Edição V. 12, Ed. 49 - 18/12/2012
O brincar sob a perspectiva do aluno: como o aluno aprende, e como o brincar e a criatividade participam deste processo.
Edição: Letícia Luiza Durce Argon, Luciane de Araujo Teixeira Martins, Márcia Regina Figueira de Azevedo Bonan, Marli Fernandes Oliveira, Monique Cássia de Assis, Poliana Martinazzo, Rudyard Gonçalves Coutinho, Telma Monceara Acosta Bernardo, Verônica Guilhermina Marques Cabral, Zélia Joaquina da Silva Inhapim
Leia este artigoA educação a distância e o papel da tutoria
Desde os anos 1940 a Educação a Distância faz parte da realidade de milhares de estudantes brasileiros, graças à atuação de escolas como o Instituto Monitor, o Instituto Universal Brasileiro e o Instituto Padre Reus, entre outras. Essas instituições há décadas oferecem cursos profissionalizantes na modalidade por correspondência, muito antes do advento da internet e da popularização da informática. Nos seus primórdios, o ensino a distância tinha nos correios um aliado importante, unindo escola, alunos e professores.
Leia este artigoEducar sempre...
O que acha de começar a aula pela música? Normalmente, a escolha de uma letra de música como recurso para abordar um tema em sala de aula é bem-vinda e dá um ar mais dinâmico, interativo e alegre ao conteúdo programático. Porém, é importante conhecer bem sua turma e tentar agradar a todos os gostos.
Leia este artigoMulheres e meio ambiente: a essência feminina em defesa do planeta
Glória Cristina Cornélio do Nascimento
Leia este artigoMaterial Escolar
João Francisco nasceu com três quilos e meio, 47 centímetros, chorou forte e mamou a noite toda. Mamãe e papai orgulhosos da cria, todos os vovós tentando ver com quem ele se parecia. Na terceira noite, papai sonhou que seu filho ia seguir seus passos e se tornar jornalista. Sonho estranho, em que toda a vida escolar do pimpolho passava rapidamente e cada ano só durava dois dias: o primeiro e o último dias de aula.
Leia este artigoTempo
Com o passar do tempo, achei que as coisas ficariam mais fáceis. Que toda a insegurança e medo iriam, finalmente, ter um fim. Que me sentiria mais confiante nas minhas escolhas e que a vida deixaria de ser um atemorizante ponto de interrogação, um só lado visível da Lua, um grande desafio, um terreno acidentado. Que as situações, de tanto se repetirem, se tornariam experiências já vividas e não trariam nenhuma novidade além daquilo que eu já conhecia. Fui envelhecendo achando que o tempo curaria minhas neuras. Que os livros que eu li dariam conta dos paradoxos e incoerências e que, em algum deles, estaria aquela resposta para aquela pergunta crucial que acabaria com minhas dúvidas. Tive a plena sensação de que, com o avanço da idade, os fantasmas diminuiriam, até que desapareceriam por completo e eu, vencedora de mim, teria num manual algo palpável, definível, objetivo que me levaria a encontrar a peça que falta no meu quebra-cabeça.
Leia este artigoAtenção: Submissão de trabalhos
A revista Educação Pública está aberta para submissão de trabalhos. Algumas normas foram reformuladas. Por favor, leia com atenção antes de enviar seus trabalhos.
É importante ressaltar que daremos prioridade à publicação de artigos e relatos que falem das experiências dos professores com as aulas a distância durante a pandemia e de trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.
Educação e pandemia
Educação: Tem o poder de transformar
O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia"
recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.
Caminho para a liberdade
"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).
Educadores brasileiros
Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."