Edição V. 22, Ed. 12 - 05/04/2022
Bullying em ambiente escolar e suas implicações na aprendizagem discente
Instituição EscolaNo ambiente escolar, o bullying é a realidade de inúmeras crianças e adolescentes durante as aulas, as atividades recreativas e trabalhos em grupo. Este estudo trata do bullying na escola e suas implicações na aprendizagem. É notório que os problemas que ocorrem na escola podem trazer fatores que interferem tanto no trabalho pedagógico do professor como na aprendizagem do aluno. O bullying pode fazer com que alunos agredidos apresentem baixo desempenho durante as atividades propostas pelo professor. Muitos deles podem ainda não interagir com colegas e apresentar transtornos psicológicos e alimentares. Isso gerará desgosto pela escola e contribuirá para a evasão escolar.
Leia este artigoO processo de adaptação da criança na Educação Infantil: a importância do acolhimento
Educação InfantilEste artigo buscou discutir de forma relevante a adaptação da criança na creche e como o acolhimento é importante nesse processo, pois trata-se de uma fase difícil não só para a criança, mas para todos os envolvidos na etapa. Com as bases teóricas de alguns autores como Reda e Ujiie, Balaban e Ortiz, entre outros, foi possível conceituar a adaptação e os desafios enfrentados pelas crianças. Por meio da pesquisa de campo realizada com dois questionários distintos e aplicados online a professores e familiares dos alunos da Creche Escola Parque Guarus, em Campos dos Goytacazes/RJ, fez-se um estudo investigativo sobre a temática que envolve a criança no contexto da Educação Infantil.
Leia este artigoEnsino de língua materna: uma reflexão metalinguística
Língua Portuguesa e Literatura e Política EducacionalProfessores de Língua Portuguesa têm sofrido, desde há muito, com críticas acerca das dificuldades e fracassos escolares no âmbito da leitura e produção de texto. Tais problemas são creditados, quase impiedosamente, na conta dos mestres encarregados pelo ensino de língua. As críticas, na maioria das vezes, são embasadas no fato de os profissionais ensinarem, no decorrer das aulas, as regras da gramática normativa. Por outro lado, os professores se encontram repletos de dúvidas a respeito da correção, ou não, de suas práticas pedagógicas. Sendo assim, este artigo tem o objetivo de discutir a relação entre o ensino de gramática nas aulas de Língua Portuguesa e o fracasso apresentado pelos alunos em relação à leitura e à produção e interpretação de textos.
Leia este artigoO uso da língua de sinais pelos pais: uma abordagem para aprendizagem do aluno surdo
Educação Especial e InclusivaO presente artigo analisa o papel dos pais na educação dos alunos surdos, investigando se o fato de eles possuírem fluência em língua de sinais traz benefícios na vida escolar dos filhos surdos. A temática abordada teve suporte teórico com os estudos de Gesser, Quadros e Strobel, dentre outros. Como procedimento metodológico, optou-se pela abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada numa escola estadual na cidade de Petrolina/PE e contou com a participação de pais de alunos, alunos surdos e intérpretes de língua de sinais, totalizando dez participantes. Esta investigação demonstra a importância da participação dos pais fluentes em língua de sinais e sua influência na aprendizagem dos seus filhos surdos.
Leia este artigoOficinas virtuais dialógicas de narrativas literárias: possibilidades metodológicas em ensino nos tempos de pandemia
Saúde, Formação de Professores e Educação ArtísticaO presente artigo relata a experiência da oficina dialógica de narrativas literárias (ODNL), realizada de forma virtual no contexto da pandemia da covid-19 com alunos da pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde da Fiocruz. O grupo foi composto por estudantes de mestrado e doutorado, em sua maioria professores do ensino básico. A partir da abordagem CienciArte e da Pesquisa Baseada em Artes, foi explorado o potencial das artes, especialmente das narrativas literárias, como forma de educar, ensinar e promover criatividade, bem-estar e qualidade de vida aos participantes.
Leia este artigoQuímica e Educação em Direitos humanos: questões étnico-raciais, História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no ensino de Química
Química e Política EducacionalFalar da escola é falar do lugar onde se vivem experiências inesquecíveis, as quais levamos para a vida inteira. É na sala de aula que entendemos tudo que acontece no mundo exterior à escola e usar esse lugar para levantar questões sociais é uma tarefa desafiadora. O objetivo deste trabalho foi analisar, por meio de uma coletânea de artigos e fundamentos teóricos, como a Educação em Direitos Humanos, com enfoque nas questões étnico-raciais no ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e o Ensino de Química estão entrelaçados. Foi verificado, também, como esse entrelaçamento interfere na educação e na formação dos futuros docentes.
Leia este artigoPesquise em nossa biblioteca
Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.
Novidades por e-mail
Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!
Clique aquiArtigos mais lidos no último mês
Educação na imprensa
16/08/24 Sucesso nos rankings de educação
06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem
29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos
29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?
05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças
30/05/23 Sobre o brincar…
15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História
03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?
X da revista
Seção Divulgação Científica
Conversa Sobre Educação
A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.
Veja aqui