Edição V. 12, Ed. 46 - 04/12/2012

Pensando a ética na contemporaneidade

Neste trabalho me proponho a analisar o texto de Pedro Goergen, Educação para a responsabilidade social: pontos de partida para uma nova ética, que tenta vislumbrar outras perspectivas de ética para além do que ele chama de perspectivas do “intervalo pós-moderno”, refletindo a respeito de propostas de ética diferentes que vêm ocorrendo no cenário contemporâneo.

Leia este artigo

Dia a dia Educação

O Portal Educacional da Secretaria de Educação do Paraná é bastante rico e interessante. Já no primeiro contato, ele convida o leitor a desfrutá-lo de acordo com seu perfil: alunos, educadores, gestores e comunidade.

Leia este artigo

Cerimônia do Adeus

“Deve ser muito embaraçoso ser ateu e materialista e ainda assim falar português”. Essa talvez seja a mais evidente conclusão a que a gente chega quando lê Adeus a Emmanuel Lévinas.

Leia este artigo

Essa Nega Fulô: um olhar sobre a produção literária de Jorge de Lima

Durante muito tempo, a construção do texto literário concedeu primazia a modelos fixos, que deveriam ser seguidos incondicionalmente. Com isso, o ato da construção literária devia seguir à risca padrões composicionais, estilísticos e, sobretudo, temáticos. Essa postura persistiu durante décadas no campo literário, alçando a produção literária a uma perspectiva de reprodução de modelos postos anteriormente.

Leia este artigo

Nietzsche, o leitor e a vontade de poder

Começo este artigo com uma provocação de Roland Barthes:

Leia este artigo

A era da comunicação: novos paradigmas

Durante as últimas décadas, o ensino da língua inglesa sofreu várias mudanças. Métodos foram se sucedendo na busca daquele que se acreditava ser o mais eficaz. Ao longo dos anos, as abordagens pedagógicas sofreram modificações, já que as necessidades das pessoas, assim como seus interesses em relação à aprendizagem de línguas, mudaram. O ensino de língua inglesa teve de se adaptar a mudanças políticas e históricas e, com isso, nasceram e pereceram métodos; outros sofreram adaptações. Atualmente, com a proximidade da Copa do Mundo e das Olimpíadas, aprender Inglês tornou-se uma necessidade, já que o uso da língua inglesa nesses eventos será brevemente real.

Leia este artigo

I Colóquio Faetec de Professores Pesquisadores

Estão abertas também chamadas para submissão de proposta de mesa redonda e para coordenador de vídeo pôster (24) e coordenador de comunicação oral (24), nas seguintes áreas de conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes.

O prazo de inscrição é até 31 de março, por meio do site: www.coloquiofaetec.com.br

Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

Acesse aqui

Educação: Tem o poder de transformar

O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia" recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.

Veja o video

Citação

"É melhor construir salas de aula para o Menino do que celas e patíbulos para o Homem."
Eliza Cook (12/1818 – 09/1889)

Educadores e Educadoras

Magda Soares

"Para a criança, a complexa aprendizagem da língua escrita deve acompanhar seu desenvolvimento cognitivo, linguístico e mesmo motor, para a manipulação dos instrumentos e suportes da escrita."

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco