Edição V. 12, Ed. 46 - 04/12/2012
Pensando a ética na contemporaneidade
Neste trabalho me proponho a analisar o texto de Pedro Goergen, Educação para a responsabilidade social: pontos de partida para uma nova ética, que tenta vislumbrar outras perspectivas de ética para além do que ele chama de perspectivas do “intervalo pós-moderno”, refletindo a respeito de propostas de ética diferentes que vêm ocorrendo no cenário contemporâneo.
Leia este artigoDia a dia Educação
O Portal Educacional da Secretaria de Educação do Paraná é bastante rico e interessante. Já no primeiro contato, ele convida o leitor a desfrutá-lo de acordo com seu perfil: alunos, educadores, gestores e comunidade.
Leia este artigoCerimônia do Adeus
“Deve ser muito embaraçoso ser ateu e materialista e ainda assim falar português”. Essa talvez seja a mais evidente conclusão a que a gente chega quando lê Adeus a Emmanuel Lévinas.
Leia este artigoEssa Nega Fulô: um olhar sobre a produção literária de Jorge de Lima
Durante muito tempo, a construção do texto literário concedeu primazia a modelos fixos, que deveriam ser seguidos incondicionalmente. Com isso, o ato da construção literária devia seguir à risca padrões composicionais, estilísticos e, sobretudo, temáticos. Essa postura persistiu durante décadas no campo literário, alçando a produção literária a uma perspectiva de reprodução de modelos postos anteriormente.
Leia este artigoNietzsche, o leitor e a vontade de poder
Começo este artigo com uma provocação de Roland Barthes:
Leia este artigoA era da comunicação: novos paradigmas
Durante as últimas décadas, o ensino da língua inglesa sofreu várias mudanças. Métodos foram se sucedendo na busca daquele que se acreditava ser o mais eficaz. Ao longo dos anos, as abordagens pedagógicas sofreram modificações, já que as necessidades das pessoas, assim como seus interesses em relação à aprendizagem de línguas, mudaram. O ensino de língua inglesa teve de se adaptar a mudanças políticas e históricas e, com isso, nasceram e pereceram métodos; outros sofreram adaptações. Atualmente, com a proximidade da Copa do Mundo e das Olimpíadas, aprender Inglês tornou-se uma necessidade, já que o uso da língua inglesa nesses eventos será brevemente real.
Leia este artigoSeção Divulgação Científica
Educação e pandemia
Pandemia e Educação na imprensa
11/02 WhatsApp em sala de aula? Saiba como a ferramenta pode apoiar o ensino
13/12 Lições para promover uma revolução na educação pública brasileira
26/10 Educadora defende a inclusão da aprendizagem colaborativa na formação escolar
Pesquise em nossa biblioteca
Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.
Citação
"É melhor construir salas de aula para o Menino do que celas e patíbulos para o Homem."
Eliza Cook (12/1818 – 09/1889)
Educadores e Educadoras
Célestin Freinet

"A democracia de amanhã se prepara na democracia da escola."