Edição V. 12, Ed. 49 - 18/12/2012

O brincar sob a perspectiva do aluno: como o aluno aprende, e como o brincar e a criatividade participam deste processo.

Edição: Letícia Luiza Durce Argon, Luciane de Araujo Teixeira Martins, Márcia Regina Figueira de Azevedo Bonan, Marli Fernandes Oliveira, Monique Cássia de Assis, Poliana Martinazzo, Rudyard Gonçalves Coutinho, Telma Monceara Acosta Bernardo, Verônica Guilhermina Marques Cabral, Zélia Joaquina da Silva Inhapim

Leia este artigo

A educação a distância e o papel da tutoria

Desde os anos 1940 a Educação a Distância faz parte da realidade de milhares de estudantes brasileiros, graças à atuação de escolas como o Instituto Monitor, o Instituto Universal Brasileiro e o Instituto Padre Reus, entre outras. Essas instituições há décadas oferecem cursos profissionalizantes na modalidade por correspondência, muito antes do advento da internet e da popularização da informática. Nos seus primórdios, o ensino a distância tinha nos correios um aliado importante, unindo escola, alunos e professores.

Leia este artigo

Educar sempre...

O que acha de começar a aula pela música? Normalmente, a escolha de uma letra de música como recurso para abordar um tema em sala de aula é bem-vinda e dá um ar mais dinâmico, interativo e alegre ao conteúdo programático. Porém, é importante conhecer bem sua turma e tentar agradar a todos os gostos.

Leia este artigo

Material Escolar

João Francisco nasceu com três quilos e meio, 47 centímetros, chorou forte e mamou a noite toda. Mamãe e papai orgulhosos da cria, todos os vovós tentando ver com quem ele se parecia. Na terceira noite, papai sonhou que seu filho ia seguir seus passos e se tornar jornalista. Sonho estranho, em que toda a vida escolar do pimpolho passava rapidamente e cada ano só durava dois dias: o primeiro e o último dias de aula.

Leia este artigo

Tempo

Com o passar do tempo, achei que as coisas ficariam mais fáceis. Que toda a insegurança e medo iriam, finalmente, ter um fim. Que me sentiria mais confiante nas minhas escolhas e que a vida deixaria de ser um atemorizante ponto de interrogação, um só lado visível da Lua, um grande desafio, um terreno acidentado. Que as situações, de tanto se repetirem, se tornariam experiências já vividas e não trariam nenhuma novidade além daquilo que eu já conhecia. Fui envelhecendo achando que o tempo curaria minhas neuras. Que os livros que eu li dariam conta dos paradoxos e incoerências e que, em algum deles, estaria aquela resposta para aquela pergunta crucial que acabaria com minhas dúvidas. Tive a plena sensação de que, com o avanço da idade, os fantasmas diminuiriam, até que desapareceriam por completo e eu, vencedora de mim, teria num manual algo palpável, definível, objetivo que me levaria a encontrar a peça que falta no meu quebra-cabeça.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco