Edição V. 15, Ed. 1 - 13/01/2015
Mais de 1.100 línguas indígenas desapareceram desde o descobrimento
Cidadania e ComportamentoLeia este artigo
As diferenças entre o ensino municipal e estadual do Rio de Janeiro na visão dos alunos
Formação de Professores e Política EducacionalA percepção que alunos têm das características das escolas municipais e estaduais do Rio de Janeiro varia de acordo com condições pessoais, mas sempre pode servir como referência para as melhorias realizadas.
Leia este artigoO educador face à medicalização das dificuldades de aprendizagem
Formação de ProfessoresA medicalização das dificuldades de aprendizagem pode mascarar problemas causados por questões sociais, políticas e econômicas, o que leva à busca por soluções no campo da saúde.
Leia este artigoTempo de educar
Outras Mais EspecíficasTrês instituições têm responsabilidades educacionais: a família, a escola e a igreja – qualquer uma e todas elas. Essas instituições vêm travando uma luta desigual para levar esses valores à frente, pois eles são agredidos cotidianamente.
Leia este artigoCrioulos (pretos ou branqueados) na iconografia nacional dos séculos XVIII/XIX
HistóriaAs artes plásticas no Brasil traduziam a discussão sobre a miscigenação do povo brasileiro, um tema que até hoje provoca discussões acaloradas, incluindo o desejo de branqueamento da população por parte das elites.
Leia este artigoAtenção: Submissão de trabalhos
A revista Educação Pública está aberta para submissão de trabalhos. Algumas normas foram reformuladas. Por favor, leia com atenção antes de enviar seus trabalhos.
É importante ressaltar que daremos prioridade à publicação de artigos e relatos que falem das experiências dos professores com as aulas a distância durante a pandemia e de trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.
Educação e pandemia
Educação: Tem o poder de transformar
O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia"
recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.
Caminho para a liberdade
"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).
Educadores brasileiros
Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."