Edição V. 21, Ed. 42 - 23/11/2021

Resenha do artigo “A aquisição da escrita: teoria, reflexão e aplicação”

Educação Infantil, Formação de Professores e Língua Portuguesa e Literatura

No artigo, Vânia Cristina Casseb-Galvão trata da aquisição da linguagem escrita por uma perspectiva que considera a trilogia “teoria, reflexão e aplicação” inerente ao processo ensino-aprendizagem da língua escrita, tanto no que se refere às práticas do alfabetizando quanto no que diz respeito às do alfabetizador. A relevância desse texto reside não somente na consideração sobre o processo que ocorre no aluno para aquisição da escrita, mas também sobre a imprescindível ocorrência desse processo no professor para que leve o estudante à efetivação de tal aquisição.

Leia este artigo

O enfoque da memória e identidade no ensino de História

Antropologia, História, História da Educação e Vivências de Sala de Aula

Face às aprendizagens encontradas no âmbito da sala de aula, ao perceber a disciplina História como construtora de cidadãos e estudantes como participantes da construção da História, este trabalho analisa a importância do desenvolvimento da disciplina, fazendo uso da experiência cotidiana, memória e identidade, observando como o professor atua na aplicabilidade dos conceitos estudados e o desenvolvimento no seu ambiente de trabalho. O objetivo da pesquisa é compreender a memória, a identidade e o ensino na disciplina de História, pesquisando fontes documentais e entrevistas semiestruturadas.

Leia este artigo

A utilização de jogos como ferramenta auxiliar no ensino da Matemática

Matemática e Vivências de Sala de Aula

A utilização de jogos pedagógicos é um recurso importante para que as aulas de Matemática sejam mais dinâmicas e atrativas. O trabalho tem como objetivo geral apresentar o emprego de jogos como ferramenta auxiliar no ensino da Matemática. O tipo de pesquisa utilizada foi a exploratória, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, a técnica de coleta de dados foi a documentação indireta; a análise dos dados e informações foi qualitativa. Foram abordados os desafios no ensino da Matemática, a abordagem de jogos como recursos didáticos e alguns exemplos de jogos que podem ser utilizados.

Leia este artigo

O ensino-aprendizagem de escrita por meio do gênero discursivo crônica: análise de textos de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental

Língua Portuguesa e Literatura

A crônica é um gênero discursivo bastante utilizado nas aulas de Língua Portuguesa por ser mais curta e por ter caráter humorístico e crítico. Esse gênero materializa discursos sociais e ideologias dos mais variados campos da atividade humana. Reconhecendo esses aspectos, selecionamos a crônica “Piscina”, de Fernando Sabino, para trabalhar com uma turma dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Selecionamos esse texto porque trata de um contexto desfavorecido economicamente e negligenciado pelas classes dominantes, a favela, e reproduz ideologias sobre as condições socioeconômicas das pessoas que vivem nesse ambiente.

Leia este artigo

Ensino de Geografia e Educação Ambiental crítica: aportes para a (re)construção do conceito de natureza em sala de aula

Geografia

De que maneira a representação e noção predominante de natureza tem sido evocada por professoras e professores da Educação Básica no processo de mediação do ensino-aprendizagem? A (re)construção do conceito de natureza a partir da Geografia escolar consiste no objeto de estudo deste artigo, que busca realizar um diálogo com a Educação Ambiental crítica para extrair aportes que contribuam para a compreensão da relação sociedade-natureza superando a concepção dualista, responsável pela disjunção que se perpetua, inclusive no interior da Geografia, desfavorecendo a construção de objetos do conhecimento híbridos.

Leia este artigo

As concepções de linguagem e seu impacto no ensino de Ciências

Comunicação

Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica acerca das concepções de linguagem e seu impacto na prática docente em Ciências. Todas as ações humanas são baseadas em concepções, e isso não é diferente quando se fala sobre o ensino de Ciências. O modo como a língua é tratada nas aulas de Ciências pode estar diretamente ligado à concepção de linguagem que norteia, consciente ou inconscientemente, o trabalho do professor. O artigo apresenta uma revisão bibliográfica que tem como objetivo investigar a concepção de língua adotada pelos professores e o seu impacto na prática de sala de aula.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco