Edição V. 21, Ed. 43 - 30/11/2021

Equidade de gênero e educação Química: uma sequência didática para o ensino de estequiometria

Química, Sociologia, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Cidadania e Comportamento

Frente ao cenário pandêmico que atingiu o ensino de Química, já tão fragilizado por diversas demandas, propomos uma sequência didática interdisciplinar e sensível ao gênero para ensinar estequiometria utilizando como plano de fundo a covid-19. A escolha por essas temáticas não foi realizada ao acaso; selecionamos um conteúdo – estequiometria –, que é conhecido por ser de difícil aprendizagem, para propor um momento interdisciplinar que considere as questões de gênero. Além disso, partimos do pressuposto de que o ensino tradicional prejudica a aprendizagem e o interesse em Química de todas/os estudantes, sobretudo meninas. Enfatizamos que não se trata de uma receita, mas sim de uma possibilidade de estratégia de ensino.

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A dança como elemento facilitador na Educação Física escolar para crianças com síndrome de Down

Saúde, Educação Especial e Inclusiva, Dança e Educação Física

Esta pesquisa tem por objetivo analisar as possibilidades positivas de desenvolvimento corporal, cognitivo, social e afetivo através da dança, especialmente para as crianças com síndrome de Down. Pela fundamentação teórica foi possível refletir e encaminhar o trabalho para as respostas possíveis ou esperadas. Esta pesquisa preocupa-se em apontar conhecimentos científicos sobre a síndrome de Down, as características comuns e o tratamento; é abordada também a inclusão das crianças com síndrome de Down na rede regular de ensino, pois cada vez mais aumenta a presença de portadores de necessidades especiais nas escolas regulares, as políticas educacionais estão empenhadas em promover a socialização dessas crianças.

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O uso de ferramentas digitais no ensino remoto

Matemática, História, Vivências de Sala de Aula, Língua Estrangeira e Língua Portuguesa e Literatura

O artigo aborda a pandemia de covid-19 no Brasil, a educação, ressaltando as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) que têm sido incorporadas às práticas docentes como meio de propiciar uma aprendizagem mais significativa, com o objetivo de ajudar os professores na implementação de metodologias ativas, alinhando o processo de ensino-aprendizagem e despertar maior interesse e engajamento dos alunos em todas as etapas da Educação Básica. Tais competências só serão alcançadas em sua plenitude se as habilidades forem trabalhadas por todos os componentes curriculares.

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Desenvolvimento de recurso tátil no ensino da Matemática Financeira para alunos com deficiência visual

Matemática, Educação Especial e Inclusiva e Vivências de Sala de Aula

A educação de qualidade para pessoas com necessidades educacionais específicas ainda é um grande desafio para a sociedade brasileira, tendo em vista que as escolas enfrentam muitas adversidades para a inclusão efetiva desses discentes. Em função da importância de recursos didáticos adaptados para alunos cegos, este estudo tem como objetivo apresentar uma ferramenta tátil de baixo custo que foi desenvolvida pela pesquisadora no processo de ensino-aprendizagem da Matemática Financeira para um discente com deficiência visual. Constatou-se a importância do diálogo entre professor-aluno para a promoção da aprendizagem significativa desses discentes.

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Verdade ou mentira? O papel do conhecimento científico em um contexto interdisciplinar

Vivências de Sala de Aula

O presente relato de experiência apresenta trabalho junto a educandos do 8° ano de uma escola pública de Minas Gerais para tratar dos conhecimentos básicos para o reconhecimento de informações divulgadas nos meios midiáticos. A atividade interdisciplinar foi desenvolvida em quatro aulas, envolvendo conteúdos de Língua Portuguesa e Ciências com foco na pandemia da covid-19. Os resultados contribuíram para o desenvolvimento de habilidades de cultura digital e promoveram uma reflexão acerca das causas e consequências na propagação de fake news.

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Modelo de Alfabetização Contextualizado - as cinco bases

Vivências de Sala de Aula

Este trabalho foi realizado com crianças em idade de alfabetização e com crianças com idade inferior, com as quais se experimentou o Modelo de Alfabetização Contextualizado, em um tempo recorde, no qual as vogais são os grandes suportes do processo, o que permite que seja aplicado de forma rápida, prática, divertida e muito simples; os resultados são mostrados com a exibição de tabelas, por meio das quais se chegou à média de aulas necessárias para que a aprendizagem acontecesse e o aluno estivesse pronto para a alfabetização ortográfica. Com isso, o modelo torna-se um aliado à alfabetização, podendo ser aplicado nas escolas.

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Até 13/12 | Mestrado Profissional em Educação, Gestão e Difusão em Biociências

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19/10/22 Brasil pode conquistar prêmio de melhor escola do mundo

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11/02/22 WhatsApp em sala de aula? Saiba como a ferramenta pode apoiar o ensino

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13/12/21 Lições para promover uma revolução na educação pública brasileira

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26/10/21 Educadora defende a inclusão da aprendizagem colaborativa na formação escolar

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"É melhor construir salas de aula para o Menino do que celas e patíbulos para o Homem."
Eliza Cook (12/1818 – 09/1889)

Educadores e Educadoras

Célestin Freinet

"A democracia de amanhã se prepara na democracia da escola."

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