Edição V. 12, Ed. 43 - 06/11/2012

Pseudossustentabilidade ambiental

Glória Cristina Cornélio do Nascimento

Leia este artigo

Embates teórico-filosóficos entre Thomas Kuhn e Karl Popper: como pensar a atividade científica hoje

O presente artigo possui como objetivo principal traçar o embate de ideias entre os pensamentos de Thomas S. Kuhn e Karl Popper, refletindo como a atividade científica vem se desenvolvendo na contemporaneidade. Os dois teóricos, que eram contemporâneos, faziam parte da chamada epistemologia anglo-saxônica e mais centrados particularmente na corrente do empirismo lógico, que, por sua vez, possuía forte tendência de ideias da lógica matemática. Nessa corrente de pensamento, o que se buscava era livrar o discurso científico de qualquer forma de ambiguidade (pois isso já acontecia na metafísica), de modo a adequar a lógica do raciocínio abstrato à lógica das experiências práticas. Desse modo, o fenômeno é observado e verificado pela observação empírica e/ou verificação lógica.

Leia este artigo

Por uma educação deleuziana

No seu artigo, O que Deleuze quer da educação?, a professora Sandra Mara Corazza, da Faculdade de Educação da UFRGS, busca mostrar a forma como o filósofo francês vê as crianças e parte desse ponto de vista para mostrar a sua interpretação sobre a Educação e o ofício do professor.

Leia este artigo

A questão étnico-racial no método hermenêutico: juridicisação e valor de verdade

O presente artigo tem como objetivo demonstrar que a Hermenêutica, quando utilizada para interpretação do conceito de juridicisação em relação às questões étnico-raciais, em especial, sob o ponto de vista do valor de verdade inserido na legislação, constitui-se em instrumento científico dotado de capacidade para analisar e determinar o significado do texto.

Leia este artigo

Como a Escola dos Bárbaros?

Afirmar que a escola brasileira está em crise não é exagero nem uma novidade, infelizmente. Mas qual seria a razão para tamanho problema? Ao procurarmos explicação para essa crise, nos perdemos na tentativa de definir o que é causa e o que é consequência de tudo.

Leia este artigo

Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

Acesse aqui

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Educação: Tem o poder de transformar

O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia" recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.

Veja o video

Citação

"É melhor construir salas de aula para o Menino do que celas e patíbulos para o Homem."
Eliza Cook (12/1818 – 09/1889)

Educadores e Educadoras

Magda Soares

"Para a criança, a complexa aprendizagem da língua escrita deve acompanhar seu desenvolvimento cognitivo, linguístico e mesmo motor, para a manipulação dos instrumentos e suportes da escrita."

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco