Edição V. 14, Ed. 4 - 28/01/2014

Metodologia de ensino da Literatura - Apresentação

Língua Portuguesa e Literatura

Estamos apresentando aqui uma primeira amostra da produção dos professores da rede estadual que integraram a turma pioneira da Especialização em Ensino de Leitura e Produção Textual, curso realizado por uma parceria com a Seeduc e a Fundação Cecierj, devidamente coordenado e certificado pela UFRRJ.

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Metodologia de ensino da Literatura - grito negro: literatura africana na escola pública

Língua Portuguesa e Literatura

O presente trabalho tem como objetivo geral a realização de uma análise da recepção, numa escola pública do Ensino Médio, do poema Grito negro, do autor moçambicano José Craveirinha. Com essa proposta, esperamos lançar uma luz sobre o impacto, em sala de aula, das reformas curriculares e da legislação, que tornou obrigatória a inserção da discussão sobre a cultura africana na própria cultura escolar, que assim recupera e altera a temática da identidade nacional. Realizamos, para isso, uma pesquisa-ação com tratamento qualitativo dos dados coletados, e chegamos a conclusões que confirmam a importância e a eficácia de iniciativas similares.

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Metodologia de ensino da Literatura - Teoria & prática: análise do impacto de uma especialização profissionalizante sobre o ensino de Literatura

Língua Portuguesa e Literatura

A necessidade de intensificar a capacitação e a formação do professor de Língua Portuguesa da rede estadual do RJ impulsionou a criação do curso de Especialização em Ensino de Leitura e Produção Textual, que foi oferecido na modalidade EAD. O presente artigo visa exatamente relatar a experiência dos professores capacitados e dos seus respectivos alunos, respondendo à seguinte indagação: quais foram as contribuições mais notáveis do curso, no sentido de geração de alteração nas práticas de ensino de literatura que já eram utilizadas? Com uma metodologia focada na coleta e análise dos documentos produzidos para e pelo curso, com ênfase na análise das contribuições dos textos-base, buscamos registrar os pontos de impacto mais direto do curso sobre as práticas de ensino da leitura literária: articulação do ensino da literatura com uma abordagem ligada ao estudo dos gêneros textuais; atualização e expansão do corpus literário de análise; refinamento dos recursos para abordagem e condução de atividades criativas ligadas às leituras realizadas.

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Metodologia de ensino da Literatura - entre a historiografia e a intertextualidade na abordagem da Literatura no EM: o Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro

Língua Portuguesa e Literatura

O presente artigo tem como objetivo analisar o ensino de Literatura no Ensino Médio sob a perspectiva do Currículo Mínimo, tomado em sua articulação com Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006) e referencial teórico sobre o ensino de literatura. Observou-se que o documento cumpre o papel de trabalhar a Literatura tendo o texto como foco principal, sem se prender à historiografia e à memorização de escolas literárias e suas respectivas características, mas utilizando-as como uma forma de enriquecimento do trabalho com Literatura. Também observou-se que o Currículo Mínimo privilegia a intertextualidade, o trabalho com gêneros textuais e a produção textual para que o aluno alcance as habilidades e competências propostas, atendendo às recomendações teóricas sobre o tema.

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Metodologia de ensino da Literatura - Leitura na escola: as faces da opressão e do prazer

Língua Portuguesa e Literatura

Este artigo apresenta resultados de pesquisa relacionada a metodologias de leitura de livros de literatura entre alunos do 4º ciclo do Ensino Fundamental em escolas particulares do Rio de Janeiro. Considerou-se, como hipótese da pesquisa, que alguns professores ainda desenvolvem uma pseudoformação de leitores, a qual é fruto de ações alicerçadas em métodos opressores que obrigam o aluno a ler somente para cumprimento de um fazer burocrático da escola. Por outro lado, considerou-se também a hipótese de que existem várias alternativas metodológicas de sucesso para a formação de leitores proficientes, que leem por prazer muito além de qualquer projeto de leitura escolar. Para o desenvolvimento do estudo, realizaram-se pesquisas entre professores e alunos das escolas envolvidas, os quais responderam a questionários cujas perguntas foram direcionadas ao fim proposto, ou seja, descobrir quais metodologias contribuem ou não à formação de leitores. As respostas evidenciaram que a avaliação da leitura, a escolha dos livros de leitura, a destinação de tempo de leitura de tais livros em sala de aula, o compartilhamento de experiências leitoras entre os sujeitos educacionais e o uso adequado de espaços destinados à leitura estão todos diretamente relacionados ao sucesso ou não de qualquer projeto de leitura.

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Metodologia de ensino da Literatura - Pedagogia de Projetos para Ensino de Literatura: um estudo de caso

Língua Portuguesa e Literatura

Este artigo apresenta os resultados obtidos a partir de uma investigação sobre a eficácia e as contribuições da Pedagogia de Projetos para o ensino de Literatura no nível médio. A sua motivação deu-se em razão da necessidade de encontrar abordagens que contribuíssem para promover a aprendizagem dos estudantes, diante da falta de interesse por parte dos alunos no que se refere à aprendizagem da literatura em sala de aula. Nesse contexto, consideramos a pedagogia de projetos como uma resposta possível diante do problema mais amplo do aparente desinteresse dos alunos pela disciplina em questão. Para isso, realizou-se estudo de caso tendo como participantes alunos do terceiro ano do ensino médio de duas escolas do estado do Rio de Janeiro. O estudo foi realizado antes, durante e após o desenvolvimento de um projeto denominado Tributo a Vinicius de Moraes, e nossa análise dos dados foi basicamente qualitativa. Os resultados confirmaram a hipótese levantada a respeito do impacto positivo da pedagogia de para o ensino da literatura.

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