Edição V. 16, Ed. 4 - 16/02/2016
Elaboração e aplicação de jogo didático com temática ambiental: o aquecimento global como tema transversal no ensino de Termodinâmica
Ecologia e Meio Ambiente, Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaA criação de um jogo de tabuleiro pode contribuir para o estudo de temas de meio ambiente, por motivar os alunos e toda a comunidade escolar, despertando o interesse para assuntos que, de outra forma, não seriam atraentes.
Leia este artigoSonho de professor
Outras Mais EspecíficasUma aula inesperada na beira da praia, para um grupo surpreendente, aborda um assunto cotidiano e deságua na expectativa do encontro seguinte, no mesmo local.
Leia este artigoEducação em Direitos Humanos: uma base para minimizar a violência na escola
Formação de ProfessoresA Educação em Direitos Humanos objetiva assegurar a dignidade da pessoa humana, o respeito às diferentes culturas, a tolerância entre os diferentes e a solidariedade entre os iguais, liberdade com autonomia e justiça social.
Leia este artigoA Química da Copa: trabalhando conceitos do ensino de Química à luz do tema gerador Copa do Mundo
QuímicaUtilizando conhecimentos de Química – especialmente a tabela periódica – alunos do Ensino Fundamental estudam objetos característicos e equipamentos empregados nos jogos da Copa do Mundo, contextualizando a aprendizagem de Ciências.
Leia este artigoBasquetebol na escola: percepções femininas
Educação FísicaUma pesquisa avalia o interesse e a disposição de alunas de uma escola particular do Ensino Fundamental para participar de atividades de Educação Física praticando basquetebol.
Leia este artigoAtenção: Submissão de trabalhos
A revista Educação Pública está aberta para submissão de trabalhos. Algumas normas foram reformuladas. Por favor, leia com atenção antes de enviar seus trabalhos.
É importante ressaltar que daremos prioridade à publicação de artigos e relatos que falem das experiências dos professores com as aulas a distância durante a pandemia e de trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.
Educação e pandemia
Educação: Tem o poder de transformar
O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia"
recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.
Caminho para a liberdade
"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).
Educadores brasileiros
Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."