Edição V. 22, Ed. 12 - 05/04/2022

Bullying em ambiente escolar e suas implicações na aprendizagem discente

Instituição Escola

No ambiente escolar, o bullying é a realidade de inúmeras crianças e adolescentes durante as aulas, as atividades recreativas e trabalhos em grupo. Este estudo trata do bullying na escola e suas implicações na aprendizagem. É notório que os problemas que ocorrem na escola podem trazer fatores que interferem tanto no trabalho pedagógico do professor como na aprendizagem do aluno. O bullying pode fazer com que alunos agredidos apresentem baixo desempenho durante as atividades propostas pelo professor. Muitos deles podem ainda não interagir com colegas e apresentar transtornos psicológicos e alimentares. Isso gerará desgosto pela escola e contribuirá para a evasão escolar.

Leia este artigo

O processo de adaptação da criança na Educação Infantil: a importância do acolhimento

Educação Infantil

Este artigo buscou discutir de forma relevante a adaptação da criança na creche e como o acolhimento é importante nesse processo, pois trata-se de uma fase difícil não só para a criança, mas para todos os envolvidos na etapa. Com as bases teóricas de alguns autores como Reda e Ujiie, Balaban e Ortiz, entre outros, foi possível conceituar a adaptação e os desafios enfrentados pelas crianças. Por meio da pesquisa de campo realizada com dois questionários distintos e aplicados online a professores e familiares dos alunos da Creche Escola Parque Guarus, em Campos dos Goytacazes/RJ, fez-se um estudo investigativo sobre a temática que envolve a criança no contexto da Educação Infantil.

Leia este artigo

Ensino de língua materna: uma reflexão metalinguística

Língua Portuguesa e Literatura e Política Educacional

Professores de Língua Portuguesa têm sofrido, desde há muito, com críticas acerca das dificuldades e fracassos escolares no âmbito da leitura e produção de texto. Tais problemas são creditados, quase impiedosamente, na conta dos mestres encarregados pelo ensino de língua. As críticas, na maioria das vezes, são embasadas no fato de os profissionais ensinarem, no decorrer das aulas, as regras da gramática normativa. Por outro lado, os professores se encontram repletos de dúvidas a respeito da correção, ou não, de suas práticas pedagógicas. Sendo assim, este artigo tem o objetivo de discutir a relação entre o ensino de gramática nas aulas de Língua Portuguesa e o fracasso apresentado pelos alunos em relação à leitura e à produção e interpretação de textos.

Leia este artigo

O uso da língua de sinais pelos pais: uma abordagem para aprendizagem do aluno surdo

Educação Especial e Inclusiva

O presente artigo analisa o papel dos pais na educação dos alunos surdos, investigando se o fato de eles possuírem fluência em língua de sinais traz benefícios na vida escolar dos filhos surdos. A temática abordada teve suporte teórico com os estudos de Gesser, Quadros e Strobel, dentre outros. Como procedimento metodológico, optou-se pela abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada numa escola estadual na cidade de Petrolina/PE e contou com a participação de pais de alunos, alunos surdos e intérpretes de língua de sinais, totalizando dez participantes. Esta investigação demonstra a importância da participação dos pais fluentes em língua de sinais e sua influência na aprendizagem dos seus filhos surdos.

Leia este artigo

Oficinas virtuais dialógicas de narrativas literárias: possibilidades metodológicas em ensino nos tempos de pandemia

Saúde, Formação de Professores e Educação Artística

O presente artigo relata a experiência da oficina dialógica de narrativas literárias (ODNL), realizada de forma virtual no contexto da pandemia da covid-19 com alunos da pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde da Fiocruz. O grupo foi composto por estudantes de mestrado e doutorado, em sua maioria professores do ensino básico. A partir da abordagem CienciArte e da Pesquisa Baseada em Artes, foi explorado o potencial das artes, especialmente das narrativas literárias, como forma de educar, ensinar e promover criatividade, bem-estar e qualidade de vida aos participantes.

Leia este artigo

Química e Educação em Direitos humanos: questões étnico-raciais, História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no ensino de Química

Química e Política Educacional

Falar da escola é falar do lugar onde se vivem experiências inesquecíveis, as quais levamos para a vida inteira. É na sala de aula que entendemos tudo que acontece no mundo exterior à escola e usar esse lugar para levantar questões sociais é uma tarefa desafiadora. O objetivo deste trabalho foi analisar, por meio de uma coletânea de artigos e fundamentos teóricos, como a Educação em Direitos Humanos, com enfoque nas questões étnico-raciais no ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e o Ensino de Química estão entrelaçados. Foi verificado, também, como esse entrelaçamento interfere na educação e na formação dos futuros docentes.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

16/08/24 Sucesso nos rankings de educação

Leia aqui


06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem

Leia aqui


29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Conversa Sobre Educação

A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.

Veja aqui

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco