Edição V. 13, Ed. 41 - 29/10/2013

Individualidade e coletivismo na prática docente

Noite passada tive insônia. Dormi cedo, com a televisão ligada, luz acesa... E acordei às três da manhã; estava passando o filme O contador de histórias, brasileiro. Narra um período da vida de Roberto Carlos Ramos, que foi levado pela própria mãe para uma instituição que prometia fazer de crianças médicos, advogados e engenheiros. A instituição era a Febem. Claro que a realidade ali dentro era outra.

Leia este artigo

Conceitos de Filosofia, linguagem e currículos na Grécia Antiga

Filosofia, ou Philos e Sophya, é literalmente uma verve, um ímpeto contínuo que leva à indagação ontológica e filológica. É o interesse, a perscrutação pelo início, pelo arque que tudo rege, pelo princípio racional e inteligível ou mesmo pelo princípio perfeito e ininteligível, desde que seja o ponto de partida que caracteriza o homem como tal e o define neste mundo, seja pela racionalidade dos processos mentais que o situam neste plano sensível, seja pela ilusão de que ele vive, devendo para tal descobrir o mundo perfeito e real, sem ilusões, seja pelos processos e categorias de pensamento que desvendam os métodos cognitivos de apreensão do real sensível ou metafísico, desde que estabeleça uma explicação universalmente válida para determinar o conhecimento verdadeiro e libertador. Esse conhecimento último é alcançado por meio de métodos, rigor na observância, empirismo, conclusões em categorias de análises humanas e, por fim, pela validação das hipóteses que suscitaram um encadeamento de análises mentais e processos práticos de comprovação.

Leia este artigo

Percepção ambiental: uma eminência na Educação Ambiental

Perceber o ambiente é uma das atividades constantes do nosso sistema sensorial, que capta informações do ambiente e alimenta o sistema psíquico, contribuindo, desde a tenra idade, para nossa aprendizagem e para nosso cotidiano, situando-nos no mundo. Além disso, permite que nos relacionemos com todos os constituintes físicos, biológicos, sociais, culturais e tantos outros fatores que nos cercam. Estamos a todo momento interagindo intensamente com os da nossa própria espécie – inter-relações – de forma direta ou indireta, com os “nexos entre subjetividade, intersubjetividade e objetividade” (Carvalho; Steil, 2013, p. 61).

Leia este artigo

Breve itinerário da literatura infantojuvenil de Clarice Lispector

Meu enleio vem de que um tapete é feito de tantos fios que não posso me resignar a seguir um fio só; meu enredamento vem de que uma história é feita de várias histórias. Clarice Lispector, Os Desastres de Sofia. In: Felicidade Clandestina, 1988, p. 100.

Leia este artigo

O direito à educação

Apesar do leilão do campo de Libra, do pré-sal, com suas promessas de bilhões de barris de petróleo, o futuro que estamos construindo não se decide aí. Penso que dos resultados da radiografia do nosso ensino médio, por intermédio do Enem, dá para ver melhor o Brasil de amanhã. Afinal, mais de 5 milhões de adolescentes e jovens, nosso real futuro como sociedade, estão sendo avaliados sobre quanto aprenderam e quanto nós lhes garantimos hoje uma educação de qualidade.

Leia este artigo

A leitura e seus mistérios

A leitura tem muitos mistérios e encantamentos. Em um quarto, em uma sala de aula, em um banco de jardim, em qualquer lugar, ela permite o deslocamento para terras distantes, para épocas passadas ou futuras; possibilita a aquisição de informação e torna companheiros reais personagens inventadas; transmite sonhos, divulga a ciência, possibilita a criatividade; faz o homem mais homem, abrindo espaço, perspectivas, futuros. Quem ensina, quem aprende, o que lê e como lê são questões cruciais para qualquer proposta de Leitura.

Leia este artigo

Ibase

O site do Ibase está de cara nova. Para quem não sabe, o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) é uma organização da sociedade civil fundada em 1981 por, entre outros, o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, e tem como objetivo maior a afirmação de uma cidadania ativa.

Leia este artigo

Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

Acesse aqui

Atenção: Submissão de artigos

Prezados autores, prezadas autoras,
estamos realizando uma atualização de nosso sistema editorial. Por isso, a revista Educação Pública não estará temporariamente recebendo novos trabalhos para publicação. Vale ressaltar que os artigos já recebidos estão em processo de avaliação e, se selecionados, serão publicados.

Quando o sistema voltar a funcionar normalmente - o que esperamos que aconteça muito em breve - retomaremos o processo de submissão de novos trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.

14/10 a 18/12 | Festival do Filme Científico

De 14 de outubro a 18 de dezembro, o Brasil recebe a segunda edição do Science Film Festival, festival de cinema dedicado à promoção da ciência e da educação científica por meio do audiovisual. O tema deste ano é sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) – a seleção de filmes voltados a professores, estudantes e público geral aborda questões que duramente afetam o planeta hoje, como mudanças climáticas, biodiversidade, inovação e tecnologia, energias limpas, entre outras. No Brasil, a mostra traz 14 vídeos de países como Tailândia, Alemanha, Chile e Canadá, todos dublados ou legendados para o português brasileiro, destinados a crianças e adolescentes.

site do evento

17 a 20/11 | XI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História

Educação: Tem o poder de transformar

O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia" recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.

Veja o video

Caminho para a liberdade

"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).

Educadores brasileiros

Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco