos entre Thomas Kuhn e Karl Popper: como pensar a atividade científica hoje

O presente artigo possui como objetivo principal traçar o embate de ideias entre os pensamentos de Thomas S. Kuhn e Karl Popper, refletindo como a atividade científica vem se desenvolvendo na contemporaneidade. Os dois teóricos, que eram contemporâneos, faziam parte da chamada epistemologia anglo-saxônica e mais centrados particularmente na corrente do empirismo lógico, que, por sua vez, possuía forte tendência de ideias da lógica matemática. Nessa corrente de pensamento, o que se buscava era livrar o discurso científico de qualquer forma de ambiguidade (pois isso já acontecia na metafísica), de modo a adequar a lógica do raciocínio abstrato à lógica das experiências práticas. Desse modo, o fenômeno é observado e verificado pela observação empírica e/ou verificação lógica.

Leia este artigo

Por uma educação deleuziana

No seu artigo, O que Deleuze quer da educação?, a professora Sandra Mara Corazza, da Faculdade de Educação da UFRGS, busca mostrar a forma como o filósofo francês vê as crianças e parte desse ponto de vista para mostrar a sua interpretação sobre a Educação e o ofício do professor.

Leia este artigo

A questão étnico-racial no método hermenêutico: juridicisação e valor de verdade

O presente artigo tem como objetivo demonstrar que a Hermenêutica, quando utilizada para interpretação do conceito de juridicisação em relação às questões étnico-raciais, em especial, sob o ponto de vista do valor de verdade inserido na legislação, constitui-se em instrumento científico dotado de capacidade para analisar e determinar o significado do texto.

Leia este artigo

Como a Escola dos Bárbaros?

Afirmar que a escola brasileira está em crise não é exagero nem uma novidade, infelizmente. Mas qual seria a razão para tamanho problema? Ao procurarmos explicação para essa crise, nos perdemos na tentativa de definir o que é causa e o que é consequência de tudo.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco