Edição V. 12, Ed. 43 - 06/11/2012
A diversidade textual no livro didático de ciências
Jacineide Gabriel Arcanjo (Orientadora)
Leia este artigoEmbates teórico-filosóficos entre Thomas Kuhn e Karl Popper: como pensar a atividade científica hoje
O presente artigo possui como objetivo principal traçar o embate de ideias entre os pensamentos de Thomas S. Kuhn e Karl Popper, refletindo como a atividade científica vem se desenvolvendo na contemporaneidade. Os dois teóricos, que eram contemporâneos, faziam parte da chamada epistemologia anglo-saxônica e mais centrados particularmente na corrente do empirismo lógico, que, por sua vez, possuía forte tendência de ideias da lógica matemática. Nessa corrente de pensamento, o que se buscava era livrar o discurso científico de qualquer forma de ambiguidade (pois isso já acontecia na metafísica), de modo a adequar a lógica do raciocínio abstrato à lógica das experiências práticas. Desse modo, o fenômeno é observado e verificado pela observação empírica e/ou verificação lógica.
Leia este artigoPor uma educação deleuziana
No seu artigo, O que Deleuze quer da educação?, a professora Sandra Mara Corazza, da Faculdade de Educação da UFRGS, busca mostrar a forma como o filósofo francês vê as crianças e parte desse ponto de vista para mostrar a sua interpretação sobre a Educação e o ofício do professor.
Leia este artigoA questão étnico-racial no método hermenêutico: juridicisação e valor de verdade
O presente artigo tem como objetivo demonstrar que a Hermenêutica, quando utilizada para interpretação do conceito de juridicisação em relação às questões étnico-raciais, em especial, sob o ponto de vista do valor de verdade inserido na legislação, constitui-se em instrumento científico dotado de capacidade para analisar e determinar o significado do texto.
Leia este artigoComo a Escola dos Bárbaros?
Afirmar que a escola brasileira está em crise não é exagero nem uma novidade, infelizmente. Mas qual seria a razão para tamanho problema? Ao procurarmos explicação para essa crise, nos perdemos na tentativa de definir o que é causa e o que é consequência de tudo.
Leia este artigoAtenção: Submissão de trabalhos
A revista Educação Pública está aberta para submissão de trabalhos. Algumas normas foram reformuladas. Por favor, leia com atenção antes de enviar seus trabalhos.
É importante ressaltar que daremos prioridade à publicação de artigos e relatos que falem das experiências dos professores com as aulas a distância durante a pandemia e de trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.
Educação e pandemia
Educação: Tem o poder de transformar
O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia"
recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.
Caminho para a liberdade
"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).
Educadores brasileiros
Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."